O jogo em pares no badminton

Desportos de raquetes = desporto individual. O badminton inverte o cliché ao propor um jogo em pares técnico, empenhado e tático mas sobretudo tão praticado como o jogo individual . A partida começa… Mas quais são os pontos importantes para jogar bem em pares?

em pares

Como se posicionam os jogadores e quais são os seus papéis numa situação de ataque?

O primeiro jogador está posicionado à frente da rede e o seu papel é pressionar os adversários, impedi-los de bloquear os ataques e recuperar a rede. O segundo jogador está no fundo do campo e deve dirigir o ponto: smash, amorti, variação de pancadas.Este segundo jogador deve sempre pensar no seu parceiro e cada uma das suas pancadas deve colocar o seu parceiro numa posição favorável para defender ou atacar.

posição
ataque

"Ter o ataque"

A menos que tenha uma defesa de ferro e não faça nenhuma falta, precisa conseguir atacar e manter o ataque. Para isso, as fases de jogo jogam-se principalmente a bater a direito. O objetivo para si é não é ceder a mão (o ataque) com um volante fácil e lento. A posse da rede é assim essencial para ganhar o ponto. Quanto mais presente e ativo estiver na rede, mais os adversários são levados a elevar o volante e assim a dar-lhe volantes para smash

A defesa

Sim, se perde o ataque, a defesa deve permitir retomar a vantagem ou pressionar os adversários a cometerem falta.

O posicionamento dos dois jogadores é, assim, diferente pois devem estar lado a lado para cobrir o máximo do campo.

São oferecidas 2 possibilidades:

-Defender de forma curta

-Fazer com que o atacante se mova. 

Retomar o ataque deve permanecer o seu objetivo durante a defesa

DEFESA

Manter o ataque, recuperar o ataque, sim! mas quais são as zonas onde jogar para ganhar o domínio do jogo?

A zona de divórcio é a zona onde jogar. É a zona situada entre os dois jogadores. Se conseguir colocar o volante nessa zona os adversários correm o risco de se atrapalharem e executarem uma pancada má. Um ataque em smash entre os jogadores vai ativar os seus reflexos ao mesmo tempo, o que pode prejudicá-los consideravelmente.

em pares

Quais são as pancadas a dominar para ganhar o domínio de jogo na troca?

Serviço, devolução e 3ª pancada! Sem dúvida alguma, estas são as pancadas mais importantes para ganhar o domínio desde o início do jogo.

Um bom serviço da sua parte seguido de uma boa opção de ataque e o seu ponto pode ficar concluído em 3 pancadas.

O mesmo se passa para a resposta ao serviço.

Ao jogar para os lados, entre os dois jogadores (zonas de divórcio) ou ainda sobre o jogador durante a mudança de preensão da sua raquete, pode recuperar a vantagem rapidamente e concluir o ponto.

Em suma

O jogo em pares é uma mistura subtil de técnica, de tática e de posicionamento. Ao serem muito móveis e procurando sempre uma boa posição no campo, você e o seu parceiro são capazes de desenvolver um jogo de ataque e ir em rumo à vitória.

Descubra mais conselhos sobre o badminton