Muitos pescadores utilizam as waders para chegarem a zonas de difícil acesso.
Muitos pescadores utilizam as waders para chegarem a zonas de difícil acesso. Com o tempo e as saídas, podem surgir alguns sinais de desgaste (fugas, repelência de água). Não te preocupes, pois a sua manutenção não acarreta qualquer dificuldade especial. Explicamos-te como manter e reparar facilmente as tuas waders, para que possas usá-las ainda durante várias temporadas.
Após cada pescaria, aconselhamos-te a enxaguar as tuas waders com água ensaboada para remover quaisquer depósitos da última sessão de pesca (areia, terra, lodo, etc.).
Recomendamos que seques bem o interior e o exterior das tuas waders. Isso limitará o desenvolvimento de bactérias. As waders devem secar num local seco e temperado. A exposição ao sol poderia danificar o tratamento repelente de água.
Também podes desinfetar o interior das waders com um spray desinfetante.
Detetar uma fuga em 3 etapas
As fugas mais pequenas são, por vezes, difíceis de distinguir a olho nu. Vê como repará-las em três etapas.
- Etapa 1: pendurar as waders pelas alças, viradas do avesso e previamente secas.
- Etapa 2: encher de água a perna que parece estar danificada.
- Etapa 3: marcar o local da fuga com caneta de feltro indelével e deixar secar.
- Etapa 1: virar as waders. Elas devem ficar do avesso.
- Etapa 2: unir os bordos da zona danificada.
- Etapa 3: recortar um pedaço de tecido suficientemente grande para cobrir o corte.
- Etapa 4: colocar o pedaço de tecido sobre o corte.
- Etapa 5: colar o pedaço de tecido com um ferro de engomar aquecido a 130°. Fazer pressão com o ferro sobre o tecido durante cerca de 20 segundos.
- Etapa 6: a fuga está reparada.
É possível que, depois de várias temporadas de pesca, a repelência de água, ou seja, a capacidade de o tecido fazer deslizar a água na sua superfície, desapareça. Para contrariar este fenómeno, podes pulverizar as tuas waders com o impermeabilizante.
Podes então voltar a utilizá-las em inúmeras pescarias em wading. Não hesites em partilhar as tuas dicas nos comentários do nosso site ou redes sociais.