Para que serve um fato de neopreno no triatlo?

Disseram-lhe muitas vezes que, no triatlo, o fato de neopreno é um elemento indispensável na parte da natação. Mas para que serve exatamente?

Antes de comprar um fato, conhece as suas verdadeiras funções?

fato-neopreno-aptonia

Quer esteja prestes a lançar-se no triplo esforço ou seja experiente na modalidade, a escolha do seu material é um dos maiores dilemas. Da mesma forma que o fato trifuncional, o fato de neopreno é um elemento indispensável no seu equipamento de triatleta.

Mas, antes de comprar um fato, conhece as suas verdadeiras funções?

AS VANTAGENS DO FATO DE NEOPRENO EM TRIATLO

- A função primária do fato em neopreno é manter o corpo a uma temperatura adequada, de modo a limitar o consumo de energia pelo corpo.

Em primeiro lugar, deve conhecer os locais de prática e as temperaturas que terá de enfrentar durante os treinos e as competições. Quanto mais frio estiver, mais espesso deverá ser o fato.

- O segundo ponto forte do fato de neopreno é o aumento da flutuação.

Na iniciação em triatlo, as partidas em massa podem, por vezes, ser destabilizadoras, e usar o fato irá permitir-lhe ganhar confiança, mas também reduzir os seus esforços. Quanto mais espesso for o fato, mais o sustentará na água.

A natação é um desporto muito técnico, a fadiga surge rapidamente se os gestos não forem executados corretamente. Se for praticante de natação de nível principiante, opte por um fato espesso (4mm), pois limitará a fadiga na primeira prova. Pode também ficar em linhas de partida onde não tem pé e, graças ao fato, a perda de energia ao tentar manter-se no lugar será reduzida. No triplo esforço, cada caloria conta!

- O último ponto forte do fato de neopreno é o hidrodinamismo.

De facto, os painéis de neopreno utilizados na construção dos fatos permite aumentar consideravelmente o deslize, levando assim à redução da fadiga. Nos triatlos de longa distância (3,8 km de natação), o ganho de tempo graças ao fato pode ir até 15 minutos! Não é insignificante, certo?

Para que serve um fato de neopreno no triatlo

PORQUÊ ESCOLHER UM FATO DE NEOPRENO ESPECÍFICO PARA TRIATLO

Se estiver a iniciar-se no triplo esforço, a compra de um fato de neopreno será um dos seus primeiros grandes investimentos. De facto, quando a água está abaixo de 24 graus, o fato é autorizado, e até mesmo altamente recomendado.

No entanto, rapidamente perceberá que vários tipos de fato são parecidos com os fatos utilizados no triatlo.

Desaconselho fortemente os fatos de surf ou de mergulho, que terão por principal objetivo manter o corpo quente. Na realidade, estes fatos, devido à sua conceção, não foram estudados para proporcionar deslize nem liberdade de movimentos ao nadar. O neopreno utilizado será bruto, quente e frequentemente reforçado para manter a temperatura do corpo durante as longas fases de espera do surf e para lutar contra o frio na profundidade ao mergulhar.

O fato de natação em águas livres pode parecer adequado, pois foi estudado para manter o corpo quente, proporcionando deslize e liberdade de movimentos ao nível dos ombros, de modo a facilitar os movimentos de crawl ou de bruços. No entanto, em águas livres não se aplica a condicionante de ter de despir o fato rapidamente, que deve ser feito na primeira transição.

É por esse motivo que o aconselho a optar diretamente por um fato de neopreno estudado para triatlo, terá todas as vantagens necessárias para nadar o mais depressa possível sem ter frio, mas ganhará tempo precioso graças à forma nos tornozelos e nos pulsos concebidos para facilitar a saída dos membros.

Além do tempo que poderá ganhar, poupará energia e eliminará um stress desnecessário pois, não se esqueça: no momento de tirar o fato, só terá feito um terço da prova ;)

ESCOLHER BEM O FATO DE NEOPRENO

Agora que conhece todos os pontos fortes do fato de neopreno, reserve tempo para experimentar vários modelos antes de investir (pode fazer um teste de produto na loja Décathlon mais próxima), o fato de neopreno deve ser totalmente adequado à sua morfologia, de modo a não restringir o movimento de crawl e a sua respiração. Não hesite em vestir o fato trifuncional por baixo do fato de neopreno, para ter a certeza de que escolhe o tamanho correto.

Um pequeno truque se estiver a iniciar-se no triatlo: considere a aplicação de um creme gordo, tipo vaselina, ou um creme antifricção nas extremidades (tornozelos, pulsos e pescoço). Desta forma, evitará as irritações provocadas pelas fricções e poupará tempo ao despir o fato durante a primeira transição.

Note que a regulamentação relativa à utilização do fato de neopreno em triatlo é muito rigorosa: se a água estiver abaixo de 16 graus, o fato é obrigatório. Pelo contrário, se a água estiver acima de 24 graus, o fato é proibido. Tendo em conta estas informações, decida se deve usá-lo.

 

charles-aptonia

Charles

Apaixonado por desporto desde sempre, durante 15 anos pratiquei desportos náuticos, como a natação e vela em competição.

Sou vendedor na loja Decathlon de Scionzier na Alta Sabóia. 

Agora triatleta amador, este desporto permite-me conjugar a minha paixão pelo meio aquático com o meu gosto pelo esforço. Como estou mais à vontade nas longas distâncias, o Ironman de Nice será o meu próximo objetivo.

DESCUBRA OS NOSSOS CONSELHOS DE TRIATLO