QUE EQUIPAMENTO PARA A CAMINHADA AQUÁTICA?

Tendo em conta o tempo que vai passar dentro de água, deverá cobrir o corpo, os pés e as mãos. Assim, o equipamento de base é constituído por uma fato, botins e luvas.

OS ACESSÓRIOS PARA A PRÁTICA DE CAMINHADA AQUÁTICA

O QUE É A CAMINHADA AQUÁTICA?

A caminhada aquática (também chamado de marcha aquática ou passeio aquático) pratica-se no mar e consiste em caminhar dentro de água com o corpo imerso até à cintura. O objetivo é de avançar dentro de água (eventualmente com a ajuda de uma pagaia) fazendo uma sucessão de passadas larga. A caminhada aquática é um desporto muito completo uma vez que faz trabalhar tanto a parte de resistência como a parte muscular.

Trata-se de um desporto náutico acessível a todos e que se pratica sob todas as condições climatéricas. Assim, deverá estar equipado tendo em conta vários fatores ligados à temperatura da água, à localização geográfica ou ainda à sua relação com o frio.

A DEcathlon não aconselha nenhum equipamento específico para a caminhada aquática. No entanto, os equipamentos propostos para outros desportos náuticos adequam-se perfeitamente para a prática da caminhada aquática.

A ESCOLHA DO FATO PAR A CAMINHADA AQUÁTICA

Evidentemente o critério importante na escolha do fato é a temperatura da água, mas a liberdade de movimentos também deve ser tida em consideração. Os fatos propostos na nossa loja caminhada aquática têm em conta esses 2 critérios.

- Se a temperatura da água for inferior a 12°C, privilegie um fato completo de espessura 5 e 4 mm. Um fato de surf 5/4/3 é especialmente concebido para água frias e proporciona uma grande flexibilidade. Para além disso, o neoprene corta-vento será ideal para o efeito de frio. Não hesite em colocar uma licra térmica por baixo se for muito friorento.

Pode igualmente optar por um fato de mergulho 5,5 mm que oferece uma boa flexibilidade e sobretudo uma excelente proteção térmica. Por outro lado, este fato tem a vantagem de ter um capuz incorporado e tem um fecho de correr na zona do peito que facilita o vestir.Outra escolha possível é optar por um fato 4/3 completo com uma licra térmica. A grande vantagem é que terá um só fato para todo o ano! No inverno coloca a licra térmica e no verão retira-a.Finalmente, pode equipar-se com um capuz independente para completar o seu conjunto

- Entre 12 e 17°C, escolha um fato 4/3. Os fatos de surf 4/3 são fáceis de vestir e permitem-lhe a prática de caminhada aquática durante todo o ano. Mesmo quando a água desce abaixo dos 12°C, a combinação fato + licra térmica sera muito eficaz. Caso seja muito friorento, não hesite em escolher uma espessura de fato superior.

- Entre 17 e 20°C, opte por um fato 3/2 ou 2/2 mm. É fácil de colocar e retirar.

- Acima de 20°C aconselhamos-lhe um fato curto, ou caso as condições sejam realmente agradáveis, apenas uma licra térmica.

OS ACESSÓRIOS PARA A PRÁTICA DE CAMINHADA AQUÁTICA

BOTINS, LUVAS E CAPUZ PARA A CAMINHADA AQUÁTICA.

BOTINS 

Não sabendo o que está no fundo do mar, aconselhamos que use uns botins durante a prática da caminhada aquática. Aconselhamos a escolher uns botins com fecho de correr para serem mais fáceis de colocar.
Os botins leves com sola fina são perfeitos para as praias de areia, os botins de mergulho têm uma sola mais espessa para as praias com rochas.

LUVAS 

As luvas de 3 mm adequam-se bem, o seu rácio flexibilidade/calor oferecem um bom compromisso para todo o ano. Se for friorento ou se o frio lhe provoca problemas de circulação então deve optar pelas luvas 5mm.
Atenção, se pratica caminhada aquática com a ajuda de pagaias, verifique que a espessura 5mm não seja demasiado espessa, e que não haja muita resistência para manter a mão fechada.
As luvas barbatanas podem ser uma ajuda na prática de caminhada aquática. Se escolher esta opção, as luvas barbatanas são uma boa ajuda para a sua propulsão na prática da caminhada aquática.

CAPUZ

Para a prática de caminhada aquática com tempo frio e ventoso. Os fatos de mergulho têm um capuz integrado. Se o seu fato não tem um capuz, um capuz completo em neoprene 2mm será perfeitamente adequado. Este capuz é confortável e acompanha os movimentos da cabeça. A pequena viseira é um contributo apreciável, assim como a cobertura da nuca.

OS ACESSÓRIOS INTELIGENTES PARA A PRÁTICA DE CAMINHADA AQUÁTICA

- O poncho: prático para se secar e trocar de roupa na praia. O seu corte assegura uma boa proteção contra o frio.

- Bolsa estanque: permite proteger e utilizar o seu telefone durante as suas saídas de caminhada aquática

-O balde para o fato: um balde de plástico muito prático para evitar que o seu fato molhado suje a mala do seu carro. Também pode despir o fato em pé dentro do balde

-Champô desinfetante para o fato: champô de tratamento para os seus fatos .Elimina os maus odores causados pelas bactérias.

-vCadeado com código: prático para manter em segurança as chaves do seu carro e não ter que as transportar para dentro de água.Lâmpada de flash: esta lâmpada emite um flash vermelho intermitente em contacto com a água. Pode ser utilizada durante as saídas de caminhada aquática de inverno quando anoitece rapidamente. Permite-lhe manter contacto visual com os seus parceiros.