O que é o grappling?

O que é o grappling?

Agarra no teu adversário e atira-o ao chão. Prova a tua flexibilidade, vivacidade e resiliência. Explicamos-te tudo sobre o grappling...

Thibaut, engenheiro de produto e faixa preta de jiu-jitsu brasileiro explica-nos o que é o grappling, os diferentes estilos no-gi, luta livre... bem como a forma como decorre um combate. Para terminar, explica-nos porque é importante usar roupa adaptada para executar corretamente as técnicas de grappling.

O que significa grappling?

Grappling é um termo usado para designar o conjunto das práticas de luta especializadas no chão: no-gi, luta livre, etc., tendo como objetivo que o adversário desista, com técnicas de finalização (chaves articulares, estrangulamento, etc.).

Técnicas do grappling?

O termo grappling realça a prática da preensão: agarrar o parceiro, pelo que se diferencia das práticas de "striking", nas quais há golpes e percussões. As técnicas de grappling são muito semelhantes às do wrestling (luta), tendo como principal distinção: a permissão de técnicas de finalização no solo.

Técnicas de grappling de acordo com as etapas do combate.

1. A fase de combate de pé

O objetivo é geralmente o de projetar o adversário ao chão utilizando técnicas de projeção (correntemente denominadas "Takedown") inspiradas na luta, no judo, no sambo, etc. É também possível que um dos combatentes encurte esta fase decidindo sentar-se (evitando assim uma projeção pelo adversário, que poderia aterrar numa posição vantajosa).

2. A fase de combate no chão

Um dos combatentes está sentado ou de costas no chão (é considerado "por baixo" e designado "guardeiro") e o outro combatente está por cima, geralmente de pé ou de joelhos (é considerado "por cima" e designado "passador").

Durante esta fase, o combatente por baixo vai tentar inverter o seu adversário para passar por cima ou obter uma posição de controlo forte, como, por exemplo, posicionar-se nas costas do seu adversário. O combatente por cima vai também tentar obter uma posição de controlo forte efetuando uma passagem de guarda.

Durante as 2 fases descritas, é possível que cada um dos combatentes submeta o seu adversário com uma técnica de finalização. A obtenção de posições com um bom controlo aumenta a probabilidade de submeter o seu adversário.

3. O fim do combate

- um adversário desiste após uma técnica de finalização
- um dos adversários perde os sentidos
- o árbitro pára o combate porque crê que a saúde de um dos combatentes está em perigo
- o tempo regulamentar terminou (um sistema de pontos permite designar o vencedor).

As diferentes técnicas de imobilização

Os diferentes estilos

A família grappling inclui varias disciplinas: no gi e luta livre são as duas mais conhecidas e representadas, mas existem também outas formas de grappling, como o catch wrestling, o submission wrestling ou ainda formas de luta regionais.

Apesar de sensivelmente aparentadas, estas disciplinas possuem estilos de combate diferentes, e mesmo regras e técnicas próprias. O no-gi corresponde à prática do jiu-jitsu brasileiro sem quimono (em roupa de luta: calções, t-shirt). A luta livre é uma disciplina à parte, descendente da luta, com um estilo de combate característico.

Como decorre um combate de grappling?

Todos os combates de grappling iniciam com uma fase de luta de pé (parte de wrestling) em que o objetivo é o de projetar o adversário para o solo. Muito menos difundido que no jiu-jitsu brasileiro (praticado com um gi/quimono), é também possível escolher começar o combate "por baixo" sem passar por uma fase de pé. Concretamente, isto traduz-se na decisão de um combatente em sentar-se para efetuar o combate no solo.



No solo, o combate continua para obter posições dominantes com um controlo sobre o adversário. Estas posições têm como objetivo obter a submissão do adversário. Quanto mais dominante for a posição, maior a probabilidade de ser bem sucedido na técnica de submissão. Uma das características da luta livre é, por exemplo, procurar frequentemente a submissão do adversário sem ter obtido previamente posições dominantes.



O combate pára automaticamente quando um dos combatentes desiste após uma técnica de finalização realizada pelo adversário. O combate pode também terminar quando o árbitro para o combate por julgar que um adversário corre o risco de uma lesão grave.



A grande maioria dos combates decorre com um tempo definido. No fim do tempo definido, se nenhum dos adversários tiver desistido (ou sem paragem pelo árbitro), o vencedor será quem tiver marcado mais pontos. Os pontos são ganhos através de posições dominantes sobre o adversário (por exemplo: controlo lateral, montada, pega de costas, etc.).



As competições de grappling estão normalmente organizadas por categorias de nível, de idade e de peso. Existe frequentemente uma categoria dita "absoluta", que agrupa os combatentes de todos os pesos possíveis, o que permite destacar um dos grandes princípios deste desporto: ‘’a técnica supera a força’’.

A roupa de grappling

O grappling requer um vestuário adaptado, devido às grandes exigências do desporto. Os têxteis devem permitir uma excelente LIBERDADE DE MOVIMENTOS, uma boa ELIMINAÇÃO DA TRANSPIRAÇÃO, mas também a melhor RESISTÊNCIA possível, para responder às exigências geradas pelas numerosas fricções no solo. É também importante que a roupa se mantenha no sítio durante a realização de movimentos ou técnicas nos combates de alta intensidade.



A equipa de praticantes apaixonados da DECATHLON OUTSHOCK concebeu um conjunto inteiro para responder a estes necessidades de utilização. É composto por uns calções, um rashguard, umas calças justas e uns calções compridos (estes últimos 3 produtos também podem ser usados como roupa interior durante a prática de desportos com quimono).


DIVERTE-TE, QUALQUER QUE SEJA O TEU ESTILO DE GRAPPLING!

Thibaut

Thibaut

Apaixonado pelo jjb e o grappling

Engenheiro de Produto na Outshock

Estes conselhos podem interessar-te:

JUDO

QUAL É A ARTE MARCIAL MAIS INDICADA PARA MIM? (escolher uma arte marcial)

Já decidiu começar a praticar artes marciais! Um novo mundo que se abre perante si e chega o momento de escolher uma disciplina. É nesta fase que, para muitos aspirantes a praticantes de artes marciais, as coisas se complicam. Existem tantos estilos que nem sempre é fácil nos situarmos. Este artigo não pretende dar-lhe uma resposta firme e definitiva sobre uma questão que, acima de tudo, é muito pessoal. Nele poderá encontrar, no entanto, alguns conselhos úteis que lhe permitirão determinar a arte marcial que melhor lhe convém.
bienfaits_karaté_petits_grands

OS BENEFÍCIOS DO KARATÉ – o desporto completo para graúdos e pequenos

O karaté é um desporto de combate extremamente benéfico para a saúde que pode ser praticado desde muito jovem. As crianças podem começar a frequentar aulas a partir dos 6 anos. Existem, contudo, clubes que propõem aulas de "baby karaté" adaptadas a crianças a partir dos 4 anos.
cc saco de boxe

Como escolher um saco de boxe?

Diferentes materiais (tecido, sintético, couro), diferentes tamanhos? São muitas as variantes... descubra como escolher o saco de boxe mais adaptado ao seu treino.