PENA OU PLÁSTICO: ESCOLHER CORRETAMENTE UM VOLANTE DE BADMINTON

A questão coloca-se sempre que se quer jogar badminton. Então como escolher os seus volantes, quais as suas diferenças e a que tipo de jogador se destinam? 
Descubra as especificidades do volante de "plástico" e do volante de "pena" no badminton.

pessoas a jogar badminton

O volante de "plástico"

O volante "de plástico" com ponteira em espuma

Caso tenha um nível principiante, o volante "de plástico" com ponteira de espuma é ideal devido à sua leveza e resistência. A sua ponteira em espuma resiste melhor aos impactos e fricções com a corda. A sua saia de plástico é ela mais resistente e perdoará os seus erros de centragem. Possibilita também que o volante siga uma trajetória parabólica.

O volante "de plástico" com ponteira de cortiça

Carateriza-se com a sua saia de plástico resistente e a sua ponteira de cortiça. Esta ponteira é mais frágil mas traz mais conforto e uma trajetória mais direta. Mais pesado que um volante de "pena", poderá beneficiar de todas as suas vantagens numa prática regular mas também em exterior. A sua trajetória é dita "parabólica".

Trajetória da saia de plástico

PENA OU PLÁSTICO: ESCOLHER CORRETAMENTE O SEU VOLANTE DE BADMINTON
PENA OU PLÁSTICO: ESCOLHER CORRETAMENTE O SEU VOLANTE DE BADMINTON

O volante de "Pena"

Um volante de badminton de pena será benéfico para uma prática regular ou intensiva com condições de jogo ideais (20 a 23° em sala), assim como para as suas competições). O peso de um volante de pena oscila entre 4,74 e 5,5 g. É sempre composto por 16 penas de gansos (as penas de pato começam a aparecer). Permite obter uma trajetória constante e precisa. A sua trajetória é dita de "pára-queda".

A velocidade do volante varia consoante a temperatura ambiente. Ce facto, no ar, uma força de fricção aparece, relacionada com a densidade do ar. O ar quente sendo menos denso que o ar frio, caso jogue numa sala onde a temperatura é de 20°, o volante será mais rápido que ao jogar numa sala menos aquecida (16°).

Três velocidades de volante permitem aumentar o conforto do jogo. Quanto mais quente estiver, mais o seu volante deve ser lento: - Velocidade 78: para uma temperatura ambiente entre 16 e 22 graus.  - Velocidade 77: para uma temperatura ambiente entre 23 e 27 graus.  - Velocidade 76: para uma temperatura ambiente superior a 27 graus. 

Trajetória da saia pena

Sabias que...

As penas de um volante apenas têm a sua proveniência nas asas esquerdas dos gansos. 
A velocidade máxima atingida por um volante de badminton é de 493km/h aquando de um smash (aprender mais acerca do smash). 
A nível mundial, os jogadores podem consumir até 50 volantes num único jogo.

OUTROS CONSELHOS PARA O BADMINTON? POR AQUI!