Em que consiste a corrida de orientação?
Como o nome indica, a corrida de orientação é um desporto onde, além de completares um percurso no melhor tempo possível, deves orientar-te com a ajuda de um mapa e de uma bússola.
Um nome bastante lógico, portanto, tal como as suas origens: tem por base um exercício militar que teve origem na Escandinávia, no século XIX, o que explica a combinação do mapa, da bússola e do exercício físico. Tornou-se popular na década de 1930 junto dos escuteiros e dos professores de educação física, tendo-se desenvolvido a nível mundial a partir da década de 1960. Atualmente, além da França, com mais de 200 clubes, as nações com mais entusiastas pela corrida de orientação são os países nórdicos: a Suíça, a Europa Central e a Europa Ocidental.
Então, como funciona a corrida de orientação (muitas vezes abreviada com CO)?
O princípio é simples: com a ajuda de um mapa e de uma bússola, fazes a corrida em busca de pontos indicados por um círculo no mapa e por uma baliza triangular laranja e branca no terreno. O desafio é conjugar a corrida com a leitura do mapa e a tomada de iniciativa para escolher o itinerário entre cada ponto. Utiliza-se tanto a cabeça como as pernas.
E, embora a CO clássica se baseie em corridas a pé, de média ou longa distância, na natureza, o desporto está a desenvolver-se e a evoluir.
De bicicleta, de esqui, de caiaque ou a pé, na natureza ou em meio urbano, qualquer ambiente pode ser palco de uma corrida de orientação, e os mapas reinventam-se em cada terreno novo.
Esta foi a tua primeira lição como orientador(a)!