NATAÇÃO

Natação: o nosso glossário

Sabias que na natação, o donut faz emagrecer? Para saberes mais sobre o vocabulário e o universo da natação, descobre o nosso dicionário.

A cabeça debaixo de água e a touca enfiada sobre os ouvidos, ouvir as instruções do treinador não é tarefa simples, ainda por cima se a linguagem se torna demasiado técnica.
A natação é uma disciplina que tem uma linguagem própria, quer seja no treino ou em competição.

Se queres falar da mesma forma que encadeia piscinas, mergulha suavemente no nosso glossário de natação.

A

Anti-placas:

mais um equipamento de treino de natação insólito! As anti-placas são placas aredondadas que reduzem a tomada de água. Permitem treinar o avançamento com condicionamento do apoio.

Anéis:

Na natação os anéis não são jóias! Mas permitem fazer perder calorias. O anel é um material de treino de forma circular, em espuma. Coloca-se à volta da cintura com a ajuda de um cinto e tem de ser rebocado sobre uma determinada distância. Uma vez embebido em água, o anel torna-se pesado e provoca resistência ao avanço.

Aos seus lugares:

Ordem dada pelos juízes de corrida durante as corridas, antecede alguns segundos o sinal de partida. É o “pronto, hop” (que utilizam os treinadores no treino) oficial!

Afastados / pés juntos:

Na partida, existem duas opções! Quer nos estilos sobre a barriga, quer nas costas, o nadador pode escolher empurrar o muro / bloco de partida com os pés juntos ou como num starting block.

Apanhar a onda:

Técnica praticada pelos nadadores estrategas, apanhar a onda é muitas vezes utilizada para nadar depressa com o mínimo de esforço. O nadador que apanha a onda deve colar-se contra a linha de água imediatamente atrás do seu concorrente. E assim, enquanto o seu concorrente o "reboca", o nadador aproveita para "surfar a onda", esperto!

B

Bandeiras:

Mas como é que os nadadores fazem para não bater com a cabeça no muro quando nadam costas? Graças às bandeiras evidentemente! 

Colocadas a 5 metros dos 2 muros da piscina, são uma marca para os praticantes de costas que sabem quantos movimentos devem fazer até tocar no muro. Esta técnica deve supostamente evitar hematomas e outras dores de cabeça…

C

Cambalhota: 

Também chamada de viragem, trata-se do rolamento efetuado a cada chegada no muro (só no crawl e nas costas) e que permite ganhar tempo precisos se for efetuada de forma eficaz. A cambalhota é efetuada na posição ventral exceto para a prova dos 4E, onde poderá virar diretamente para a posição dorsal quando fizer a volta costas/bruços.

Crawl / costas por 50:

Podendo estender-se em distâncias infinitas, o "crawl / costas por 50” significa que para uns 200 m por exemplo, deve encadear: 50 m crawl / 50 m costas / 50 m crawl / 50 m costas. Esta expressão não é obviamente exclusiva do crawl e costas!

Competição:

Meetings, campeonatos regionais, nacionais (N3, N2, N1) isto tudo são competições!

Coach:

Tal como em todos os desportos, os nadadores gostam de americanizar algumas expressões! E chamar o treinador de “coach” à beira da piscina, é bastante cool (Também funciona com os “paddles” que significa “palas de natação”)!

Costas / mariposa / bruços / crawl:

São os 4 estilos clássicos da natação.

D

Deslize

O deslize é a fase subaquática que o nadador efetua depois do mergulho ou após as viragens. É uma fase determinante numa corrida mas está limitada a 15 m no máximo pela federação!

Depilação:

Palavr conhecida de toda a gente, a depilação consiste em eliminar os pelos do corpo. Mas para os nadadores e nadadoras, é também o momento de terminar a preparação física e psicológica antes de uma competição. A depilação, permite, ao nível psicológico, sentir sensações de deslize mais intensas. Fisicamente, ter o  corpo liso reduz os atritos e permite melhorar o hidrodinamismo. Claro que estamos a falar de dezenas ou mesmo centésimas de segundos!

E

Educ: 

Diminutivo de educativos, os educs são exercícios de natação que permitem isolar uma parte dos gestos num estilo de natação, para melhorar o estilo. Existem uma infinidade! Os educs são uma mina de ouro no que diz respeito às expressões bizarras (catch-up crawl, polo crawl, crawl opposition, e tantos outros…).

"Estou na ":

Significa implicitamente "estou a nadar na linha 4", o que quer dizer que é o favorito da série ou da final na qual vai nadar!
 A ordem das linhas, do melhor tempo ao menos bom é a seguinte: 4, 5, 3, 6, 2, 7, 1, 8.

Especialidade:

Trata-se do estilo no qual o nadador é especialista, aquele que lhe proporciona maior prazer e muitas vezes no qual é melhor!

F

Fartlek:

Forma lúdica de treino, o fartlek consiste em alternar fases de sprint com fases mais calmas. Trata-se simplesmente de nadar durante bastante tempo, alternando a forma, para melhorar a resistência e afogar a monotonia!

Fato de natação:

O fato de natação engloba tanto os fatos para mulher como os calções compridos (jammer) para homens e devem ser homologados pela federação para poderem ser aceites em competição. São utilizados ao mais alto nível para proporcionar modelação, flutuação e hidrodinamismo.

Ficar bloqueado:

É a sensação ( e não só) de não conseguir avançar dentro de água. É muitas vezes o que acontece quando se iniciam os primeiros 50 m de uns 200 m mariposa demasiado rápido, ou nuns 1 500 m livres… (True story).

G

Grande / pequeno tanque:

Quando um nadador diz que treina ou que participa numa competição no tanque grande, significa que nada numa piscina Olímpica (50 m). 

O pequeno tanque refere-se a uma piscina de 25 m.

H

Hipoxia:

Parte do treino que consiste em limitar o número de respirações para uma determinada distância, treinando o esforço com uma quantidade de oxigénio menor. O treino de hipoxia mais conhecido é provavelmente o “3, 5, 7, 9” onde o nadador alterna as respirações a cada 3, 5, 7 e 9 movimentos dos braços.

N

Natação estilo livre:

Muitas vezes confundido com o crawl, o estilo livre distingue-se em competição pelo facto que todos os estilos puderem ser executados. Nas provas chamadas de “estilo livre”, podemos imaginar que alguns nadadores progridem em bruços, outros em crawl e outros em mariposa ou costas. No entanto o crawl é maioritariamente escolhido, uma vez que é o estilo mais rápido. Pelo contrário, só poderá escolher um estilo clássico, é totalmente proibido trocar de estilo durante a corrida!

Natação 4 estilos completo:

É a parte do treino em que são praticados o crawl, costas, bruços ou mariposa sem nenhuma variante ou material. Ou seja podemos dizer que é uma natação normal! Utilizamos por vezes esta expressão depois de um treino em "educ”...

O

O vermelho no zero:

A expressão típica das piscinas, é idêntica em mais 3 cores (amarelo, preto, verde). O vermelho indica a agulha vermelha do contador de segundos que se encontra em quase todas as piscinas. Partir com o "vermelho a zero" significa que a partida será dada quando a agulha vermelha estiver no zero do mostrador.

P

Progressivo de 1 a 4:

refere-se a uma parte do treino onde as distâncias a efetuar (aqui 4) se efetuam cada vez mais rápido (1. Lento / 2. Médio / 3. Contínuo / 4. Rápido).

Partida x minutos /segundos:

O  “X minutos / segundos” é o tempo que disponível que o nadador tem para iniciar uma piscina, terminá-la e recuperar antes de partir novamente. De forma simples, num 10 x 50 m partindo com o ponteiro vermelho a zero, terá de ter terminado os primeiros 50 m antes que a agulha dê a volta completa ao mostrador. Quando a agulha passar novamente pelo zero, iniciará os seus segundos 50 m e assim de seguida… (Não confundir com o“X segundos de recuperação” que é o tempo de recuperação após cada piscina).

Polimento:

Fase de preparação dos nadadores antes de uma competição, o polimento diferencia-se por uma diminuição da quilometragem e uma diminuição da intensidade durante os treinos. O objetivo é de estar mais fresco do que nunca para rebentar com os cronómetros!

Pfg:

expressão também utilizada noutros desportos (Preparação Física Geral), os nadadores e treinadores de natação também falam por vezes de “aquecimento a seco”. É a expressão geralmente utilizada em natação quando se fala do aquecimento fora de água. Ou ainda “Toda a gente em posição de prancha, toca a saltar!” também é uma alternativa…

Ppe:

acrónimo de “Pull buoy Placas Elástico”, é uma das combinações de materiais de treino mais usual. Este cocktail explosivo permite trabalhar de forma ótima os braços e é muito eficaz para o reforçar a tonificação.

Placas:

colocadas de forma excecional em competição de natação em cada muro da piscina, as placas são painéis que permitem contar os tempos de forma exata dos competidores. A cada interação do nadador (viragem, chegada) com uma placa, o tempo é afixado num ecrã (tempo de passagem ou tempo final). Mágico!

Pirâmide: 

série de treinos que tem como objetivo aumentar a distância percorrida até um certo grau de dificuldade, para depois voltar a descer (50 m, 100 m, 200 m, 400 m, 200 m, 100 m, 50 m). As pirâmides podem também ser associadas a mudanças de intensidade de estilos para incrementar o treino!

R

Retoma da natação:

Porque a certa altura é necessário regressar à superfície, a retoma do estilo indica o momento quando o nadador, depois do mergulho aparece à superfície da água para iniciar o estilo completo. A retoma deve ser efetuada antes do limite dos 15 metros. É muito importante para ganhar velocidade debaixo de água!

Rede:

O melhor amigo do nadador, a rede de natação acompanha-o para todo o lado! O saco de rede permite transportar as barbatanas, placas, prancha, pull buoy e outros acessórios de natação, para junto da água. Porquê uma rede? Os orifícios de arejamento permitem a secagem de todo o equipamento.

S

Serie / final:

em competição, as séries são geralmente realizadas de manhã, sãs as fases de qualificação para atingir a final de cada estilo e por vezes para cada categoria (final A para os 8 melhores, final B para os 8 seguintes). Nos campeonatos de elite (França, Internacionais), existem também meias-finais antes da última corrida!

Suave: 

aqui a recuperação não é feita em modo passivo mas ativo! suave significa qualquer estilo (geralmente todos exceto a mariposa) em modo “recuperação”. Dito de outra forma, significa um estilo "suave", fluído, técnico, mas mais lento. O suave anuncia muitas vezes o final do treino. 

Série: 

já estou a ver os nadadores dos clubes a ficarem tensos com esta palavra… A série significa (geralmente) a parte menos divertida do treino mas também a mais proveitosa quando é efetuada corretamente. Podendo ser feita em curtas ou longas distâncias, muitas vezes nadada em crawl ou no estilo da especialidade, a série é a parte central do treino. Esperada ansiosamente por muitos treinadores "sádicos", a série pode efetivamente ser prejudicial… Muito prejudicial!

Sala de chamada:

É o local onde os competidores esperam pelo momento fatídico: a chamada para se aproximarem do bloco de partida e nadarem o mais depressa possível e vencer os seus adversários. Nesta famosa "sala", existe calma e concentração. Touca na cabeça, óculos postos, fato ajustado e músculos aquecidos, é aqui que começa a corrida!

V

V1/v2/v3/v4/... :

Estas notação correspondem a intensidades de natação. Resumindo, e como apresentado, “V1” corresponde ao “Lento”, “V2” ao “Médio”, e assim de seguida. No entanto, nem todos os treinadores associam a mesma notação à mesma velocidade.

200M partidos

tipo de série de treino muitas vezes utilizado para preparar uma corrida em competição, qualquer distância pode ser "partida". Para preparar os 200 m por exemplo, a série é cortada desta forma: 100 m rápido + 50 m rápido + 25 m rápido + 25 m rápido. O objetivo desta manobra é que o nadador consiga manter o seu ritmo com pouca recuperação entre cada distância.

4 Estilos ou 4e: 

os 4 estilos clássicos são utilizados em competição: 200 m 4E / 400 m 4E e 100 m 4E (apenas em piscina pequena). A ordem dos 4E é definida pela federação, ou seja: mariposa, costas, bruços, crawl. Nas estafetas, a ordem é alterada para permitir aos praticantes de costas de mergulhar em primeiro lugar. A ordem da estafeta será: costas, bruços, mariposa, crawl.

Conseguiste evitar o bloquei dentro de água? 
Se gostaste deste glossário, partilha conosco as expressões que acompanham os teus treinos e competições!

Saiba mais sobre natação...

como-escolher-as-barbatanas

COMO ESCOLHER AS BARBATANAS?

Vamos explicar-lhe como escolher bem as suas barbatanas, para maior eficácia e menor dificuldade durante a sua sessão de natação.

equipar-se-para-a-natação-em-águas-abertas

Equipar-se para a natação em águas abertas

Para nadar eficazmente em águas abertas com toda a segurança, é necessário saber escolher o melhor equipamento [...]

pessoa na piscina a nadar

Como escolher uma touca?

Veja os nossos conselhos que o ajudam a escolher uma touca de natação.

homem na piscina

Treino de natação: contar as piscinas

Tens dificuldade em contar as piscinas que fazer? A Nabaiji preparou-te um treino garantido sem te chateares!