Pessoas a nadar em mar

Natação de água abertas no inverno

Com a mudança para o horário de inverno, os dias ficam mais curtos, os nadadores águas abertas vêem-se obrigados a adaptarem-se a nova realidade.

Com a mudança para o horário de inverno e os dias a ficarem mais curtos, os nadadores de águas abertas vêem-se obrigados a adaptarem-se a uma nova realidade.

Os dias ficam mais frios, a temperatura da água baixa, a chuva é mais frequente e o mar fica mais agitado.

Tudo isto é suficiente para afastar vários apaixonados do mar, levando-os a procurar as piscinas até à época primaveril.

Porém, se és dos que gostas de desafios e que nada te faz parar, o fundador da SwimTogether dá-te algumas dicas para que continues a desfrutar da natação “fora de portas” durante o Outono e o Inverno.

Equipamento

Todos sabemos que a temperatura da água do mar em Portugal convida à utilização de um fato de neoprene durante grande parte do ano.

Se a espessura de 3.2mm já é ideal para treinares ao ar livre, fazer o upgrade para um fato com 4.3mm durante a época mais fria, não é de descartar.

Para além do fato, são vários os nadadores que se sentem mais confortáveis ao adquirir alguns acessórios extra.

As extremidades do corpo são os primeiros membros por onde o nosso corpo perde calor e por onde começamos por perder sensibilidade quando estamos dentro de água.

Por isso, não deixe de comprar:

homem com fato de neoprene e touca em neoprene

Touca de neoprene

Touca de natação de águas abertas em neoprene fácil de colocar.
Composta por neoprene com 3mm de espessura que oferece um ótimo conforto na natação em águas abertas.

Pessoa a calçar meias neoprene na praia

Meias de neoprene

As meias de natação de neoprene mantêm os teus pés quentes e evitam a sensação de cãibras dos dedos quando estes bloqueiam e arrefecem.
Também podem ajudar-te a subir costas rochosas escorregadias, frias e húmidas.

pessoa a calçar as luvas em neoprene

Luvas de neoprene

Na água fria, as extremidades são muitas vezes as primeiras a ficar geladas. Com estas luvas de neoprene, poderás sentir-te à vontade na água durante mais tempo. Quer nades com ou sem um fato de natação, as luvas são um excelente equipamento para te proteger durante a sessão de natação.

Segurança

Com o tempo mais frio e com a amplitude das marés cada vez maior é importante conhecer os nossos limites e estar ciente dos perigos que nos rodeiam. Procura locais de treino mais tranquilos onde se sinta à vontade para nadar.

Com o fim da época balnear, é certo de que a vigilância de nadadores-salvadores é inexistente, pelo que é prudente optares por locais de nado onde estejam pessoas a passar e que poderão pedir ajuda no caso de algum imprevisto.

Se vives junto ao mar escolhe praias abrigadas, quer do vento, das correntes e da ondulação.

A praia da Duquesa em Cascais é um lugar perfeito para nadar durante o Inverno e a SwimTogether estará lá com a sua equipa para te acompanhar.

Se vives no interior do país procura levar alguém contigo para te observar enquanto estiveres a nadar.

Duração dos treinos

Embora em teoria nadar em águas frias possa parecer uma atividade reservada apenas a alguns atletas aventureiros, essa experiência está, na verdade, ao alcance de todos.

Com um pouco de preparação física e mental, nadar em baixas temperaturas pode trazer inúmeros benefícios para o corpo.

Só os mais destemidos é que costumam aventurar-se a fazer treinos no exterior, nesta época do ano. Alguns aficionados, conseguem mesmo seguir o método de Wim Hof e nadar sem fato. Porém, só uma grande minoria é que o consegue fazer.

A exposição gradual e regular à água fria permite que o teu corpo se ambiente com o tempo. Isso significa que poderás permanecer na água por mais tempo, a cada dia que passa.

Começa por tomar pequenos banhos de água fria, acompanhados de respirações profundas, aumentando gradualmente a duração destes banhos.

Com o passar do tempo, o teu corpo irá sentir-se cada vez mais à vontade com o meio e, assim, combater o receio do frio.

Nutrição e hidratação

A alimentação antes, durante e pós treino é algo a ter em conta e que não deverá descurar. Com o clima mais frio, o corpo consome energia de uma forma diferente.

Nada como as soluções mais simples, tais como um copo de chá ou café acompanhado de um cubo de marmelada ou uma barra energética. Para além de ficar mais quente, o teu corpo irá agradecer.

Para isso, podes contar com inúmeras opções nas nossas lojas:

pessoas na praia a aquecer

Pré-treino

A preparação do corpo para o gasto energético da sessão de águas abertas é decisiva. 
Deverás aumentar o teu aporte calórico nos dias ou horas antes (dependo da duração da sessão) para garantir uma boa reserva energética durante o esforço físico.

mulher nadar mar em gruta

Durante

Ao longo de toda a actividade o teu corpo irá gastar de forma faseada as tuas reservas energéticas acumuladas.
Deverás estar atento/a e reforçar a ingestão calórica e hidratação antes de entrares em fadiga física.

pessoas a cumprimentar no mar

Pós-treino

Terminada a tua sessão é tempo de recuperares do esforço. Um bom pós-treino ajudará o teu corpo a rapidamente recuperar-se e deverás ter atenção ao teu estado de hidratação e ao teu nível de sais minerais. A recuperação física é uma parte muito importante na tua evolução!

Não há desculpas para não nadar no Inverno. O frio não é mais que uma barreira mental que colocamos a nós mesmos para justificar a saída da nossa zona de conforto.

Sê prudente, nada com companhia e desfruta de umas das melhores épocas para praticar natação de águas abertas, longe das multidões e do tráfego marítimo.

Se pretendes iniciar-te nas águas abertas ou simplesmente ter companhia para nadar, vem experimentar com a SwimTogether.

Homem na praia

André santos

Fundador da swimtogether

Apaixonado pela natação desde que se conhece  e promotor de aventuras fantásticas. A água é o seu elemento natural!

Outras sugestões decathlon

fato de natação em neoprene

Como escolher um fato de natação outdoor?

Descubra os nossos conselhos para o ajudar a escolher o seu fato de natação outdoor.
pessoas com fato neoprene

Os 5 princípios básicos da segurança em águas abertas

Apesar de todos os benefícios que a natação em águas abertas traz, é importante ter alguns cuidados antes do primeiro mergulho em águas naturais
equipar-se-para-a-natação-em-águas-abertas

Equipar-se para a natação em águas abertas

Para nadar eficazmente em águas abertas com toda a segurança, é necessário saber escolher o melhor equipamento [...]
perigos-trovoada-águas-abertas

Sabia que: os perigos da trovoada em águas abertas

No exterior e durante a ocorrência de trovoadas, os Nadadores Salvadores devem proceder a uma evacuação. Mas existe realmente perigo para os nadadores?