Posso andar de bicicleta durante a gravidez?

Sem suspense, SIM!
 Descobre as nossas recomendações e usufrui ao máximo da prática de ciclismo durante o período em que estás grávida!

mulher gravida a andar de bicicleta

"Quanto tempo se pode andar de bicicleta enquanto se está grávida?"
Bem, isso depende... estamos a falar de que tipo de bicicleta? Abaixo todas as respostas para as dúvidas sobre a prática de desporto durante a gravidez!

Ainda posso andar de bicicleta durante a gravidez?

Como é de esperar, a resposta está cheia de ponderações e é necessário ter vários fatores em consideração antes de arriscar a prática desportiva, sem controlo e recomendações.
Quer seja uma bicicleta de estrada ou uma bicicleta de cidade, o ciclismo tem uma vantagem: é um desporto apoiado, o que significa que não sofre o mesmo impacto que a corrida, por exemplo, pode envolver. Esta falta de impacto é uma grande vantagem durante a gravidez!

andar de bicicleta na gravidez

E praticar btt durante a gravidez?

Bem, se estamos a falar de ciclismo de montanha, as coisas complicam-se um pouco mais!
Sim, é um desporto que pode ser praticado mesmo quando se está grávida, mas é necessário ter muito cuidado, pois os riscos estão presentes! Buracos surpresa, trilhos em mau estado, sustos...entre outros fatores que aumentam o risco de acidente associado.

Os benefícios de andar de bicicleta durante a gravidez

Primeiro, purifica a mente!

Este argumento, só por si, deveria ser suficiente, no entanto...há muitos outros!

- Alivia pernas pesadas;

- Fortalece os músculos.
E o que não se pensa é que pernas que permanecem fortes e exercitadas, podem ser uma grande ajuda no dia do parto! 

- Prepara para o dia do parto
Sim, nas aulas de preparação para o parto recomendam que te mantenhas de pé o máximo de tempo possível durante o parto. E para caminhar, ou pelo menos permanecer ativa. Nesse dia, vais ficar feliz por ver que ainda tens alguns músculos a trabalhar graças ao exercício que fizeste durante o período de gravidez.

- Obriga-te a ficares mais ativa
O alongamento é essencial durante a gravidez. Mas sejamos honestos, nem sempre pensamos nisso... Portanto, se criarmos uma rotina "ciclismo = alongamento depois", criamos uma rotina benéfica para o nosso corpo.
Esta rotina pode tirar a tensão de uma série de músculos que estão sob grande tensão com as mudanças físicas da gravidez.

andar de bicicleta gravida

Que desporto fazer quando se está grávida? quando parar o desporto durante a gravidez?

Grávida, Pré-Mamã, Futura-Mãe... é difícil continuar com o ritmo de desportos como antigamente. É normal a resistência falhar, ir diminuindo a flexibilidade, surgir algum mau estar e o aumento de peso ser uma dificuldade.

Independentemente do desporto que continuares a praticar, mais importante é teres um equipamento que se adapte ao teu corpo e ajuda a que te sintas confortável a praticar desporto enquanto estás grávida.

dossier sport et grossesse

Saber mais sobre a prática de desporto durante a gravidez...