Quando conseguir que a sua montada fica bem imóvel neste exercício a pé, poderá então passar para o exercício em sela. Quem diz "em sela", diz também no momento de montar o cavalo, pelo que poderá aproveitar o trabalho que desenvolveu a pé. Retome o exercício anterior até ao ponto em que ficar posicionado ao lado da sela. Se o cavalo não se moveu, recompense-o (naturalmente), e posicione-se para o montar. O cavalo deverá estar calmo e descontraído, de modo a que não tenha motivos para fugir ou procurar outra posição mais confortável.
Comece por ajustar calmamente as rédeas, sem puxar, e monte na sela. Se o cavalo recuar no momento em que estiver a montar na sela, as rédeas poderão estar mal ajustadas ou demasiado curtas. Se o exercício for corretamente executado, não precisará normalmente de segurar o cavalo. Poderá agora montar e descer do cavalo à vontade sem que o cavalo se mexa. Se se sentir com coragem, poderá tentar repetir o exercício no lado direito do cavalo. Mantenha-se atento, uma vez que o cavalo poderá reagir com surpresa, visto não estar ainda habituado a ser abordado pelo lado direito.
Se o cavalo se mover no momento em que estiver a montar, verifique se não toca a garupa ao passar perna por cima ou se as rédeas não estão demasiado esticadas. Desça do cavalo e repita o exercício, voltando a posicionar-se à frente do cavalo, pedindo-lhe novamente para ficar imóvel, sempre com calma. Poderá levar algum tempo até conseguir o resultado pretendido se o cavalo nunca foi ensinado a ser montado. Arme-se de uma boa dose de paciência e serenidade. O seu cavalo deverá compreender que será mais confortável para ele se se mantiver imóvel.
Depois de o cavalo ter bem assimilado o exercício e conseguir ficar devidamente imóvel, poderá complementar este exercício com outros exercícios. Peça-lhe para fletir a cabeça, primeiro para um lado e depois para o outro, sem esquecer de folgar bem a rédea exterior. O seu cavalo deverá virar a cabeça sem mover as pernas.