O que é o gravel?

O que é o gravel?

A meio-caminho entre o ciclismo de estrada e o todo-o-terreno, o gravel nasceu em 2010 nos Estados Unidos, onde nem todas as estradas secundárias são asfaltadas. Estes belos caminhos de gravilha permitem então aos praticantes escapar às estradas principais e por vezes perigosas, aproveitar a vastidão do espaço em seu redor e descobrir novos horizontes.

Que utilização é dada ao gravel bike? para que serve?

Hoje em dia, existem quase tantas definições de gravel como praticantes da modalidade, mas a maior parte considera que o gravel é uma prática mais livre, independente de clubes e federações, e menos sujeita a normas estabelecidas. A polivalência deste tipo de bicicleta permite simultaneamente optar por belos caminhos rurais e pedalar por caminhos de gravilhas, caminhos de terra batida ou trilhos. É portanto um desporto muito mais lúdico e variado, e que te oferece diversão, independentemente do teu nível de prática.

Estamos no ADN da bicicleta de estrada, portanto existe uma noção de velocidade que é importante, assim como de leveza. Mas a bicicleta de gravel pode ser utilizada em muitos mais pisos, em asfalto, em caminhos lamacentos, em caminhos rurais, em trilhos de floresta...

O que é o gravel?

Então o que é uma bicicleta gravel?

Uma bicicleta gravel, ou bicicleta de gravel, é uma bicicleta que assume a geometria de uma bicicleta de estrada, mas com peças que a tornam mais robusta e polivalente. Os pneus são mais largos e possuem tacos maiores, o guiador é largo para um melhor controlo, os travões são de disco para maior eficácia, mesmo em terrenos lamacentos… Idealmente, o desenvolvimento do gravel permite grandes adaptações, permitindo um trabalho bem visível.

Se, no início, as bicicletas de gravel eram completamente rígidas, hoje em dia são já várias as marcas que começam a instalar suspensões de selim ou de forqueta para amortecer os impactos.

Que bicicleta de gravel escolher para iniciar?

Se não quiseres fazer já um investimento significativo numa bicicleta de gravel, podes optar por introduzir algumas alterações à tua bicicleta de estrada, conforme explica Max no seus conselhos (ver abaixo). Em seguida, a melhor bicicleta de gravel para iniciar é aquela que melhor se adeqúa à tua prática. Para o descobrires, procura responder às seguintes perguntas:

- Quanto quero gastar?
- Em que tipo de terreno pretendo praticar a modalidade? Se pretenderes praticar em terrenos montanhosos, por exemplo, considera a opção de um desenvolvimento adaptado. Se residires numa região húmida, opta por pneus com tacos de maior relevo. A escolha da bicicleta vai diferir consoante o terreno.
- Com que frequência tenciono praticar a modalidade?
- Que quero eu fazer com esta bicicleta? Corrida ou cyclocross ? Opta antes por uma bicicleta em carbono da gama Van Rysel. O objetivo é a longa distância? Opta por uma bicicleta em titânio da Triban. Passeios durante o dia? Uma GRVL520 ou uma GRVL120 será mais do que suficiente!

Que diferença existe entre o gravel e o todo-o-terreno?

É uma excelente pergunta! Muitas vezes nos perguntam: mas uma bicicleta de gravel não é o mesmo que uma bicicleta todo-o-terreno? Não, não exatamente. A postura na bicicleta de gravel - ou gravel bike - está mais próxima da postura da bicicleta de estrada ou bicicleta de corrida: uma postura um pouco mais inclinada, entanto a bicicleta todo-o-terreno possui uma postura mais elevada, mais próxima de uma bicicleta de cidade. Além disso, a bicicleta de gravel é geralmente mais leve, o que faz dela uma bicicleta mais dinâmica e mais eficaz.

Geralmente, a bicicleta de gravel possui um guiador curvo, tal como o da bicicleta de estrada; em contrapartida, a bicicleta todo-o-terreno possui um guiador direito, como o da BTT. Por fim, a bicicleta todo-o-terreno é geralmente equipada com porta-bagagens e outros acessórios.

O que é o gravel?

E qual o papel do bikepacking neste cenário?

O bikepacking é uma contração entre “backpacking” - viagem com mochila - e bike - bicicleta. Fazer bikepacking significa, portanto, viajar com alforges diretamente fixados na bicicleta. Nisto, o bikepacking diferencia-se do cicloturismo: não necessita de porta-bagagens, e quer-se mais leve e minimalista. 

O bikepacking pode portanto ser praticado em estrada ou em todo o tipo de terreno, mas o gravel é sobretudo adequado para viajar leve.

O que é o gravel?

Porque é que o adoramos?

Na Triban, adoramos o gravel porque nos rendemos à beleza deste tipo de bicicleta de pneus largos e também porque é super lúdica e acessível a todos os níveis e a todos os perfis. A vantagem prende-se com o facto de permitir sair da estrada - e portanto do por vezes opressor trânsito rodoviário - e por necessitar de um menor conhecimento técnico do que a bicicleta todo-o-terreno.

A prática de gravel permite sair dos trilhos mais batidos, ter acesso a uma natureza genuína, e partir à aventura logo na primeira curva!

O que é o gravel?

Louise

Autora de "A vos cycles, le guide du vélo au féminin" (De bicicleta, um guia da bicicleta no feminino) e "Vélos pratiques" (Bicicletas práticas), viajantes em bicicleta, apaixonadas pelos pequenos trilhos de gravilha e amantes da prática noturna sob as estrelas.

COMMENT BIEN NETTOYER SON VÉLO ?

Como limpar corretamente a tua bicicleta?

Seja qual for a tua prática (Estrada, BTT, Gravel, Trekking, etc.), damos-te as melhores dicas para limpares a tua bicicleta corretamente e conservá-la o mais tempo possível.

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA SUA OFICINA

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA TUA OFICINA

Sem manutenção, a sua bicicleta vai sofrer: o que pode pôr em causa a sua segurança ou estragar o prazer das suas saídas de BTT. Para evitar inconvenientes, é bom aprender a manusear algumas ferramentas indispensáveis à manutenção frequente do seu material. E como é praticando que se aprende, o melhor é começar a formar a sua própria caixa de ferramentas!