3/ O gravel: uma modalidade à parte?
Muitas vezes associada a uma bicicleta de estrada com pneus largos, a uma cyclocross ou a uma BTT com pneus mais finos, em que é que a bicicleta de gravel se diferencia verdadeiramente das suas congéneres?
1. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BTT?
A bicicleta BTT é concebida para pedalar na mata, na montanha, em caminhos escarpados ou pequenos trilhos. É portanto uma bicicleta que oferece manobrabilidade e estabilidade em terrenos muito acidentados, com um guiador plano e pneus muito largos para uma boa aderência aos pisos de gravilha, quer a subir, quer a descer. É também equipada com suspensões que amortecem os impactos.
Em contrapartida, a bicicleta de gravel possui uma geometria mais próxima da bicicleta de estrada, sendo a postura mais aerodinâmica para permitir ganhar velocidade. Não possui suspensão e os pneus são menos largos do que os da BTT, contudo circulam tão bem por caminhos de gravilha como por estradas asfaltadas. Por fim, a bicicleta de gravel possui geralmente travões de disco para uma travagem excelente em todo o tipo de terreno, incluindo em pisos lamacentos.
A bicicleta de gravel, ao contrário da BTT, oferece conforto em estrada e em percursos de longa distância.
2. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BTT?
A bicicleta de estrada é concebida para velocidade em pisos regulares: dotada de um quadro aerodinâmico e de pneus finos, é uma bicicleta leve e com elevado desempenho.
A bicicleta de gravel, ainda que se assemelhe bastante a uma bicicleta de estrada, possui um guiador mais largo para facilitar o controlo e ganhar estabilidade. O quadro é mais alto e possui uma estrutura mais larga que permite a colocação de pneus de diferentes tamanhos ou pneus mais grossos com tacos. Possui ainda uma transmissão concebida para terrenos acidentados, com mudanças mais curtas. Todos estes elementos permitem-lhe circular por todo o lado, ao contrário do que acontece com uma bicicleta de estrada, e proporcionar uma posição confortável mantendo, ainda assim, alguma velocidade.
3. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BICICLETA DE CYCLOCROSS?
O cyclocross é uma modalidade praticada essencialmente no outono e no inverno, em percursos que combinam caminhos de terra batida com estradas asfaltadas. Obriga a um esforço curto e intenso em que o objetivo é a velocidade. Os percursos são técnicos e com obstáculos e, por vezes, obrigam a transportar a bicicleta. O cyclocross necessita, portanto, de uma bicicleta de tipo estrada, leve, rígida para maximizar a potência da pedalada, reativa e nervosa.
A bicicleta de gravel é mais polivalente, confortável e robusta e, ainda que tenha sido pensada para estradas e caminhos, é também adequada a longas distâncias.
Para saber mais: Gravel e cyclocross, quais as diferenças?
4. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BICICLETA TODO-O-TERRENO?
Uma bicicleta todo-o-terreno permite partir em passeio por caminhos e estradas asfaltadas, com duração de um ou vários dias. Trata-se de uma bicicleta estável e robusta e que oferece uma posição muito confortável: o tronco fica direito, ao contrário do que acontece na bicicleta de gravel, em que a posição é mais aerodinâmica.
A prática de gravel é mais desportiva e permite-nos optar pela velocidade em estrada ou pela técnica dos caminhos escarpados.