O QUE É O BJJ?

O Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) é um desporto de combate e uma arte marcial baseada em técnicas de controlo e submissão do adversário no solo.

O que é o JJB?

O objetivo consiste em neutralizar o adversário usando técnicas de combate no solo para obter posições de domínio ou submissão (chave articular, estrangulamento, compressão muscular), obrigando o adversário a desistir do combate (sem infligir qualquer golpe). Inicialmente desenvolvido como técnica de autodefesa, o BJJ foi revelado a nível mundial com os primeiros combates livres organizados nos Estados Unidos, impondo-se como um meio eficaz de derrotar um adversário mais forte levando-o a combater no solo. 
O BJJ evoluiu e assumiu-se como modalidade desportiva de pleno de direito, com a organização de competições e a criação de federações em todo o mundo.

Como decorre o combate:

Em competição, os combates de BJJ começam de pé mais decorrem maioritariamente no solo: seja por projeção forçada para o chão, seja por iniciativa de um dos adversários que decide ir ao chão para adotar uma posição de guarda. 

A pessoa que está por baixo pode tentar submeter o seu adversário ou virá-lo (passando assim a assumir a posição de cima). A pessoa que estiver por cima pode também tentar submeter o seu adversário ou passar à guarda no lugar do seu adversário. 

O combate só termina quando um dos 2 adversários desiste (dando 3 ligeiros toques no seu adversário ou no solo) ou quando já não estiver em condições de combater. Se nenhum destes 2 casos se verificar no final do tempo regulamentar, o adversário que tiver marcado mais pontos é declarado vencedor.

jiu-jitsu combate

Breve história do Jiu-Jitsu Brasileiro

No início da década de 1900, um aluno de Jigoro Kano, Mitsuyo MAEDA, foi enviado para o Brasil para promover e ensinar Judo e Jiu-Jitsu. 
À sua chegada em terras brasileiras, foi acolhido e ajudado por um político chamado Gastão GRACIE. 

Em agradecimento pelo apoio prestado durante a sua instalação no Brasil, Mitsuyo MAEDA ensinou Jiu-Jitsu a Carlos e Hélio, os 2 filhos de Gastão. Hélio, particularmente mais fraco, deu-se conta de que o combate no solo, aplicando alguns conceitos, permitia diminuir significativamente a diferença entre 2 adversários em termos de força física. 

Com o seu irmão Carlos, desenvolveu um sistema baseado nas técnicas executadas no solo que permitem a um lutador manter-se em segurança posicionando as pernas entre si e o seu adversário. Carlos e Hélio tiveram vários filhos, todos eles formados nas artes do BJJ. 

Vários deles realizaram desafios para comprovar a eficácia do BJJ em diversos eventos organizados de combate livre. Depois de os Gracie terem conquistado vitórias nestes eventos, o Jiu-Jitsu Brasileiro expandiu-se e teve um grande desenvolvimento à escala mundial, ao ponto de ser reconhecido como um desporto de pleno direito.

Ambassadeur_OUTSHOCK_Thibaut

THIBAUT

Embaixador de JIU-JITSU BRASILEIRO

Apaixonado por desportos de combate.

ESTES CONSELHOS PODERÃO INTERESSAR-LHE: