Muitos monitores começam as suas sessões de surf recordando as regras de segurança do surf. 
Eles receberam formação para ensinar a surfar com toda a segurança e, ao mesmo tempo, de forma a proteger o grupo.

GERIR A PRÓPRIA SEGURANÇA E A DOS OUTROS SURFISTAS

O professor do seu clube de surf ensina-lhe as regras oficiais, mas também os usos e costumes do surf menos evidentes e que ficará a conhecer na prática nalgumas semanas… Irá nomeadamente aprender as famosas regras de prioridade no surf.

A cultura do surf é mais complexa do que parece. O surf já não é aquela disciplina caótica como era no início. Alguns ainda conheceram esse tempo em que contavam apenas as ondas e o ambiente de convívio.

PORQUÊ INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF?

APRENDIZAGEM DO POSICIONAMENTO

O monitor ensinará a identificar as zonas de perigo na água, bem como as correntes, e ainda a identificar o pico, nomeadamente para o contornar.

Em suma, irá desenvolver a sua intuição para o mar. Deverá ler todos os nossos conselhos sobre surf, todos os blogs ou fóruns que quiser… a intuição do mar aprende-se e cultiva-se no terreno. É a base de tudo o que se seguirá na sua prática de surf.

IR PARA OS SPOTS MAIS ADAPTADOS AO SEU NÍVEL, DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES

Com o seu clube, irá deslocar-se até aos spots que possam proporcionar as ondas mais adaptadas ao nível do seu grupo e, por isso, ao seu.

Terá assim um bom conhecimento da forma como as ondas e o vento se comportam nos diferentes spots da sua região. Saberá aonde ir em função das condições, mas ainda tem de saber ler os sites de previsão da meteorologia para o surf…

PORQUÊ INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF?

INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF PARA PROGREDIR RAPIDAMENTE

Depois de passarem do nível de principiante, alguns surfistas sentem-se completamente autónomos e não sentem a necessidade de continuar a fazer aulas. É uma ideia enganadora.

Num clube de surf, há grupos de níveis diferentes. Quando se inscrever, perguntar-lhe-ão qual o seu nível para que seja integrado num grupo adaptado. Os níveis são geralmente classificados pela seguinte ordem: Principiante, intermédio e avançado.

Alguns clubes têm uma secção de competição para os jovens em que depositam mais esperança. 

SOU PRINCIPIANTE: PARA QUÊ TER AULAS DE SURF?

Pelas razões indicadas acima, mas também por outras.

Os monitores do clube receberam formação tanto para ensinar os conceitos básicos de segurança no surf, como também para o proteger durante as sessões.

O monitor também estará perto de si, ficará a observá-lo e, depois de cada onda, dir-lhe-á o que não está a fazer bem. No início, por vezes irá empurrá-lo dentro das ondas para que consiga sentir o prazer do deslize mais rapidamente.

Depois para para deixar de se concentrar nas suas ondas e lhe dizer quando está a fazer as coisas bem, mas também e sobretudo para lhe dizer os aspetos que tem de melhorar.

Ter aulas é inegavelmente a forma mais rápida de progredir no surf.

PORQUÊ INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF?
PORQUÊ INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF?

ESTOU NUM NÍVEL AVANÇADO, PARA QUÊ TER AULAS DE SURF?

Sem me querer repetir uma segunda vez (mas é exatamente o que estou a fazer...), pelas razões indicadas acima, mas também por outras.

O seu monitor de surf tem sem dúvida uma perspetiva de fora, mas sobretudo conhecimentos teóricos ímpares sobre o surf. Estes conhecimentos teóricos precisos permitir-lhe-ão melhorar as suas manobras, em termos de deslocação, força ou ainda radicalidade.

ESTOU NO NÍVEL INTERMÉDIO, PARA QUÊ TER AULAS DE SURF ?

Sem me querer repetir, pelas razões indicadas acima, mas também por outras.

Uma perspetiva de fora sobre a sua forma de surfar permite identificar todas as suas insuficiências e que não consegue ver quando está concentrado na onda. Quando essa perspetiva lhe é dada por uma pessoa competente e com sentido pedagógico, pode ter a certeza de que a sua progressão será acelerada.

PORQUÊ INSCREVER-SE NUM CLUBE DE SURF?

UM CLUBE DE SURF PARA A PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS

As aulas semanais são uma oportunidade de os grupos se reencontrarem em torno desta paixão comum e de estabelecer elos de amizade. Deste modo, nunca irá surfar sozinho.

CLUBE DE SURF E LOCALISMO

O localismo faz parte integrante do surf. As escolas de surf são uma excelente forma de se integrar numa comunidade de surf local. Se fizer aulas durante o ano, o clube é normalmente quem tem concessão para usar os locais.

Quanto mais vezes o virem por lá, menos poderão usar o argumento: «nunca te vi por aqui».

 

ESTES CONSELHOS TAMBÉM PODERÃO INTERESSAR-LHE