PRATICAR PATINS NA CIDADE: INSTRUÇÕES

Praticar patins na cidade: instruções

Está farto que lhe roubem a sua bicicleta pela terceira vez este mês? Tem falta de espaço no seu apartamento? Aprecia andar de patins e não sabe viver sem eles? Seja qual for a motivação para calçar os seus patins para todas as deslocações urbanas, e mesmo que a cidade seja um jogo fabuloso, eis um guia com alguns conselhos a respeitar.

Equipamento: bom e adequado

Nunca saia de casa com rolamentos sem aderência ou qualquer outro problema técnico. Verifique o bom estado dos seus patins e o desgaste das rodas e dos travões. Ao calçá-los, assegure-se da sua boa fixação… e do seu bom apoio. Considere também as proteções! Embora este desporto não seja necessariamente mais perigoso que outros, as quedas podem ser particularmente dolorosas. Assim, aconselha-se o uso de capacete. E se não se sentir muito confiante, use joelheiras, cotoveleiras e proteções de pulso.

No que toca ao estilo, vista roupa que o torne visível aos outros utentes da estrada. Para deslocações de noite, utilize uma peça de vestuário brilhante e retrorrefletora…

Nota final: leve uma mochila com outro par de sapatos. Se descalçar os patins, as suas meias não lhe agradecerão!

andar de patins na cidade

Lado prático: comportamento e cuidados na prática de patins

Quer ande de patins para ir para o trabalho, dar uma volta na cidade ou relaxar, terá de ter um determinado grau de comportamento antes de andar nos passeios. Na realidade, a prática em ambiente urbano com uma série de outros utentes (peões, animais, carrinhos de criança, scooters, automóveis, autocarros, skates, trotinetes, etc.), é bastante diferente da prática em pavilhão ou skatepark. Há que ter cuidado ao andar em passeios muito estreitos, em ruas com muito movimento, em saídas de garagens, por portas desengonçadas… Para o seu conforto, opte por andar em determinadas vias em detrimento de outras. Se quiser proteger as suas coxas e costas, não ande, por exemplo, em ruas empedradas. Para proteger também os seus patins, evite pisos arenosos, de terra batida ou vias com gravilha. E tenha cuidado ao passar em locais eventualmente muito escorregadios: tampas de esgoto, passagens de peões molhadas…

Civismo: 8 rodas não dispensam um sorriso  

Poderá parecer óbvio, mas não está sozinho(a) na estrada e, sobretudo, na cidade. Estar bem equipado(a) e patinar como um campeão (ou campeã) não basta! Recorde-se que, legalmente, o praticante de patins é equivalente a um peão. Logo, é obrigado a circular apenas nos passeios e obedecer às regras de circulação. Assim, se partilhar o mesmo espaço, não se esqueça que anda a cerca de 15 km/h, ou seja, três vezes mais rápido que um peão. Para não ser um perigo para o público, terá de tomar as devidas precauções. Assinale qualquer mudança de direção ou de velocidade, ultrapasse, de preferência, pela esquerda, controle a sua velocidade e saiba travar corretamente.

Pormenor adicional: seja cordial e agradável!

COM O EQUIPAMENTO ADEQUADO, UM BOM CONFORTO E UMA PITADA DE CIVISMO, PODERÁ ANDAR DE PATINS NA CIDADE COM A MAIOR FLEXIBILIDADE POSSÍVEL.

Estas dicas podem ser do seu interesse

Os 10 benefícios principais da prática de patins descathlon

Os 10 benefícios principais da prática de patins

Aliando o prazer da sensação de deslize e o trabalho muscular ou, ainda, o equilíbrio, a prática de patins é uma disciplina que seduzirá os mais reticentes. Conhece os seus benefícios em 10 tópicos.

cc capacete para patins

Como escolher o capacete para patins/skate/trotinetes

Vê os nossos conselhos para a escolha do capacete para patins/skate/trotinetes.

criança a andar de trotinete com capacete decathlon

Proteção total: como proteger corretamente a cabeça?

A proteção é essencial para quem anda de skate, patins ou trotinete! Descobre os nossos conselhos para garantir a máxima proteção da cabeça.