número

As ferramentas indispensáveis na sua oficina

Sem manutenção a tua bicicleta vai sofrer: o que pode pôr em causa a tua segurança ou estragar o prazer das tuas saídas de BTT. Para evitar inconvenientes, é bom aprender a manusear algumas ferramentas indispensáveis à manutenção frequente do teu material. E como é praticando que se aprende, o melhor é começares a formar a tua própria caixa de ferramentas!

A bomba de pé

Transportá-la durante as saídas é complicado, mas ter uma bomba de pé em casa é indispensável. Graças a ela, podes verificar a pressão dos pneus e voltar a enchê-los se necessário.

Atenção: é preciso que a bomba de pé seja adaptada ao tipo de válvulas que vais utilizar. De facto, existem principalmente duas formas de válvula nas câmaras-de-ar: as válvulas prestas e as válvulas schrader.

As primeiras equipam bicicletas de estrada e BTC enquanto que as segundas são geralmente destinadas às bicicletas todo o terreno. Vários modelos são compatíveis com os dois sistemas, verifica bem que a bomba esteja adaptada para encher as válvulas da bicicleta.

A escolha de um modelo com manómetro é pertinente: para encher e controlar a pressão de forma simples.

Suporte de pé para oficina

Podes criar o teu próprio dispositivo de fixação ou investir num suporte de pé para a sua oficina. As duas soluções são boas: o essencial é poderes suspender a bicicleta e ter duas mãos livres para fazer as reparações.

Porque, sim, torna-se difícil segurar a bicicleta com uma mão e assegurar a sua manutenção com outra! Para certas reparações é necessário o uso das duas mãos e pelo facto de não haver uma terceira, opte por um suporte de pé!

Esta ferramenta irá servir frequentemente: nas fases de limpeza como para pequenas reparações.

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA SUA OFICINA

As chaves sextavadas

As chaves sextavadas são indispensáveis para efetuar as afinações da tua posição ou realizar algumas intervenções recorrentes.

Leva uma ferramenta multiusos em cada uma das tuas saídas, mas é preferível dispor de cada chave em separado na tua oficina. Estas chaves estão são mais adaptadas ao aperto dos diferentes elementos da tua bicicleta.

Observação: certas partes da tua bicicleta são em carbono? Adota as chaves dinamométricas. 
São de facto um pouco mais caras, mas com elas não corres o risco de fragilizar os tubos de selins, avanços ou guiadores com um aperto excessivo.

A chave de pedais

A chave de pedais é parecida com a chave sextavada bastante larga, mas com uma alavanca bem mais comprida. Esta proporciona a força necessária para apertar ou desapertar os pedais.

Esta chave é inspirada numa lei da física: quando mais comprida for a alavanca mais força terá para efetuar um mesmo esforço. Graças a esta chave, podes, por exemplo, lubrificar regularmente o eixo dos pedais ou substituir pedais de encaixe.

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA SUA OFICINA

O descravador de corrente

Apesar de o seu manuseamento ser mais complexo, o descravador de corrente tem todo o seu lugar na caixa de ferramentas. É a ferramenta indispensável para substituir ou modificar o comprimento da sua corrente.

Podes contentar-te com um modelo leve que cabe no bolso. De facto, é raro partir uma corrente na garagem ou no suporte de pé para oficina. Ao invés, no caminho, é muito mais frequente!

A chave de raios e a chave de reserva

Os raios das rodas de bicicleta distendem-se saída após saída. Em caso de prática todo o terreno, as rodas podem ficar empenadas por força dos obstáculos ultrapassados.

A chave de raios permite atuar sobre a tensão dos raios e corrigir a roda empenada: esta pequena ferramenta é mesmo muito útil.

Frequentemente, os raios também se partem: ter alguns de reserva na sua caixa de ferramentas é pertinente.

O alicate

Substituir cabos e bichas sem alicate é um autêntico desafio! Quer estejam danificados ou para manutenção periódica, os cabos e as bichas são um pouco mais compridos do que necessário. Depois de colocados no lugar, devem ser cortados no comprimento certo.

Para um funcionamento ideal, opta por um alicate específico que recorta os cabos e bichas de forma mais fina, sem furos nem danos.

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA SUA OFICINA

Conjunto de reparação

Composto por remendos, desmonta-pneus e cola, o conjunto de reparação permite reparar os furos.

Na altura da escolha, privilegia os desmonta-pneus resistentes e rígidos.

Atenção: se estiveres equipado com pneus tubeless, não utilizes desmonta-pneus em nenhum caso. A sua utilização pode cortar o flanco e danificar os pneumáticos.

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NA SUA OFICINA

Um aerossol all in one

Podes utilizar um produto para limpar, outro para desbloquear, para secar a humidade e lubrificar a bicicleta. Ou então, opta por um produto multiusos, tal como o all in one (tudo em 1).

Com ele, vais proteger a bicicleta, os parafusos e a transmissão. Descobre as várias utilizações do All in One.


Depois de completares a tua caixa de ferramentas com todos os acessórios, é altura de aprender a manuseá-los. Vê os nossos tutoriais no canal YouTube para acompanhar-te na aprendizagem.

Conheça mais conselhos

Como escolher um produto de manutenção para bicicletas?

Como escolher um produto de manutenção para bicicletas?

Quer sejas principiante ou mecânico experiente, não há como evitar manter a bicicleta em boas condições se pretendes conservá-la durante o máximo tempo possível e pedalar em segurança.