PORQUE É QUE O CORPO TRANSPIRA?

O corpo transpira quando está calor, quando se pratica desporto ou quando a sua temperatura aumenta em resultado de um vírus ou uma doença. Porquê? O que devo fazer para evitar a desidratação?

transpiração-desporto

A transpiração é um fenómeno normal de regulação do organismo que permite manter a temperatura normal do corpo a 37 °C. O corpo transpira entre cerca de meio litro e um litro de água por dia sem qualquer atividade física ou desportiva. O organismo protege-nos contra a hipertermia, causando excesso de suor, o qual é libertado pelos poros da pele de modo a arrefecer e reduzir a temperatura do corpo.

Mais concretamente, as nossas 3 milhões de glândulas sudoríparas estão distribuídas por todo o corpo, principalmente nas axilas, nas plantas dos pés e nas palmas das mãos. As glândulas secretam gotículas de água (suor), que são aquosas e com pH ligeiramente ácido e que, por vezes, libertam mau odor.

Essa água que o nosso corpo produz deve ser compensada por uma ingestão equivalente, pelo que devemos beber água para evitar a desidratação.

1) A DESIDRATAÇÃO É INIMIGA DO DESEMPENHO 

A desidratação é causada por um défice de água no corpo, resultante de uma insuficiente ingestão de água e/ou de perdas significativas. Por essa razão, poderá perder peso em virtude dessa perda de água.

A água é um elemento vital para as células e os músculos.

A adaptação ao esforço durante uma atividade física aumenta as necessidades de água para vários mecanismos, sendo o principal a contração dos músculos e o seu funcionamento, que exigem uma boa hidratação. Qualquer desidratação pode gerar fadiga e lesões musculares.

2) DE QUE MODO A TEMPERATURA DO CORPO AUMENTA SEM ESTAR DOENTE?

O fenómeno fisiológico dentro das células é complexo, mas qualquer esforço físico leva a um aumento da temperatura corporal, dado que o corpo transforma calorias em força muscular, à semelhança do motor de um automóvel que consome gasolina para andar. É a transpiração que permite eliminar esse calor produzido através de uma correta ingestão de água.

O esforço físico, o sol, as emoções fortes ou uma doença podem aumentar o calor interno do corpo e, consequentemente, elevar a temperatura corporal. O suor é, assim, libertado pelas glândulas sudoríparas. É a evaporação desse suor que arrefece a pele e reduz a temperatura do corpo.

Quando o fenómeno deixa de ser controlado e se não beber o suficiente ou não interromper o esforço, poderá sofrer hipertermia por esforço, que pode causar coma e até mesmo paragem cardíaca. 

Porque é que o corpo transpira?

3) DESIDRATAÇÃO CRÓNICA

Trata-se de um défice de ingestão de água que causa uma desidratação constante e duradoura. A primeira consequência é a fadiga crónica, a segunda é o enrugamento da pele e a terceira é a perda de peso, acompanhada de alterações nas constantes séricas. Deverá beber antes de ter sede, porque se esperar até sentir sede, já será tarde demais.

A regra adequada passa por beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia ou mais, caso o esforço o justifique para desportistas ou trabalhadores em profissões que exigem esforço físico.

As águas puras e naturais costumam ser suficientes para a reidratação; podendo também optar por sumos naturais ou bebidas energéticas, em detrimento de bebidas energizantes que não trazem qualquer benefício e podem ser prejudiciais à saúde.

CONCLUSÃO 

Leve sempre consigo uma garrafa de água ou uma garrafa contendo uma bebida de esforço e beba regularmente antes de sentir sede!

Porque é que o corpo transpira?

Dr. Patrick BACQUAERT

Médico-chefe do IRBMS

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE