É a primeira vez que vai à piscina com o seu bebé? Poderá ter alguma dificuldade em preparar o saco sem esquecer nada. É mãe, pensa em tudo… Mas no caso de uma saída para a piscina com o bebé, alguns esquecimentos podem revelar-se desagradáveis.

Como organizar-se para uma ida à piscina?

Para que a sessão de natação corra da melhor forma possível, é necessário pensar em tudo. Aquilo de que o bebé necessita antes, durante e após a sessão.

Em primeiro lugar, para evitar surpresas desagradáveis, poderá telefonar a um responsável da piscina para saber qual é a temperatura da água do tanque, de modo a verificar se esta lhe parece conveniente e adaptada ao seu bebé.

Se frequentar um verdadeiro curso de natação para bebés, a água da piscina será aquecida entre 30 ºC e 34 ºC. Se não, estará aquecida entre 27°C e 29°C, temperatura que é adequada para um bebé. No entanto, certifique-se sempre de que ele não apanha frio: pode optar por um fato como o Kloupi da Nabaiji, que o manterá quente.

Se, em contrapartida, pretender ir à piscina fora do horário de aulas, tente escolher um horário mais cedo. Poderá assim aproveitar o ambiente mais calmo e evitar os atropelos com as outras crianças.

A preparação do saco: a última etapa

Mesmo sendo uma mãe (ou um pai) organizada(o), nem sempre se pode lembrar de tudo…

Comece por escolher um saco impermeável e, de preferência, uma mochila porque com a carteira, o porta-bebé, etc, há muito para levar. É melhor que seja simples e eficaz!Além dos seus pertences, deve pensar primeiro em pôr no saco o cobertor favorito ou a chucha que são sempre úteis em caso de choro por cansaço ou fome…

Quanto à roupa de natação do seu filho, leve fraldas de banho para usar por baixo do fato de banho evitando assim situações desagradáveis. Em algumas piscinas, o uso de touca é obrigatório mesmo no caso dos mais pequenos! Nesse caso, prefira uma touca de malha de criança que é mais fácil de colocar.

É obviamente necessário não esquecer a toalha, num tecido suave, para secar o seu filho rapidamente e protegê-lo das correntes de ar.

Quando sair da piscina, precisará de um gel de duche, de preferência com pH neutro, uma fralda limpa, cotonetes adaptados e toalhetes de algodão para não descurar nenhuma parte do corpo. Um creme hidratante será também útil se o seu filho tiver uma pele seca ou para evitar sensações de pele repuxada.

A manta para mudar a fralda é também um elemento prático para vestir o seu filho.E se o tempo estiver frio ou ventoso, um gorro será bem-vindo para evitar que adoeça.

Mathias

MATHIAS

ASSISTENTE CHEFE DE PRODUTO E PROFESSOR DE NATAÇÃO/NADADOR-SALVADOR

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE