Algumas ideias para começar...
VONTADE DE SE INICIAR? Não precisa de investir muito em equipamentos para começar. Um cabeção etológico, ou um cabeção com nós e uma guia com comprimento suficiente chegarão (com pelo menos 3,7m, embora existam mais compridas!). Atenção, o cabeção com nós é muito mais penalizador que um cabeção plano e exerce uma ação mais forte na cabeça do cavalo. Não deve ser utilizado para prender o cavalo!
Aconselho a começar pelos 7 jogos de Parelli, sendo o primeiro: o jogo da amizade. No solo, junto do cavalo, faça festas em todo o seu corpo, incluindo as orelhas! Um cavalo que deixa o cavaleiro tocar-lhe em todo o corpo será um cavalo mais sereno durante as visitas do veterinário e que, por exemplo, não levantará a cabeça no momento de colocar a cabeçada. Resumindo: será um cavalo mais fácil no dia a dia e, sobretudo, mais feliz! E quando o cavalo está feliz, nós também ficamos felizes :)
Existem muitos métodos diferentes. Informe-se o melhor possível e recorra apenas a profissionais devidamente reconhecidos. Verifique se concluíram um Curso de Formação Etológica (equivalente em etologia ao certificado de Galope) ou se possuem diplomas equivalentes e reconhecidos em França ou no estrangeiro (os certificados emitidos nos Estados Unidos têm um nível bastante avançado neste domínio).
Por último, é frequente ouvirmos que a etologia é uma coisa muito bonita, mas é preciso ter o seu próprio cavalo. Se tiver aulas de equitação com um cavalo partilhado com outros alunos, nada o impede de falar com o proprietário acerca desta aprendizagem etológica, mas caberá a este decidir em última análise se o autoriza a utilizar este método. Se praticar num clube, poderá tentar dessensibilizar esse cavalo um pouco comichoso no momento de o aparelhar, com ajuda do seu monitor ou monitora. Se estiver a iniciar-se neste método, é muito importante contar com um acompanhamento ;)
Do que está à espera para se lançar?