POLO AQUÁTICO: COMO EQUIPAR-ME PARA COMEÇAR?

Um fato de banho, uma touca e uma bola: mas não uns quaisquer! Escolher o bom equipamento é assegurar-me que sinto prazer ao jogar

pessoas sentadas beira piscina

Como iniciar ou voltar a jogar polo aquático, ter o material adequado é essencial. O equipamento adequado é aquele que proporciona uma facilidade de aprendizagem, resistência, proteção, segurança, prazer e liberdade.

Bola, fato de banho, touca: eis os 3 indispensáveis do nosso desporto.

UMA BOLA, MAS NÃO UMA QUALQUER! 

O polo aquático para WATKO é um desporto que se joga na água, com pelo menos duas pessoas que jogam uma contra a outra com uma bola com o objetivo de marcar.

A bola é então a base do jogo. Atenção, no polo aquático, não se pode agarrar a bola com as duas mãos. A sua circunferência, o seu peso e a sua pressão são enquadradas quando se joga num clube. E não: a cola não é autorizada!

Mas as bolas são enormes, como vou fazer para agarrá-las? Primeiro de tudo, nem toda a gente joga com o mesmo tamanho de bola: existem quatro tamanhos consoante a idade e o género. E depois, é esse o papel do grip.  É muitas vezes ele que vai fazer toda a diferença aquando de um treino ou de um jogo.

Fora do jogo em clube, as bolas de descoberta existem para aprender os gestos corretos de forma progressiva. A sua leveza e a sua maneabilidade são vantagens para ter as primeiras sensações nas mãos.

Para descobrir como são feitas, levamo-lo de Hendaia para o Viet Nam nos bastidores de produção das nossas bolas.

Que bola escolher para jogar polo aquático?
Que fato de banho escolher para começar no polo aquático?

O QUE É UM FATO DE BANHO DE POLO AQUÁTICO? 

Excelente resistência ao cloro, robusto em relação à preensibilidade e uma cava na virilha alta: eis as qualidades de um bom fato de banho de polo aquático. 

Um fato de banho de natação visa muitas vezes o conforto, a estabilidade na natação e a liberdade de movimentos. Apesar de se poder adequar aquando de uma iniciação, este último não é adequado às exigências e ao desporto de contacto que é o jogo. 

Os fatos de banho de polo aquático devem então resistir ao cloro e também aos choques humanos. Assim, são forrados com o mesmo material que o tecido principal. As duas camadas têm assim uma resistência ao cloro de 200 horas cada uma. 

Usam-se também mais apertados: cuidado ao experimentar, mas acima de tudo não se preocupe! 

Os fatos de banho para homem parecem-se com cuecas de banho. A altura de anca não é muito subida, o calção é fortemente desaconselhado (caso contrário ui ui ui para as coxas). Apenas a sua resistência é diferente.  

É para as mulheres que se nota mais a especificidade. Para favorecer os movimentos de retropedalagem, a cava nas virilhas será muito mais alta que num fato de banho clássico. 

De costas, torna-se num formato de tanga na nádega para que as ancas possam executar melhor o movimento. Para limitar as tomadas em mão pelas jogadoras adversárias, as costas todas são cobertas e a gola sobe um pouco mais alto. 

O tamanho certo é aquele em que não consegue fechar o seu fato de banho sozinha. Não é por acaso que o polo aquático é um desporto de equipa! 

Um pouco desconcertante ao início, habituamo-nos rapidamente ao fecho de correr e ao conforto de o poder deixar aberto de vez em quando!

UMA TOUCA QUE PROTEGE OS MEUS OUVIDOS! 

A touca de polo aquático é o toque final do equipamento de base.

A sua função essencial: proteger os seus ouvidos contra os impactos. É para o desporto o que a casula é para o jogo do mata: uma forma de saber de que lado joga!

Em tecido com proteções de plástico nas orelhas, o sistema de fecho pode, quanto a ele, variar consoante os modelos. Um fecho com cordão para os maiores, um fecho com fita autoaderente para os mais novos. Deve poder resistir à tração do jogador adversário.

Porque são principalmente de três cores?

O vermelho permite localizar o guarda-redes.

Quanto ao azul e branco, é uma herança dos jogos internacionais onde o branco representa a equipa que recebe e o azul a equipa convidada.

Na realidade, as toucas podem ser personalizadas com as cores do clube. Por exemplo, uma das nossas toucas Easyplay para as crianças é de cor verde.

Polo aquático:Para que serve a touca?
A nossa inovação para o polo aquático: A Easyplay

ZOOM PARA A NOSSA INOVAÇÃO: A EASYPLAY

Com a equipa, ao longo do tempo a jogar nos clubes respetivos, percebemos que os nossos parceiros mais novos tinham dificuldades para fechar a sua touca e a dar nós nesse sítio que não veem. 

Pensamos numa solução que lhes permite fazerem isso sozinhos e serem autónomos. Foi assim que nasceu a Easyplay.

A Easyplay, é a touca de polo aquático para as crianças. O seu sistema de fecho com fita autoaderente torna-a mais simples de pôr e tirar.

Aproveitamos também para modernizar as proteções para os ouvidos e fazer cores mais variadas!

Por fim, não se esqueça de enfiar um cantil na sua mochila assim como um pequeno lanche para o fim do treino.

No final, o equipamento de base não é muito caro: com cerca de quarenta euros, já se pode fazer tudo!

Se o par de chinelos (não é obrigatório) traz um conforto e uma segurança a não esquecer. Quem nunca se encontrou de nádegas no chão depois de escorregar sem querer?

Outro valor seguro é o roupão. Bem espesso para proteger do frio ou em microfibra para ser leve na mochila, será o seu melhor aliado no banco durante os jogos ou simplesmente na beira da piscina.

Por fim, para guardar o seu equipamento o mais tempo possível, lembre-se de os passar por água depois de cada utilização e guardá-los num local seco e arejado!

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE: