A força muscular de uma mulher
As mulheres têm, em termos globais, uma força muscular 60% inferior à dos homens. Uma mulher que faz um treino orientado para o aumento da força muscular atinge ou ultrapassa a força de um homem sedentário com a mesma idade.
Para esse efeito, existem dois principais tipos de preparação:
– a Preparação Física Geral (PFG) que passa pela musculação em ginásio e trabalho de core: não hesite em pedir conselhos e orientações durante os seus exercícios;
– a Preparação Física Específica (PFE) que corresponde à prática de exercícios com a bicicleta.
Exercício de PFE de tipo musculação: fazer subidas com uma velocidade pesada, pedalando sentado e com uma cadência lenta. Não deve puxar pelo guiador (= movimento inútil, perda de energia), mas sim concentrar-se apenas na coordenação da pedalada, o chamando movimento de puxar-carregar no pedal.
Para melhor se concentrar nesse exercício, imagine-se a desenhar grandes círculos com os pés. A frequência cardíaca e a frequência respiratória devem manter-se baixas para que o exercício não se transforme num exercício de potência. Para ter uma noção, deverá conseguir manter uma conversa sem estar demasiado ofegante.
Tenha cuidado para não forçar durante demasiado tempo, sob pena de causar uma lesão muscular.
5 minutos de trabalho ritmado com recuperações ativas (pedalar a ritmo suave sem acelerar) será mais eficaz do que 20 minutos de esforço intensivo.