
NATAÇÃO: COMO PREPARAR O SACO DE NATAÇÃO DO BEBÉ?
A iniciação ao meio aquático do seu bebé. O primeiro contacto com a piscina e a natação.

A iniciação ao meio aquático do seu bebé. O primeiro contacto com a piscina e a natação.
É a primeira vez que vai à piscina com o seu bebé? Poderá ter alguma dificuldade em preparar o saco sem esquecer nada. É mãe, pensa em tudo… Mas no caso de uma saída para a piscina com o bebé, alguns esquecimentos podem revelar-se desagradáveis.
Para que a sessão de natação corra da melhor forma possível, é necessário pensar em tudo. Aquilo de que o bebé necessita antes, durante e após a sessão.
Em primeiro lugar, para evitar surpresas desagradáveis, poderá telefonar a um responsável da piscina para saber qual é a temperatura da água do tanque, de modo a verificar se esta lhe parece conveniente e adaptada ao seu bebé.
Se frequentar um verdadeiro curso de natação para bebés, a água da piscina será aquecida entre 30 ºC e 34 ºC. Se não, estará aquecida entre 27°C e 29°C, temperatura que é adequada para um bebé. No entanto, certifique-se sempre de que ele não apanha frio: pode optar por um fato como o Kloupi da Nabaiji, que o manterá quente.
Se, em contrapartida, pretender ir à piscina fora do horário de aulas, tente escolher um horário mais cedo. Poderá assim aproveitar o ambiente mais calmo e evitar os atropelos com as outras crianças.
Mesmo sendo uma mãe (ou um pai) organizada(o), nem sempre se pode lembrar de tudo…
Comece por escolher um saco impermeável e, de preferência, uma mochila porque com a carteira, o porta-bebé, etc, há muito para levar. É melhor que seja simples e eficaz!Além dos seus pertences, deve pensar primeiro em pôr no saco o cobertor favorito ou a chucha que são sempre úteis em caso de choro por cansaço ou fome…
Quanto à roupa de natação do seu filho, leve fraldas de banho para usar por baixo do fato de banho evitando assim situações desagradáveis. Em algumas piscinas, o uso de touca é obrigatório mesmo no caso dos mais pequenos! Nesse caso, prefira uma touca de malha de criança que é mais fácil de colocar.
É obviamente necessário não esquecer a toalha, num tecido suave, para secar o seu filho rapidamente e protegê-lo das correntes de ar.
Quando sair da piscina, precisará de um gel de duche, de preferência com pH neutro, uma fralda limpa, cotonetes adaptados e toalhetes de algodão para não descurar nenhuma parte do corpo. Um creme hidratante será também útil se o seu filho tiver uma pele seca ou para evitar sensações de pele repuxada.
A manta para mudar a fralda é também um elemento prático para vestir o seu filho.E se o tempo estiver frio ou ventoso, um gorro será bem-vindo para evitar que adoeça.
ASSISTENTE CHEFE DE PRODUTO E PROFESSOR DE NATAÇÃO/NADADOR-SALVADOR