O TOP 10 PARA A PROTEÇÃO SOLAR

Seguem-se algumas informações simples e úteis para se proteger de forma eficaz.

proteção-solar

É importante proteger-se do sol durante a prática desportiva. Os esforços físicos aumentam o calor do corpo e causam a sobrecarga dos seus mecanismos de compensação. Será necessária uma proteção contra a radiação ultravioleta (UV), de modo a evitar queimaduras solares, o envelhecimento da pele, a insolação ou até mesmo o melanoma. Para se proteger, siga os nossos conselhos:

1) A melhor proteção é a roupa, especialmente no caso das crianças! Ela bloqueia a radiação e assegura uma proteção duradoura. Alguns produtos "Top UV" são especialmente concebidos para proteger as crianças do sol!

 2) Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 12 e as 16 horas. A exposição excessiva ao sol constitui uma séria ameaça à saúde. A exposição ao sol deve ocorrer de forma gradual. Procure um pouco a sombra de um interior ou de um guarda-sol.

 3) Escolha bem o seu creme: um creme resistente à água e ao suor e com fator de proteção elevado permite uma melhor retenção durante a prática.

 4) As queimaduras solares são perigosas, nomeadamente nas crianças. Os bebés e as crianças não devem ser expostos à luz solar direta e ao calor.

 5) O uso de chapéu ou boné serve de escudo contra os raios solares. Não se esqueça também de proteger o pescoço. Em função da atividade, e no caso das crianças, são altamente recomendados os bonés com protetor de pescoço. E sim, às vezes o conforto é mais importante do que a estética!

 6) Uma boa hidratação: no mínimo, 1,5 litros por dia, adicionando 1 litro por cada dez graus acima de 20 °C. Veja também os nossos conselhos sobre hidratação no desporto.

 7) Proteja a sua visão e a das crianças com óculos de sol. Lembre-se de que os seus olhos são sensíveis e corre o risco de desenvolver catarata. Isto já para não falar de um maior conforto na sua prática desportiva. Para cada desporto, existe um formato de óculos adequado. Solicite ajuda junto dos nossos vendedores!

 8) Utilize o protetor solar adequado à sua atividade desportiva e à sua zona de exposição. Para escolher o fator de proteção correto, siga os nossos conselhos:

9) As organizações de saúde recomendam a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após cada banho, independentemente do seu fator de proteção. Aplique uma camada espessa e uniforme. Cubra bem todas as zonas expostas e repita esse gesto quantas vezes for necessário.

10) A areia, a neve e a água podem refletir mais de metade dos raios solares na sua pele. E os raios não estão necessariamente associados a um céu limpo. Mesmo com tempo nublado, deve proteger-se. Em altitude e nas regiões tropicais, tome também as devidas precauções e adapte o fator de proteção do seu creme ao seu ambiente de treino.

Tem outras soluções que queira partilhar sobre a proteção solar durante a prática desportiva?

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE