Agarra no teu adversário e atira-o ao chão. Prova a tua flexibilidade, vivacidade e resiliência. Explicamos-te tudo sobre o grappling...
Thibaut, engenheiro de produto e faixa preta de jiu-jitsu brasileiro explica-nos o que é o grappling, os diferentes estilos no-gi, luta livre... bem como a forma como decorre um combate. Para terminar, explica-nos porque é importante usar roupa adaptada para executar corretamente as técnicas de grappling.
Grappling é um termo usado para designar o conjunto das práticas de luta especializadas no chão: no-gi, luta livre, etc., tendo como objetivo que o adversário desista, com técnicas de finalização (chaves articulares, estrangulamento, etc.).
O termo grappling realça a prática da preensão: agarrar o parceiro, pelo que se diferencia das práticas de "striking", nas quais há golpes e percussões. As técnicas de grappling são muito semelhantes às do wrestling (luta), tendo como principal distinção: a permissão de técnicas de finalização no solo.
Técnicas de grappling de acordo com as etapas do combate.
1. A fase de combate de pé
O objetivo é geralmente o de projetar o adversário ao chão utilizando técnicas de projeção (correntemente denominadas "Takedown") inspiradas na luta, no judo, no sambo, etc. É também possível que um dos combatentes encurte esta fase decidindo sentar-se (evitando assim uma projeção pelo adversário, que poderia aterrar numa posição vantajosa).
2. A fase de combate no chão
Um dos combatentes está sentado ou de costas no chão (é considerado "por baixo" e designado "guardeiro") e o outro combatente está por cima, geralmente de pé ou de joelhos (é considerado "por cima" e designado "passador").
Durante esta fase, o combatente por baixo vai tentar inverter o seu adversário para passar por cima ou obter uma posição de controlo forte, como, por exemplo, posicionar-se nas costas do seu adversário. O combatente por cima vai também tentar obter uma posição de controlo forte efetuando uma passagem de guarda.
Durante as 2 fases descritas, é possível que cada um dos combatentes submeta o seu adversário com uma técnica de finalização. A obtenção de posições com um bom controlo aumenta a probabilidade de submeter o seu adversário.
3. O fim do combate
- um adversário desiste após uma técnica de finalização
- um dos adversários perde os sentidos
- o árbitro pára o combate porque crê que a saúde de um dos combatentes está em perigo
- o tempo regulamentar terminou (um sistema de pontos permite designar o vencedor).
A família grappling inclui varias disciplinas: no gi e luta livre são as duas mais conhecidas e representadas, mas existem também outas formas de grappling, como o catch wrestling, o submission wrestling ou ainda formas de luta regionais.
Apesar de sensivelmente aparentadas, estas disciplinas possuem estilos de combate diferentes, e mesmo regras e técnicas próprias. O no-gi corresponde à prática do jiu-jitsu brasileiro sem quimono (em roupa de luta: calções, t-shirt). A luta livre é uma disciplina à parte, descendente da luta, com um estilo de combate característico.
Todos os combates de grappling iniciam com uma fase de luta de pé (parte de wrestling) em que o objetivo é o de projetar o adversário para o solo. Muito menos difundido que no jiu-jitsu brasileiro (praticado com um gi/quimono), é também possível escolher começar o combate "por baixo" sem passar por uma fase de pé. Concretamente, isto traduz-se na decisão de um combatente em sentar-se para efetuar o combate no solo.
No solo, o combate continua para obter posições dominantes com um controlo sobre o adversário. Estas posições têm como objetivo obter a submissão do adversário. Quanto mais dominante for a posição, maior a probabilidade de ser bem sucedido na técnica de submissão. Uma das características da luta livre é, por exemplo, procurar frequentemente a submissão do adversário sem ter obtido previamente posições dominantes.
O combate pára automaticamente quando um dos combatentes desiste após uma técnica de finalização realizada pelo adversário. O combate pode também terminar quando o árbitro para o combate por julgar que um adversário corre o risco de uma lesão grave.
A grande maioria dos combates decorre com um tempo definido. No fim do tempo definido, se nenhum dos adversários tiver desistido (ou sem paragem pelo árbitro), o vencedor será quem tiver marcado mais pontos. Os pontos são ganhos através de posições dominantes sobre o adversário (por exemplo: controlo lateral, montada, pega de costas, etc.).
As competições de grappling estão normalmente organizadas por categorias de nível, de idade e de peso. Existe frequentemente uma categoria dita "absoluta", que agrupa os combatentes de todos os pesos possíveis, o que permite destacar um dos grandes princípios deste desporto: ‘’a técnica supera a força’’.
O grappling requer um vestuário adaptado, devido às grandes exigências do desporto. Os têxteis devem permitir uma excelente LIBERDADE DE MOVIMENTOS, uma boa ELIMINAÇÃO DA TRANSPIRAÇÃO, mas também a melhor RESISTÊNCIA possível, para responder às exigências geradas pelas numerosas fricções no solo. É também importante que a roupa se mantenha no sítio durante a realização de movimentos ou técnicas nos combates de alta intensidade.
A equipa de praticantes apaixonados da DECATHLON OUTSHOCK concebeu um conjunto inteiro para responder a estes necessidades de utilização. É composto por uns calções, um rashguard, umas calças justas e uns calções compridos (estes últimos 3 produtos também podem ser usados como roupa interior durante a prática de desportos com quimono).
DIVERTE-TE, QUALQUER QUE SEJA O TEU ESTILO DE GRAPPLING!