Nova tendência, o gravel é uma prática de que se fala cada vez mais. Mas porquê? Quais são as vantagens desta modalidade?
Muito associada à noção de aventura, a prática de gravel permite pedalar em estradas e caminhos graças a uma bicicleta polivalente que se situa entre a bicicleta de estrada e a BTT. O gravel adapta-se tão bem aos adeptos da velocidade em estrada, como aos amantes da aventura e a todos aqueles que gostam de se divertir por caminhos sinuosos. É uma prática divertida e acessível a todos!
Para saberes mais, propomos-te que leias este artigo:
A bicicleta de gravel, ainda que se assemelhe muito a uma bicicleta de estrada, adapta-se tão bem ao piso asfaltado como a caminhos de gravilha: é uma bicicleta confortável e resistente, que te vai permitir pedalar por todo o lado. Estás numa estrada e apercebes-te de um caminho que se enfia pela mata ou através dos campos? É chegado o momento de te aventurares!
Existem vários modelos em função do tipo de prática e dos objetivos pessoais. Modelos para principiantes, que permitem pedalar por todo o lado em segurança ou modelos pensados para pisos asfaltados, com transmissão e pneus adaptados à estrada mas, ainda assim, adequados a caminhos irregulares. Para aqueles que preferem divertir-se por caminhos sinuosos, existem modelos com monoprato e rodas um pouco mais pequenas, para facilitar as manobras nas passagens técnicas.
A escolha da bicicleta de gravel dependerá essencialmente do tipo de prática e do que o praticante pretende gastar. Contudo, se já possuíres uma bicicleta de estrada e não tiveres grande vontade de investir numa bicicleta de gravel, podes configurar a tua bicicleta de estrada de modo a transformá-la numa bicicleta de gravel.
Assim, em função da tua vontade e do piso onde pretendes pedalar, poderás substituir os pneus por outros de largura diferente. Com efeito, os pneus mais largos são mais adequados a caminhos pois oferecem aderência, enquanto os pneus mais finos são melhores para utilização em estrada, pois oferecem menos resistência ao rolamento.
Por fim, poderás também equipar a tua bicicleta de gravel com um porta-bagagens e alforges e partir em bikepacking, estando o quadro dotado de pontos de fixação para esse efeito. Outra forma de praticar o gravel!
É esta uma das principais vantagens da bicicleta de gravel: permite-te partir à aventura! E graças à sua polivalência, pedalar por apenas algumas horas, realizar um trajeto diário ou partir em modo bikepacking durante vários dias. Os percursos são variados; desfrutamos da natureza, esquecemos a estrada, os carros e o desempenho e concentramo-nos na descoberta da natureza em nosso redor, no prazer de pedalar. É muito bom!
O gravel também é um estado de espírito: percorrem-se por vezes quilómetros num ambiente descontraído e menos voltado para o desempenho na "bicicleta", para-se para comer um snack, provar um croissant na pastelaria de uma aldeia perdida...
É também uma atividade com uma forte vertente comunitária. As redes sociais são local de reunião de vários grupos apaixonados pela modalidade que querem trocar opiniões sobre o gravel e partilhar as suas boas práticas: que equipamento escolher, como transformar a bicicleta de estrada numa bicicleta de gravel, que itinerário escolher... Trata-se de uma comunidade ativa, que adora partilhar e encontrar-se.
Além disso, é cada vez maior o número de provas de gravel que reúne os praticantes em paisagens magníficas: corridas cronometradas, passeios de gravel... A prática permite também descobrir novos percursos e conhecer outros apaixonados pela modalidade. Exemplo disso é a prova de gravel realizada nas Badlands espanholas, uma aventura que Adrienne, a nossa embaixadora Triban, vem partilhar connosco:
Muitas vezes associada a uma bicicleta de estrada com pneus largos, a uma cyclocross ou a uma BTT com pneus mais finos, em que é que a bicicleta de gravel se diferencia verdadeiramente das suas congéneres?
1. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BTT?
A bicicleta BTT é concebida para pedalar na mata, na montanha, em caminhos escarpados ou pequenos trilhos. É portanto uma bicicleta que oferece manobrabilidade e estabilidade em terrenos muito acidentados, com um guiador plano e pneus muito largos para uma boa aderência aos pisos de gravilha, quer a subir, quer a descer. É também equipada com suspensões que amortecem os impactos.
Em contrapartida, a bicicleta de gravel possui uma geometria mais próxima da bicicleta de estrada, sendo a postura mais aerodinâmica para permitir ganhar velocidade. Não possui suspensão e os pneus são menos largos do que os da BTT, contudo circulam tão bem por caminhos de gravilha como por estradas asfaltadas. Por fim, a bicicleta de gravel possui geralmente travões de disco para uma travagem excelente em todo o tipo de terreno, incluindo em pisos lamacentos.
A bicicleta de gravel, ao contrário da BTT, oferece conforto em estrada e em percursos de longa distância.
2. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BTT?
A bicicleta de estrada é concebida para velocidade em pisos regulares: dotada de um quadro aerodinâmico e de pneus finos, é uma bicicleta leve e com elevado desempenho.
A bicicleta de gravel, ainda que se assemelhe bastante a uma bicicleta de estrada, possui um guiador mais largo para facilitar o controlo e ganhar estabilidade. O quadro é mais alto e possui uma estrutura mais larga que permite a colocação de pneus de diferentes tamanhos ou pneus mais grossos com tacos. Possui ainda uma transmissão concebida para terrenos acidentados, com mudanças mais curtas. Todos estes elementos permitem-lhe circular por todo o lado, ao contrário do que acontece com uma bicicleta de estrada, e proporcionar uma posição confortável mantendo, ainda assim, alguma velocidade.
3. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BICICLETA DE CYCLOCROSS?
O cyclocross é uma modalidade praticada essencialmente no outono e no inverno, em percursos que combinam caminhos de terra batida com estradas asfaltadas. Obriga a um esforço curto e intenso em que o objetivo é a velocidade. Os percursos são técnicos e com obstáculos e, por vezes, obrigam a transportar a bicicleta. O cyclocross necessita, portanto, de uma bicicleta de tipo estrada, leve, rígida para maximizar a potência da pedalada, reativa e nervosa.
A bicicleta de gravel é mais polivalente, confortável e robusta e, ainda que tenha sido pensada para estradas e caminhos, é também adequada a longas distâncias.
Para saber mais: Gravel e cyclocross, quais as diferenças?
4. QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A BICICLETA DE GRAVEL E A BICICLETA TODO-O-TERRENO?
Uma bicicleta todo-o-terreno permite partir em passeio por caminhos e estradas asfaltadas, com duração de um ou vários dias. Trata-se de uma bicicleta estável e robusta e que oferece uma posição muito confortável: o tronco fica direito, ao contrário do que acontece na bicicleta de gravel, em que a posição é mais aerodinâmica.
A prática de gravel é mais desportiva e permite-nos optar pela velocidade em estrada ou pela técnica dos caminhos escarpados.
O gravel é portanto uma história de aventura, de diversão e de partilha, sinónimo de liberdade e de descoberta. É fácil perceber o motivo pelo qual esta nova modalidade com uma bicicleta “de gravilha” apaixona cada vez mais praticantes. Atenção, depois de experimentar será muito difícil parar!