PREPARAR AS SUAS SAÍDAS DE BICICLETA

A fim de evitar pequenas avarias e usufruir o mais possível do seu passeio em família ou entre amigos, é necessário efetuar algumas verificações antes de partir.

PREPARAR AS SUAS SAÍDAS DE BICICLETA

Quanto mais cuidado tiver com a bicicleta, maior será a sua vida útil. 
Por conseguinte, impõe-se uma manutenção regular da bicicleta. Antes de cada saída em bicicleta, eis alguns pontos de controlo indispensáveis.

PNEUS, rodas E direção

OS PNEUS:
Se a sua bicicleta já estiver há algum tempo parada na garagem, verifique a pressão dos pneus e o respetivo grau de desgaste.
Se tiver andado de bicicleta recentemente, verifique se existe algum objeto cortante incrustado nos pneus, pois nesse caso poderão ficar vazios rapidamente.
Além disso, siga todos os conselhos da B’TWIN para adotar a melhor pressão para os seus pneus.

AS RODAS:
Faça girar as rodas para verificar se estão alinhadas e se não tocam nos calços de travão.

A DIREÇÃO:
Uma verificação rápida pode ser efetuada bloqueando a roda entre as suas pernas. 
O guiador não deve girar, devendo ficar perpendicular ao eixo da bicicleta.

TRAVÕES, LUBRIFICAÇÃO, FIXAÇÕES

OS TRAVÕES:
Verifique o estado dos calços, nomeadamente a espessura (cerca de 5 mm) e o grau de desgaste. 
Certifique-se de que ficam apoiados perfeitamente sobre a jante, mas não sobre o pneu. 
Controle rapidamente o estado dos cabos (para deteção de fissuras e ferrugem).

A LUBRIFICAÇÃO:
Certifique-se de que a corrente não enferrujou após o último passeio de bicicleta. 
A fim de prevenir este risco, seque-a após cada saída de bicicleta sob chuva. 
Certifique-se de que a parte inferior não pende, pois nesse caso será sinal de mau funcionamento do elástico de carga, que estará provavelmente gripado ou enferrujado.

AS FIXAÇÕES:
Efetue um controlo rápido, nomeadamente das fixações das rodas e do selim.

DESVIADOR, ILUMINAÇÃO, AVISO SONORO

O DESVIADOR: 
Verifique se os desviadores dianteiro e traseiro estão limpos e adequadamente ajustados. 
Ao elevar a bicicleta, a mudança de velocidade deve ser efetuada corretamente. 
Se estiver mal regulado, pode provocar quedas.

A ILUMINAÇÃO: 
Controle o bom funcionamento das luzes dianteira e traseira.

O AVISO SONORO:
É obrigatório.

Por fim, assegure-se de que as fixações do porta-criança ou do reboque/atrelado para criança estão bem presas. Estas verificações rápidas contribuem para garantir a sua segurança na estrada ou em caminhos quando sair para andar de bicicleta.

QUE MATERIAL DEVO LEVAR PARA O MEU PASSEIO DE BICICLETA?

Apesar de todas as precauções tomadas antes da partida, podem ocorrer pequenos incidentes. Nada de pânico, propomos de seguida uma lista de acessórios e de peças que devem acompanhá-lo em todas as deslocações.

Para começar, não saia sem uma bomba manual. Deve estar presente nas bicicletas de cada membro da família. Discreta e leve, permitir-lhe-á encher rapidamente os pneus, se necessário.

Leve também consigo uma câmara-de-ar. Caso a tenha reparado recentemente após um furo no seu último passeio de bicicleta, esta é mais uma razão para não se esquecer. A B’TWIN oferece câmaras-de-ar fáceis de transportar e adaptadas a cada tamanho de roda.

Os bidons e mochilas de hidratação serão igualmente indispensáveis qualquer que seja a natureza da sua saída em bicicleta. Equipe também a bicicleta dos seus filhos com um porta-bidon e um bidon.

preparar as suas saídas de bicicleta
preparar as suas saídas de bicicleta

A PRÁTICA

Por fim, é importante relembrar alguns conselhos de segurança antes de se fazer à estrada. Nas deslocações regulares, para o trabalho ou para a escola, ou durante os passeios familiares, as regras são as mesmas e a prudência impõe-se.

Tanto de dia como de noite, deve ser visível para os outros utilizadores da estrada. É por esse motivo que recomendamos equipar a sua bicicleta e a dos seus filhos com refletores de rodas ou válvulas de rodas. Além das luzes dianteira e traseira obrigatórias, os refletores aumentam a sua visibilidade e alertam os automobilistas para a sua presença. Pode também equipar-se com coletes refletores e multiplicar os acessórios do mesmo tipo (braçadeiras, campainhas refletoras, capas fluorescentes para as mochilas, etc.).

Não se esqueça do capacete para garantir a sua segurança durante os seus passeios de bicicleta. O capacete protegê-lo-á a si e às crianças em caso de queda. Para manter a sua eficácia máxima, troque-o sempre que o capacete sofrer qualquer impacto e de quatro em quatro anos. Deve igualmente ser adaptado em função da sua utilização (passeio em estrada ou BTT freeride, por exemplo).

É também primordial respeitar as regras do Código de Estrada, a fim de manter a sua segurança e a dos outros utilizadores. Além disso, opte por vestuário respirável para um maior conforto térmico. Camisolas que permitem eliminar a transpiração durante o tempo quente ou peças de vestuário impermeável durante o tempo frio: o objetivo é manter o conforto de todos durante os passeios de bicicleta. Caso contrário, o prazer de pedalar será menor e o passeio encurtado.

PREPARAR AS SUAS SAÍDAS DE BICICLETA

HERVÉ

ESPECIALISTA EM BICICLETAS B'TWIN

A fim de usufruir do passeio em bicicleta, planeie um percurso adaptado a todos! Meteorologia, itinerário, tipo de estrada, nível de dificuldade, distâncias, desníveis, etc.

Planeie antecipadamente o passeio em função do seu nível de experiência e o dos seus filhos, bem como em função do tipo de passeio que pretende fazer (trilhos ou caminhos íngremes). Um mapa e/ou um GPS serão igualmente úteis.

Por último, faça pausas culturais ou turísticas, por forma a associar o útil ao agradável para usufruto de pequenos e graúdos!

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE BICICLETAS