A cabeça debaixo de água e a touca enfiada sobre os ouvidos, ouvir as instruções do treinador não é tarefa simples, ainda por cima se a linguagem se torna demasiado técnica.
A natação é uma disciplina que tem uma linguagem própria, quer seja no treino ou em competição.
Se queres falar da mesma forma que encadeia piscinas, mergulha suavemente no nosso glossário de natação.
mais um equipamento de treino de natação insólito! As anti-placas são placas aredondadas que reduzem a tomada de água. Permitem treinar o avançamento com condicionamento do apoio.
Na natação os anéis não são jóias! Mas permitem fazer perder calorias. O anel é um material de treino de forma circular, em espuma. Coloca-se à volta da cintura com a ajuda de um cinto e tem de ser rebocado sobre uma determinada distância. Uma vez embebido em água, o anel torna-se pesado e provoca resistência ao avanço.
Ordem dada pelos juízes de corrida durante as corridas, antecede alguns segundos o sinal de partida. É o “pronto, hop” (que utilizam os treinadores no treino) oficial!
Na partida, existem duas opções! Quer nos estilos sobre a barriga, quer nas costas, o nadador pode escolher empurrar o muro / bloco de partida com os pés juntos ou como num starting block.
Técnica praticada pelos nadadores estrategas, apanhar a onda é muitas vezes utilizada para nadar depressa com o mínimo de esforço. O nadador que apanha a onda deve colar-se contra a linha de água imediatamente atrás do seu concorrente. E assim, enquanto o seu concorrente o "reboca", o nadador aproveita para "surfar a onda", esperto!
Mas como é que os nadadores fazem para não bater com a cabeça no muro quando nadam costas? Graças às bandeiras evidentemente!
Colocadas a 5 metros dos 2 muros da piscina, são uma marca para os praticantes de costas que sabem quantos movimentos devem fazer até tocar no muro. Esta técnica deve supostamente evitar hematomas e outras dores de cabeça…
Também chamada de viragem, trata-se do rolamento efetuado a cada chegada no muro (só no crawl e nas costas) e que permite ganhar tempo precisos se for efetuada de forma eficaz. A cambalhota é efetuada na posição ventral exceto para a prova dos 4E, onde poderá virar diretamente para a posição dorsal quando fizer a volta costas/bruços.
Podendo estender-se em distâncias infinitas, o "crawl / costas por 50” significa que para uns 200 m por exemplo, deve encadear: 50 m crawl / 50 m costas / 50 m crawl / 50 m costas. Esta expressão não é obviamente exclusiva do crawl e costas!
Meetings, campeonatos regionais, nacionais (N3, N2, N1) isto tudo são competições!
Tal como em todos os desportos, os nadadores gostam de americanizar algumas expressões! E chamar o treinador de “coach” à beira da piscina, é bastante cool (Também funciona com os “paddles” que significa “palas de natação”)!
São os 4 estilos clássicos da natação.
O deslize é a fase subaquática que o nadador efetua depois do mergulho ou após as viragens. É uma fase determinante numa corrida mas está limitada a 15 m no máximo pela federação!
Palavr conhecida de toda a gente, a depilação consiste em eliminar os pelos do corpo. Mas para os nadadores e nadadoras, é também o momento de terminar a preparação física e psicológica antes de uma competição. A depilação, permite, ao nível psicológico, sentir sensações de deslize mais intensas. Fisicamente, ter o corpo liso reduz os atritos e permite melhorar o hidrodinamismo. Claro que estamos a falar de dezenas ou mesmo centésimas de segundos!
Diminutivo de educativos, os educs são exercícios de natação que permitem isolar uma parte dos gestos num estilo de natação, para melhorar o estilo. Existem uma infinidade! Os educs são uma mina de ouro no que diz respeito às expressões bizarras (catch-up crawl, polo crawl, crawl opposition, e tantos outros…).
Significa implicitamente "estou a nadar na linha 4", o que quer dizer que é o favorito da série ou da final na qual vai nadar!
A ordem das linhas, do melhor tempo ao menos bom é a seguinte: 4, 5, 3, 6, 2, 7, 1, 8.
Trata-se do estilo no qual o nadador é especialista, aquele que lhe proporciona maior prazer e muitas vezes no qual é melhor!
Forma lúdica de treino, o fartlek consiste em alternar fases de sprint com fases mais calmas. Trata-se simplesmente de nadar durante bastante tempo, alternando a forma, para melhorar a resistência e afogar a monotonia!
O fato de natação engloba tanto os fatos para mulher como os calções compridos (jammer) para homens e devem ser homologados pela federação para poderem ser aceites em competição. São utilizados ao mais alto nível para proporcionar modelação, flutuação e hidrodinamismo.
É a sensação ( e não só) de não conseguir avançar dentro de água. É muitas vezes o que acontece quando se iniciam os primeiros 50 m de uns 200 m mariposa demasiado rápido, ou nuns 1 500 m livres… (True story).
Quando um nadador diz que treina ou que participa numa competição no tanque grande, significa que nada numa piscina Olímpica (50 m).
O pequeno tanque refere-se a uma piscina de 25 m.
Parte do treino que consiste em limitar o número de respirações para uma determinada distância, treinando o esforço com uma quantidade de oxigénio menor. O treino de hipoxia mais conhecido é provavelmente o “3, 5, 7, 9” onde o nadador alterna as respirações a cada 3, 5, 7 e 9 movimentos dos braços.
Muitas vezes confundido com o crawl, o estilo livre distingue-se em competição pelo facto que todos os estilos puderem ser executados. Nas provas chamadas de “estilo livre”, podemos imaginar que alguns nadadores progridem em bruços, outros em crawl e outros em mariposa ou costas. No entanto o crawl é maioritariamente escolhido, uma vez que é o estilo mais rápido. Pelo contrário, só poderá escolher um estilo clássico, é totalmente proibido trocar de estilo durante a corrida!
É a parte do treino em que são praticados o crawl, costas, bruços ou mariposa sem nenhuma variante ou material. Ou seja podemos dizer que é uma natação normal! Utilizamos por vezes esta expressão depois de um treino em "educ”...
A expressão típica das piscinas, é idêntica em mais 3 cores (amarelo, preto, verde). O vermelho indica a agulha vermelha do contador de segundos que se encontra em quase todas as piscinas. Partir com o "vermelho a zero" significa que a partida será dada quando a agulha vermelha estiver no zero do mostrador.
refere-se a uma parte do treino onde as distâncias a efetuar (aqui 4) se efetuam cada vez mais rápido (1. Lento / 2. Médio / 3. Contínuo / 4. Rápido).
O “X minutos / segundos” é o tempo que disponível que o nadador tem para iniciar uma piscina, terminá-la e recuperar antes de partir novamente. De forma simples, num 10 x 50 m partindo com o ponteiro vermelho a zero, terá de ter terminado os primeiros 50 m antes que a agulha dê a volta completa ao mostrador. Quando a agulha passar novamente pelo zero, iniciará os seus segundos 50 m e assim de seguida… (Não confundir com o“X segundos de recuperação” que é o tempo de recuperação após cada piscina).
Fase de preparação dos nadadores antes de uma competição, o polimento diferencia-se por uma diminuição da quilometragem e uma diminuição da intensidade durante os treinos. O objetivo é de estar mais fresco do que nunca para rebentar com os cronómetros!
expressão também utilizada noutros desportos (Preparação Física Geral), os nadadores e treinadores de natação também falam por vezes de “aquecimento a seco”. É a expressão geralmente utilizada em natação quando se fala do aquecimento fora de água. Ou ainda “Toda a gente em posição de prancha, toca a saltar!” também é uma alternativa…
acrónimo de “Pull buoy Placas Elástico”, é uma das combinações de materiais de treino mais usual. Este cocktail explosivo permite trabalhar de forma ótima os braços e é muito eficaz para o reforçar a tonificação.
colocadas de forma excecional em competição de natação em cada muro da piscina, as placas são painéis que permitem contar os tempos de forma exata dos competidores. A cada interação do nadador (viragem, chegada) com uma placa, o tempo é afixado num ecrã (tempo de passagem ou tempo final). Mágico!
série de treinos que tem como objetivo aumentar a distância percorrida até um certo grau de dificuldade, para depois voltar a descer (50 m, 100 m, 200 m, 400 m, 200 m, 100 m, 50 m). As pirâmides podem também ser associadas a mudanças de intensidade de estilos para incrementar o treino!
Porque a certa altura é necessário regressar à superfície, a retoma do estilo indica o momento quando o nadador, depois do mergulho aparece à superfície da água para iniciar o estilo completo. A retoma deve ser efetuada antes do limite dos 15 metros. É muito importante para ganhar velocidade debaixo de água!
O melhor amigo do nadador, a rede de natação acompanha-o para todo o lado! O saco de rede permite transportar as barbatanas, placas, prancha, pull buoy e outros acessórios de natação, para junto da água. Porquê uma rede? Os orifícios de arejamento permitem a secagem de todo o equipamento.
em competição, as séries são geralmente realizadas de manhã, sãs as fases de qualificação para atingir a final de cada estilo e por vezes para cada categoria (final A para os 8 melhores, final B para os 8 seguintes). Nos campeonatos de elite (França, Internacionais), existem também meias-finais antes da última corrida!
aqui a recuperação não é feita em modo passivo mas ativo! suave significa qualquer estilo (geralmente todos exceto a mariposa) em modo “recuperação”. Dito de outra forma, significa um estilo "suave", fluído, técnico, mas mais lento. O suave anuncia muitas vezes o final do treino.
já estou a ver os nadadores dos clubes a ficarem tensos com esta palavra… A série significa (geralmente) a parte menos divertida do treino mas também a mais proveitosa quando é efetuada corretamente. Podendo ser feita em curtas ou longas distâncias, muitas vezes nadada em crawl ou no estilo da especialidade, a série é a parte central do treino. Esperada ansiosamente por muitos treinadores "sádicos", a série pode efetivamente ser prejudicial… Muito prejudicial!
É o local onde os competidores esperam pelo momento fatídico: a chamada para se aproximarem do bloco de partida e nadarem o mais depressa possível e vencer os seus adversários. Nesta famosa "sala", existe calma e concentração. Touca na cabeça, óculos postos, fato ajustado e músculos aquecidos, é aqui que começa a corrida!
Estas notação correspondem a intensidades de natação. Resumindo, e como apresentado, “V1” corresponde ao “Lento”, “V2” ao “Médio”, e assim de seguida. No entanto, nem todos os treinadores associam a mesma notação à mesma velocidade.
tipo de série de treino muitas vezes utilizado para preparar uma corrida em competição, qualquer distância pode ser "partida". Para preparar os 200 m por exemplo, a série é cortada desta forma: 100 m rápido + 50 m rápido + 25 m rápido + 25 m rápido. O objetivo desta manobra é que o nadador consiga manter o seu ritmo com pouca recuperação entre cada distância.
os 4 estilos clássicos são utilizados em competição: 200 m 4E / 400 m 4E e 100 m 4E (apenas em piscina pequena). A ordem dos 4E é definida pela federação, ou seja: mariposa, costas, bruços, crawl. Nas estafetas, a ordem é alterada para permitir aos praticantes de costas de mergulhar em primeiro lugar. A ordem da estafeta será: costas, bruços, mariposa, crawl.
Conseguiste evitar o bloquei dentro de água?
Se gostaste deste glossário, partilha conosco as expressões que acompanham os teus treinos e competições!