DESCOBRIR A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Correr é bom, mas não é ainda melhor refletires enquanto corres? Ainda bem, porque queremos apresentar-te a corrida de orientação!

A Corrida de Orientação

Se gostas de corrida, mas não tens vontade de correr às voltas numa pista, temos uma solução para ti. Especialmente se quiseres dinamizar as tuas sessões desportivas com alguma lógica, reflexão e iniciativa.

Quais são os princípios, as regras e os benefícios deste desporto, e como deves equipar-te?

Interessa-te? Então vamos dizer-te tudo sobre a corrida de orientação.

EM QUE CONSISTE A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO?

Como o nome indica, a corrida de orientação é um desporto onde, além de completares um percurso no melhor tempo possível, deves orientar-te com a ajuda de um mapa e de uma bússola.

Um nome bastante lógico, portanto, tal como as suas origens: tem por base um exercício militar que teve origem na Escandinávia, no século XIX, o que explica a combinação do mapa, da bússola e do exercício físico. Tornou-se popular na década de 1930 junto dos escuteiros e dos professores de educação física, tendo-se desenvolvido a nível mundial a partir da década de 1960. Atualmente, além da França, com mais de 200 clubes, as nações com mais entusiastas pela corrida de orientação são os países nórdicos: a Suíça, a Europa Central e a Europa Ocidental.

Então, como funciona a corrida de orientação (muitas vezes abreviada com CO)?

O princípio é simples: com a ajuda de um mapa e de uma bússola, fazes a corrida em busca de pontos indicados por um círculo no mapa e por uma baliza triangular laranja e branca no terreno. O desafio é conjugar a corrida com a leitura do mapa e a tomada de iniciativa para escolher o itinerário entre cada ponto. Utiliza-se tanto a cabeça como as pernas.

E, embora a CO clássica se baseie em corridas a pé, de média ou longa distância, na natureza, o desporto está a desenvolver-se e a evoluir.

De bicicleta, de esqui, de caiaque ou a , na natureza ou em meio urbano, qualquer ambiente pode ser palco de uma corrida de orientação, e os mapas reinventam-se em cada terreno novo.

Esta foi a tua primeira lição como orientador(a)!

Corrida de Orientação decathlon

AS REGRAS DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Tens o mapa e a bússola? Então vamos explicar-te como funciona uma corrida de orientação:

Partes com o teu mapa, no qual está traçado um percurso, com as posições das balizas a recuperar, por uma ordem precisa.

Em competição, o cronómetro é iniciado no momento da tua partida. E sim, é mesmo uma corrida. Nas provas clássicas, as partidas fazem-se com um participante de cada vez, com um ou vários minutos entre os participantes. Na corrida de lazer, o desafio foca-se na descoberta do desporto, e a corrida não é cronometrada.

De seguida, o objetivo é encontrares o teu rumo no mapa e orientá-lo com a bússola, e depois escolheres um itinerário para ires até à primeira baliza.

Historicamente, depois de encontrares a baliza, deves furar a caixa correspondente no cartão de controlo, com um alicate equipado com um furador. Atualmente, a maioria das corridas (lazer e competição) utilizam um sistema de picotagem eletrónico que também permite saber os tempos de passagem. No entanto, o alicate está sempre presente, no caso de falha do sistema eletrónico.

Após esta primeira vitória, concentra-te novamente no mapa, para escolheres o teu caminho na direção da próxima baliza.

Assim que tiveres encontrado todas as balizas pela ordem correta e atravessado a linha de chegada, só te resta observar os resultados: a classificação final de uma corrida baseia-se no cronómetro e na verificação e validação da passagem por cada baliza, através do sistema de picotagem manual ou do chip eletrónico lido no final, no computador, da GEC (Gestão Eletrónica de Corrida).

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO?

Se estiveres dividido(a) entre a ideia de desfrutar de um desporto ao ar livre e as dúvidas relativamente ao interesse de partir à aventura na natureza, apresentamos-te as vantagens da corrida de orientação.

 

E a primeira vantagem é aprenderes a orientar-te, tomares decisões certas e encontrares o teu caminho num ambiente desconhecido.

Em segundo lugar, além de estimular as tuas capacidades mentais e intelectuais, a corrida de orientação é um desporto completo. O programa inclui: cardio, resistência, capacidade respiratória, trabalho muscular e proprioceção. Tudo isto, só com um mapa e uma bússola!

Por último, a corrida de orientação permite-te desfrutar profundamente da natureza em cenários variados e criar laços facilmente, devido ao dinamismo e ambiente dos clubes. Resumidamente, é uma ótima forma de recarregares baterias.

E se quiseres saber mais sobre todas as vantagens da corrida de orientação, aqui estão:

Corrida de orientação

A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO É ADEQUADA PARA TI?

Não sabes se a corrida de orientação é adequada para ti? Apresentamos-te os diferentes formatos:

Consoante os teus terrenos de jogo ou desportos favoritos, podes encontrar um tipo de corrida de orientação que se adeque a ti.

Em passeio ou caminhada, em corrida, em BTT, esqui ou caiaque, a CO adapta-se a todos os ambientes. Além dos formatos clássicos de longa ou média distância na natureza, a corrida de orientação oferece cada vez mais variantes, como: sprints na cidade, corridas a pares ou em equipa, provas multidesporto… é provável que encontres um estilo do teu agrado.

Para evitares surpresas, recomendamos a marcação de uma consulta no teu médico.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICAR CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Como deves equipar-te para partir à aventura? Começamos pelos indispensáveis:

Bússola de Corrida de Orientação

BÚSSOLA

Consoante o teu nível, podes começar com uma bússola com “placa”, que é fácil de ler, ou optar por uma bússola de polegar, mais ergonómica, e que podes ler enquanto corres.

Porta-plano de Corrida de Orientação

PORTA-PLANO

É utilizado em competição para inserir as descrições dos postos em formato papel fornecidos pelo organizador do evento. Vai permitir que ganhes alguns segundos preciosos e um conforto de leitura durante as fases de aproximação das balizas, evitando teres de desdobrar o mapa para leres as definições.

Porta-mapa BTT Corrida de Orientação

PORTA-MAPA PARA BICICLETA

Consoante a tua versão da CO, em BTT por exemplo, precisas também de um porta-mapa para manteres as mãos no guiador e conseguires manusear e orientar o mapa enquanto pedalas (sim, os bons tempos dependem destes pequenos detalhes).

Meias e Polainas para Corrida de Orientação

MEIAS E POLAINAS DE PROTEÇÃO

Na corrida de orientação a pé, além de vestuário e calçado adequado para correr na natureza, considera o uso de polainas ou meias reforçadas! Assim, manténs as tíbias e os gémeos protegidos ao passares pela vegetação.  

Uma corrida na natureza, que estimula a tua capacidade de raciocínio, permite-te conhecer pessoas e descobrir paisagens: é uma primeira visão geral da corrida de orientação.

E tu, como descobriste a CO? Partilha connosco as tuas histórias e experiências!

Maxim Corrida de Orientação

MAXIM

Equipa de comunicação da GEONAUTE

Orientador convicto há mais de 10 anos e membro do clube de Corrida de Orientação de Tous Azimuts Douai! 

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-TE: