A aproximação à água, ou até mesmo a sua ligeira passagem na água, deve ser feita com total confiança para o cavalo. Isso pode levar algum tempo. Importa, sobretudo, não forçar o cavalo. Não se esqueça de que esse passeio na praia deve ficar recordado por todos como um bom momento!
=> Se puder, vá acompanhado(a) por outra pessoa com um cavalo experiente. Este transmitirá assim mais confiança ao seu.
=> Se for sozinho(a), vá acompanhado(a) por, pelo menos, uma pessoa a pé. Ficará, assim, mais descansado(a) e poderá contar a sua ajuda em caso de necessidade. Além disso, terá oportunidade de registar esse momento único: confie-lhe a sua máquina fotográfica! Para mais tarde recordar!
=> Não se dirija de frente para o mar, se o seu cavalo não estiver habituado. Dê-lhe algum tempo para descobrir as ondas, andando paralelamente à orla. Percorra a praia ao longo da orla a uma certa distância e vá se aproximando progressivamente. Tenha cuidado com as primeiras ondas que passarão pelos cascos do cavalo...
Dica: se conhece bem a forma como o seu cavalo reage perante as ondas e o mar, passe-lhe um loro à volta do pescoço. Saberá assim onde se agarrar em caso de reação... imprevista!
=> Proceda por etapas: caminhe ao lado do cavalo durante algum tempo, para que este se habitue a este novo ambiente. Passe para o trote quando sentir que o seu cavalo já está "pronto". Antes de passar para o galope, certifique-se de que poderá controlá-lo. O mar é um ambiente intimidador para o cavalo. Nunca ultrapasse os limites do seu cavalo, nem os seus.
=> O galope e a atração pelos grandes espaços acabarão por lhe fazer perder a noção do tempo e da distância. Toda a gente acaba por entrar nesse jogo. Cuide do seu cavalo tentando não perder a noção da distância percorrida. Preveja um momento de recuperação, andando a trote ou a passo ativo, a fim de retomar o fôlego após um bom galope :)
=> Leve água. Após o passeio, é muito provável que o seu cavalo manifeste vontade de beber. Sobretudo se tiver tentado provar a água do mar...