Quando o termómetro se afunda
- Dedicar uma atenção muito especial ao equipamento. Correr sentindo (algum) frio durante a fase de aquecimento é típico dos meses mais frios do ano. Mas é preciso saber proteger o corpo. Começando pelas extremidades. Usar um gorro e luvas para proteger o corpo (se estiver muito frio), a garganta e parte inferior do rosto com uma faixa de pescoço. Tenha em mente que é preferível usar várias camadas de vestuário fino e respirável (mas que isole do frio) do que uma única peça, como um casaco de penas.
- Equipar-se corretamente. O aquecimento é um passo obrigatório nos treinos com tempo frio. Será inteligente realizar esta fase dentro de casa (seja num ginásio, numa passadeira ou bicicleta estática ou em casa, saltando à corda) para aumentar a temperatura do corpo e prepará-lo para o exercício. Inicie a corrida assim que sair, a fim de beneficiar plenamente deste aquecimento.
- Adaptar o seu treino ao frio. Durante o inverno, o praticante de corrida procura principalmente manter as suas capacidades de endurance. Não para evoluir. Quanto mais não seja por esta razão, é prudente limitar ao máximo os esforços de modo fracionado. E não esquecer que a opção da passadeira de corrida é válida quando as temperaturas atingem valores negativos.