essor_triathlon

Triatlo: uma modalidade em pleno crescimento

Muito pouco conhecido há uns anos atrás, o triatlo é uma modalidade cada vez mais apreciada, tanto para aventurar-se em novos desafios como para variar os treinos. Descubra aqui alguns dados sobre o número de praticantes e o seu perfil.

Triatlo: um desporto cada vez mais apreciado

Muito pouco difundido inicialmente, o triatlo é cada vez mais apreciado e eis a prova: o número de praticantes a nível mundial mais do que duplicou em 7 anos! Passou de 1,3 milhões em 2009 para 2,8 milhões em 2016. Graças aos formatos curtos e ao material cada vez mais adaptado, todas as pessoas podem aventurar-se num triatlo, com algum treino e vontade de se superar, de descobrir uma nova modalidade. O triatlo é um desporto muito completo, variado e que se pratica na natureza, o que agradará a todos os entusiastas de novas experiências na natureza!

Além de um novo desafio, é também uma oportunidade para os praticantes de natação, ciclismo ou corrida variarem os momentos de prazer e quebrarem a rotina dos treinos num só desporto. A maior parte dos triatletas vêm da corrida (33%), depois do ciclismo (16%) e, por último, da natação (12%).

Triatlo: um desporto misto desde o início 

O triatlo é um desporto misto em que as mulheres estão bem representadas (26% dos inscritos na FFTRI em 2016 eram mulheres) e no qual se fez questão de respeitar a igualdade entre homens e mulheres desde o início com competições mistas, o que não acontece necessariamente noutras modalidades de alto nível. No entanto, há cada vez mais competições reservadas às mulheres, para promover o acesso às principiantes e para que se sintam mais confiantes.

A média de idades dos praticantes de triatlo

A média de idades dos praticantes divide-se da seguinte forma: 41% têm entre 36 e 50 anos, 35% entre 26 e 35 anos, com a particularidade de que, nos formatos curtos como o Sprint, a maior parte dos participantes são bastante jovens porque requer intensidade no esforço, que é explosivo do início do fim, adequado para os jovens. Os formatos longos atraem os mais experientes, que se destacam mais em corridas de resistência.

Fonte : FFTRI - dados de 2016

charlotte-aptonia

Charlotte

Apaixonada por desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou um vício desde a minha primeira prova! Fã das distâncias Sprint e Olímpica, adoro a variedade proporcionada por este desporto, tanto ao nível da prática como do ambiente no qual evoluo. O triatlo proporciona sempre bons desafios com muita diversão!