Tens dificuldade em distinguir os skate cruisers dos longboard?
Queres adquirir um skate para te deslocares mas não consegues distinguir o cruiser do longboard?
Esta rubrica explicativa vai permitir-te compreender melhor as diferenças entre estes dois tipos de produto e fazer a escolha certa.
Existem vários tipos de skates: o skateboard, o longboard, o cruiser, a carving board...
Todos estes produtos permitem uma abordagem diferente: passear nas calmas junto ao cais ou à beira da praia, descer uma estrada de montanha, deslocar-se na cidade esgueirando-se por entre os transeuntes e os carros.
Tudo é possível!
Pequena prancha old-school por excelência, o cruiser voltou a estar na moda nos últimos anos. Se estás à procura de uma prancha próxima do longboard, que cause menos incómodo e que seja mais manejável, o cruiser deve ser do teu agrado!
Um cruiser é rápido, dinâmico e leve, perfeito para deslocações urbanas, em pequenas distâncias.
O objetivo do cruising é passear na cidade, deslizar e deslocar-se com estilo. Para a reconhecer é simples! É a prancha fina com um pequeno nose.
Maior trunfo? A sua facilidade de transporte ! Leva-la para todo o lado: no autocarro, nas aulas, para ir às compras, até para ir para o escritório.
Além disso, como não falar do seu caráter ecorresponsável ? Com o cruiser, já não é preciso ir à bomba de gasolina!
O longboard é uma prancha de skate mais comprida do que as outras. Se procuras sensações de velocidade e deslize, esta é a prancha de que precisas! À sua maneira, o longboard aproxima-se do surf e do snowboard.
O longboard é uma prancha dotada de uma plataforma longa e de rodas maiores e mais moles para assegurar uma boa aderência e uma boa aceleração.
Existem várias subcategorias dentro do longboard :
- O passeio, O objetivo é descontrair, nas calmas ! Seja em curtas ou longas distâncias, o passeio requer um longboard confortável e manejável.
- O carving, consiste na realização de curvas largas em piso plano ou em descidas ligeiras. O objetivo é deslizar!
- O dancing, é uma disciplina que consiste em fazer passos de dança seguidos de rotações, enquanto se desloca na prancha.
- O freeride, e o downhill : os praticantes realizam descidas, alternando derrapagens controladas para girar e ganhar velocidade.