OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Correr usando a cabeça, diz-te algo? Conhece os benefícios da corrida de orientação, tanto para o corpo como para a mente.

Benefícios da corrida de orientação decathlon

Quando falamos de corrida de orientação, ouvimos frequentemente dizer que é um desporto que combina cabeça e pernas. Para nos assegurarmos disto, conversámos sobre os benefícios da Corrida de Orientação com o Maxime, chefe de Comunicação na Geonaute e praticante apaixonado de orientação há mais de 10 anos.

Assim, no que respeita o corpo, o cérebro, o mental e o social, apresentamos as vantagens de um desporto que desenvolve mais do que o sentido da orientação!

Benefícios da corrida de orientação

Com a Corrida de orientação, melhora o físico ao teu ritmo!

Começamos por apresentar os benefícios da corrida de orientação com uma escolha lógica: a corrida de orientação é boa para o corpo.

Mas o que é interessante nesta informação, que não surpreende, é que tens a possibilidade de escolher uma forma de corrida que te seja adequada:

“Atualmente, quando falamos de corrida de orientação, pensamos mais frequentemente na versão pedestre, a mais praticada hoje em dia, mas lembra-te que esta prática existe em diferentes formas, como de BTT, ski, caiaque, a cavalo, etc.”

É também uma boa forma de iniciares ao teu ritmo e forma, desde a caminhada às versões mais intensas como os raids de orientação. Aliás, muitas provas propõem um formato em modo descoberta.

E quanto ao físico? Mesmo que a intensidade varie de acordo com o teu nível e o tipo de prova praticada, todas as corridas têm alguns pontos em comum: irás melhorar a resistência, as capacidades cardíacas e pulmonares e desenvolver a musculatura. E como corres no exterior, em terrenos variados (cidade, floresta, campo, etc.), irás também progredir muito na proprioceção!

Corre para refletires melhor e reflete para correres melhor!

Naturalmente, o interesse da corrida de orientação é o de utilizar também a cabeça. Para te orientares com uma bússola e um mapa, irás solicitar as tuas capacidades de reflexão, de dedução, de lógica e, sobretudo... o teu sentido de orientação. Lógico, uma vez mais…

“Já gostava de correr, mas a Corrida de Orientação conferiu-me uma dimensão diferente à corrida. Correr com a cabeça é bem divertido. Além da relação com a natureza, proporciona um verdadeiro desafio: é um quebra-cabeças que estamos constantemente a resolver, a escolher itinerários para perdermos o mínimo de tempo possível. O caminho mais direto não é necessariamente o mais rápido, é por vezes necessário fazer desvios para evitar uma zona de vegetação densa, desníveis, um riacho, etc.”

Adicionalmente, a corrida de orientação é também uma forma de progredires e te superares sem dares conta. Ao contrário da corrida, onde por vezes parece que os quilómetros se acumulam, a riqueza do percurso e o jogo de reflexão na corrida de orientação fazem com que te esqueças que estás a correr!

“Apesar de o praticante estar constantemente a correr contra o tempo, a vertente lúdica da corrida de orientação pode levar à perda total da noção do tempo de prática. Frequentemente, os praticantes de nível principiante ficam mesmo surpreendidos pelo número de quilómetros que efetuaram num percurso, muitas vezes bem acima do que pensavam. Esta prática é assim uma boa forma de praticar desporto “mesmo sem dar conta”.”

Benefícios da corrida de orientação
Benefícios da corrida de orientação

Beneficia de encontros em todas as direções!

Os benefícios para a cabeça da corrida de orientação não se limitam às capacidades intelectuais. Aprender a ler um mapa, localizar-se com uma bússola e encontrar o caminho são excelentes para a autoconfiança. Além disso, a sensação de excitação e de motivação quando encontras uma baliza torna-se rapidamente um dos motores da corrida.

E para o bem-estar, a corrida de orientação tem também muito a oferecer quanto a encontros e sociabilização:

“Num clube ou entre amigos, é também a ocasião de passar fins-de-semana ou semanas desligado do mundo. Aliás, frequentemente nem tens escolha, estás em locais completamente sem rede de telemóvel. Assim, não tens outra escolha que a de estar em contacto com a natureza e as pessoas à tua volta, conversar, partilhar bons momentos. Tanto mais que estas conversas são frequentemente entre gerações diferentes; por exemplo, no meu clube há membros dos 7 aos mais de 80 anos. Um verdadeiro regresso às origens que só faz bem.”

Benefícios da corrida de orientação

Desenvolve bem mais que o sentido de orientação!

O teu sentido de orientação melhora significativamente ao longo das corridas e treinos, mas não é o único a ser solicitado! Quer seja a vista, para te localizares e procures as balizas, ou o olfato, quando te apercebes dos numerosos odores dos matos e florestas que exploras, irás estimular os sentidos em ambientes diferentes de acordo com a prova. Adicionalmente, cada vez mais clubes propõem também provas em meio urbano.

A corrida de orientação é assim o prazer da descoberta sempre renovada:

“O que é fantástico é que podemos viajar facilmente e descobrir novos locais! E mesmo que pratiques com um mapa que conheces, nunca passas duas vezes no mesmo sítio, porque a natureza evolui, e os traçados dos percursos mudam.”

Descobre bem mais que os mapas e balizas!

A viagem é precisamente uma das grandes vantagens da corrida de orientação. Se queres desfrutar da paisagem antes, durante e depois das corridas, a corrida de orientação é um verdadeiro convite à viagem e à descoberta :

“Há já mais de 10 anos que tenho a oportunidade de viajar e de descobrir locais magníficos graças à corrida de orientação. Quer seja nas numerosas florestas ou aldeias do nosso património francês, quer seja no estrangeiro no âmbito de eventos organizados normalmente durante uma semana no verão ou em fins de semana prolongados. Tive, por exemplo, oportunidade de correr na ilha croata de Krk, nas majestosas florestas eslovenas, por entre os canais de Veneza em Itália, ou ainda de calcorrear os lagos e lajes rochosas da Suécia, a meca da corrida de orientação para todos os praticantes.”

Viajar para praticar desporto e utilizar a cabeça, descobrindo locais fantásticos, parece um sonho, não?

Benefícios da corrida de orientação

Para estimular os neurónios enquanto corres, aumentar a lista de contactos e de viagem, e melhorar o físico, não há nada melhor que a corrida de orientação! E quanto a ti, quais os benefícios que obténs com este desporto? Partilha connosco os teus conselhos e experiência!

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-TE: