Se, para ti, programa de musculação e programa de tonificação significam o mesmo... desengana-te! Estes dois métodos de treino têm um objetivo global similar: preservar a boa forma física. No entanto, descobrirás que existem muitas diferenças entre estas duas formas de desenvolvimento muscular.
Podes seguir um programa de musculação com o objetivo de aumentar a tua massa muscular. Podes encontrar uma grande variedade de aparelhos de musculação, todos específicos à solicitação de uma zona do corpo. Os exercícios devem ser realizados com uma carga pesada, para ativar intensamente os músculos. O teu progresso depende diretamente do princípio da sobrecarga e da dificuldade do movimento a efetuar. O princípio é o de stressar os músculos, confrontando-os com uma carga não habitual e um esforço repetido. Irás assim desenvolver a força muscular, desenhar os músculos e ganhar volume.
Podes também seguir um programa de musculação para uma preparação física para o teu desporto. Assim, o teu treino será orientado para a força, a potência, a resistência ou ainda a explosividade, em função das aptidões físicas requeridas pelo teu desporto. O objetivo do teu programa de treino não tem assim como objetivo uma melhoria estética, mas sim uma melhoria da tua condição física numa ou mais aptidões específicas.
Queres saber mais sobre a musculação? Conhece todos os nossos conselhos para te iniciares na musculação no nosso site dedicado a esta:
Irás realizar exercícios de tonificação com o objetivo de minorar os diferentes pontos fracos dos músculos do teu corpo. Com o recurso a exercícios com peso corporal ou com uma carga/resistência leve, efetuas um trabalho de reforço muscular focado numa zona muscular em particular. A tonificação, ou reforço muscular, é também um excelente exercício de preparação física para complementar a tua atividade desportiva. Permite-te progredir mais rapidamente e melhorar o teu desempenho.
Não é necessário muito material para as sessões de reforço muscular. Umas bandas elásticas, correias de suspensão ou anda uma barra de elevações, já está!
Treino de musculação:
• A carga: pesada • O número de repetições: 10 • A intensidade do esforço: elevada • A recuperação: 1 minuto, para descontrair os músculos e te hidratares
Durante um exercício de musculação, focas a dificuldade muscular.
Treino de tonificação:
• A carga: leve ou com peso corporal • O número de repetições: de 20 a 30 • A intensidade do esforço: reduzida • A recuperação: pouco ou nenhum tempo de pausa entre as séries, 20 segundos no máximo
Durante um exercício de tonificação, procuras a resistência muscular.
Quer seja musculação ou tonificação muscular, se respeitares um treino regular e adotares uma alimentação equilibrada, irás obter músculos mais fortes e bem desenhados.
Sim! Queres que te orientemos, semana após semana, num programa de fortalecimento muscular para fazeres em casa? Temos a solução: a nossa aplicação Decathlon Coach! Programas desportivos gratuitos, para fazer ao ar livre ou no conforto da casa, nas secções "programas de treino".