FÍSICA DA RADIAÇÃO SOLAR

O sol é indispensável para o nosso correto equilíbrio, mas uma exposição demasiado forte pode ser nefasta para a pele, nomeadamente durante as sessões desportivas prolongadas no exterior. Sabe porquê? Conhece o efeito dos raios solares na sua pele e a razão porque um filtro eficaz é essencial para se proteger? Explicamos-lhe tudo!

radiação-solar

1. Uma boa dose de sol

Indispensável para o nosso equilíbrio psicológico, o sol e a sua luz desempenham um papel benéfico para a nossa moral e bem-estar. Quer exemplos? O sol tem efeitos positivos no sistema imunitário e efeitos terapêuticos na construção dos ossos, na vitalidade e no humor. Permite regular o nosso ritmo de sono. O nosso organismo precisa de sol para sintetizar a vitamina D. Indispensável para o nosso esqueleto, esta vitamina é particularmente importante para o crescimento das crianças. Alguns minutos de exposição por dia são suficientes para que o nosso corpo a produza, o que permite fixar o cálcio e o fósforo.

Mas com uma grande exposição, durante um treino no exterior, o sol é responsável por queimaduras solares (eritemas) da pele e dos olhos, alergias e insolações. A longo prazo, o abuso do sol acelera o envelhecimento cutâneo, favorece o aparecimento de lesões oculares (cataratas, úlceras da córnea) e tumores da pele.

2. Proteger-se dos raios ultravioletas (UV)

A radiação solar corresponde ao conjunto das ondas eletromagnéticas emitidas pelo sol. Proteger-se do sol é proteger-se dos raios ultravioletas.

Há dois tipos de raios UV que atravessam a camada de ozono:

·                Os UV-B provocam as queimaduras solares e podem originar cancros de pele e lesões oculares. Favorecem o envelhecimento da pele, danificando as fibras de colagénio. Os vidros param os UVB.

·                Os UV-A penetram profundamente na pele e provocam o envelhecimento prematuro da pele e a aparição de rugas. Conseguem atravessar um vidro. São também os responsáveis pelo efeito de bronzeamento imediato.

Um creme solar adaptado à sua pele permite criar um filme de proteção contra os UV-A e os UV-B, para preservar a sua saúde. Um filme solar adaptado torna a sua pele mais segura, contribuindo para reforçar o seu bronze!

Atenção: Não é possível separar os UVA e os UVB ! Cada raio solar é composto por tudo. Qualquer que seja o seu tipo de pele, deve protegê-la dos seus malefícios.

O bronze é uma proteção natural contra os UV, mais ou menos importante de acordo com o seu tipo de pele. As crianças estão menos aptas a proteger-se naturalmente do sol.

3. Atenção aos raios solares

Os raios solares encontram-se sob diferentes condições.

·    Os raios diretos: São os raios UV do sol, alcançam diretamente a pele. A sua intensidade depende da hora, da estação, da latitude e da altitude.

·    Os raios refletidos: resultam da reflexão dos raios do sol numa superfície refletora, como: neve (70 a 80 %), superfícies brancas (paredes ou chão: 20 a 40 %), areia (15 a 20 %), água (5 a 10 %), ou pisos escuros (3 % na relva).

·    Os raios difusos: São os raios provenientes da atmosfera, quer esteja bom ou mau tempo. Os raios solares atravessam as nuvens e difundem-se por toda a superfície da terra.

O nosso conselho: tenha cuidado, os raios não estão obrigatoriamente associados a um sol limpo. Também incidem com tempo encoberto, com nuvens, por reflexão ou por difusão.

Conheça todos os nossos conselhos para se proteger eficazmente do sol com:

Já experimentou os cremes solares de desporto, especificamente desenvolvidos para a sua prática desportiva?