Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

A pole dance é uma disciplina completa que não se resume a um único treino.
O que é a pole dance e quais os seus benefícios para o teu corpo?

Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

Esta disciplina artística nasceu nos circos itinerantes e tornou-se conhecida em clubes de strip nos anos 50. Foi em 1990 que a pole dance se tornou uma verdadeira prática artística e desportiva, combinando dança, fitness e ginástica em torno de uma barra vertical.

Esta história rica e antiga deu origem a diferentes vertentes de pole dance. Estas reúnem diferentes facetas e nuances, fazendo desta atividade desportiva uma disciplina completa para o corpo, mas também fascinante e viciante.

Eis os 3 tipos de pole dance e respetivos benefícios.

Antes de avançar, descubra o nosso artigo sobre as 8 coisas que precisa de saber sobre a pole dance.

1) pole dance desportiva ou "fitness pole dance"

Trata-se da vertente mais desportiva, que requer capacidades físicas como a força e o reforço abdominal. Mas não te preocupes! Não precisas de te dedicar ao culturismo para começares a praticar a Pole Dance desportiva. Existem vários movimentos acessíveis a iniciantes...

Em primeiro lugar, o ideal é aprender as bases e, aos poucos, ganhar força e autoconfiança!
Durante uma aula de Pole Dance técnica, vais aprender manobras individuais para virar, segurar à barra, fazer a receção ao solo e elevares-te no ar.
Podes então expressar-te livremente através de sequências: a execução de vários movimentos com transição entre movimentos acrobáticos ou no solo.

Trabalharás para aperfeiçoares os teus movimentos e, assim, tornar a sequência o mais fluída possível e poupar energia.

O objetivo final será conjugar o aspeto desportivo e o aspeto estético da Pole Dance.

Quais os benefícios associados?
Quer esteja no nível principiante ou intermédio, a "Fitness Pole Dance" permite ganhar flexibilidade e equilíbrio e contribui para o reforço profundo do tronco e reforço da zona abdominal. Permite também trabalhar o sentido rítmico e adquirir uma maior liberdade de movimentos e confiança.
Apesar de ser a vertente mais desportiva da Pole Dance, as aulas não deixam de ser divertidas. Cada um(a) pode gerir o esforço e a intensidade colocados no treino.

aula de pole dance
Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

2) pole dance artística

Para além do aspeto da performance física, a Pole Dance é uma disciplina artística por direito próprio, uma vez que faz parte das danças aéreas.

Apesar de ter fortes ligações com o fitness, a ginástica e o circo (mastro chinês, tecido acrobático, corda lisa), tem as suas próprias especificidades que a diferenciam das outras práticas de dança.

Este tipo de aulas também envolve aprender os movimentos, que podem ser realizados no solo ou na barra. Contrariamente às aulas de Pole Dance desportiva, cujo o objetivo é dominar a técnica da posição, na Pole Artística o destaque é colocado no aspeto estético. Assim se combinam fluidez, coreografia, personalização, emoções, criação, expressão, etc. Todas as componentes presentes nas outras danças, com a única diferença de que, às vezes, estará numa barra.
Para além disso, tal como para a Pole Dance desportiva, as competições de Pole Dance artística estão disponíveis em vários países.

Quais os benefícios associados?
Outro aspeto físico também muito presente é que trabalhará a sua sincronização, capacidade de expressão, criatividade e emoções. Ganhará sentido rítmico e sensualidade.

3) POLE DANCE SENSUAL OU EXÓTICA

Esta última vertente da Pole Dance cultiva a imagem que muita gente tem desta disciplina.
Esta prática desenvolve-se com o lado atlético da Fitness Pole Dance e expressivo da Pole Dance Artística. Porém, simultaneamente, uma corrente mais sensual renasce, reivindicando e cultivando a componente sedutora da mulher.

A Pole Dance Exótica é uma sequência de movimentos combinados, aprendidos tanto em aulas técnicas, como em aulas artísticas. As várias transições tornam a sequência fluída. Tudo isto é realizado com sapatos de salto alto, a que se chama plataformas.
Aqui trata-se de juntar as duas vertentes: técnica e artística, numa só, destacando num toque mais sensual. Assim, as mulheres poderão descobrir, desenvolver e exprimir a sua feminilidade através deste desporto.

Tal como para as outras vertentes, também há competições de Pole Dance Exótica por todo o mundo.
E praticar com os sapatos não é fácil. É um desporto por pleno direito!

Os benefícios da pole dance e os tipos de dança

COMO SE DESENROLA UMA AULA DE POLE DANCE?

Geralmente, divide-se em 4 grandes etapas:
- Uma fase de aquecimento completo e intenso, para preparar devidamente as articulações e os músculos;
- Uma fase de reforço muscular, na barra ou fora dela, como forma de preparação física;
- A aprendizagem de movimentos de Pole Dance, seguido de técnica, estética e segurança;
- Uma fase de retorno à calma, com movimentos de relaxamento muscular.

Os ingredientes necessários para uma boa aula!

Os benefícios da pole dance e os tipos de dança
Ginásio

Os benefícios da pole dance para o corpo e a mente

Quer seja a Pole Dance desportiva, artística ou exótica, a sua prática traz múltiplos benefícios para o organismo.

É uma disciplina que, entre outros benefícios, permite:
- Tonificar em profundidade o corpo, esculpindo e fortalecendo todos os músculos;
- Tratar a vertigem;
- Aliviar dores dorsais e lombares;
- Realçar a graça, elegância e aparência geral;
- Desenvolver a feminilidade e acabar com os complexos;
- Ganhar autoconfiança e, portanto, "soltar-te";

Ao longo dos treinos, ganharás:

- Força: mais potência ao nível dos braços, pernas e abdominais;
- Flexibilidade e mobilidade: vais trabalhar as partes do corpo que não trabalhavas no dia a dia! Algo indispensável para a saúde do teu esqueleto e para evitar certas lesões;
- Capacidade cardiorrespiratória e resistência: as aulas duram entre 1h e 1h30 e durante este tempo estarás em movimento constante. Uma verdadeira aula de cardio, tal qual como no ginásio!

Eis uma imagem que ilustra os benefícios da Pole Dance. Seria interessante criar as tuas próprias imagens, inspirando-te nesta:

movimentos acrobáticos

A Pole Dance não se resume, portanto, a um único treino.
Quer queiras melhorar o teu desempenho físico, a tua alma artística ou reconectar-te com a tua feminilidade, encontrarás algo à tua medida!
Os benefícios desta prática para o corpo são numerosos.
É por isso que as mulheres que procuram fortalecer o corpo gostam desta disciplina dançada, que associa flexibilidade e sensualidade.

Resta-te apenas descobrir as nossas 6 dicas para uma boa estreia em pole dance e contar-nos a sua experiência com a @decathlondance!