O triatlo Ironman®: um mito reservado aos desportistas de elevado desempenho
O triatlo Ironman®, um sonho, um mito, a distância rainha, aquilo que o faz levantar-se todas as manhãs às 6 h. Mais de um leitor deita-se à noite ouvindo a lendária frase "You are an Ironman", ou pedala durante horas no rolo de treino, vendo vídeos sobre o Havai no Youtube.
A marca Ironman® conseguiu posicionar esta prova como o objetivo a alcançar na vida de um desportista. O marketing e a mediatização das provas levaram à popularização deste desporto junto do grande público.
Várias pessoas iniciaram o triatlo atraídas por este enorme desafio. Este objetivo a longo prazo permitiu-lhes descobrir o triatlo.
Mas é preciso não esquecer que as pessoas que não praticam o triatlo não distinguem entre o triatlo Ironman® e o triplo esforço. O impacto causado pelo anúncio destas distâncias incríveis bloqueia tudo o resto. A única informação de que o nosso interlocutor se lembra é que o triatlo Ironman® é uma prova quase impossível de superar, que só alguns desportistas super eficientes e loucos conseguem superar.
Na minha opinião, esta confusão impede muitas pessoas de descobrir o triatlo e de perceber que existem outras distâncias muito mais razoáveis. Muitos bloqueiam a pensar no triatlo Ironman®, mas podiam perfeitamente começar amanhã com uma distância de sprint ou com um biatlo.
É óbvio que treinar para um triatlo Ironman® não é simples, e exige muito tempo, esforço e dinheiro. Mas para um sprint, é perfeitamente possível pedir uma bicicleta emprestada a um amigo, nadar sem fato (se nadarmos num lago), e os treinos necessários para o completar não são assim tão exigentes.
É necessário desmistificar o triatlo. O público deve perceber que não é necessário ser um super-herói para participar num triatlo, existem competições muito agradáveis e muito mais curtas, onde podemos desfrutar deste desporto sem lhe dedicar todo o tempo.
Estas provas mais curtas e mais acessíveis são a porta de entrada para o nosso desporto. É nossa responsabilidade encorajar os nossos amigos, os nosso conhecidos e os membros da nossa família a experimentar, começando por qualquer coisa que não seja assim tão assustador. Se a conseguirem terminar, irão seguramente apaixonar-se por este desporto e descobrir a grande diversão que é o triatlo.
Aqui fica o trabalho de casa: quando a época do triatlo começar, cada um de vós deve convencer uma pessoa a inscrever-se numa corrida promocional ou num sprint, para que tornemos todos este desporto acessível ao maior número de pessoas!
E quem sabe, talvez seja esse amigo mais rechonchudo, a quem irá ajudar a completar uma distância de sprint para perder peso, que, daqui a uns anos, o vai convencer a ir correr um triatlo Ironman® com ele, na outra ponta do mundo!
E para o motivar a inscrever-se no seu primeiro triatlo, aqui ficam os testemunhos dos nossos leitores quanto à sua primeira experiência de triatlo: