praia cavalo

Ir à praia com o seu cavalo

O verão é a estação das férias e da praia. Apanhar sol, desfrutar do mar, caminhar na areia, ir ao banho...

Porque não incluir o seu cavalo nesse programa?

Leia os nossos 7 conselhos para preparar esse dia diferente!

1. Informe-se!

Informar-se é fácil e leva pouco tempo

=> Contacte a Câmara Municipal, consulte a legislação local (ou pesquise na Internet) para saber se a praia onde pretende ir está autorizada para passeios equestres: em que dias? ou em que horário?

Algumas praias estão autorizadas todo o ano, mas proibidas aos cavalos durante o período de verão. Seria uma pena deslocar-se em vão!

Não se esqueça de se informar sobre a existência ou não de "armadilhas a evitar": areias movediças? charcos? línguas de água? rochas?

Os locais serão as pessoas mais indicadas para lhe dar esse tipo de informação; tratam-se de perigos que não estão geralmente sinalizados.

Na véspera do seu passeio, consulte os horários das marés e as previsões meteorológicas.

 

=> Se tiver a possibilidade, desloque-se pessoalmente até lá para conhecer o local: onde estacionar, onde fazer os preparativos, que caminho usar para aceder à praia?

praia para2

2. Escolha bem o seu material.

Apesar dos seus aspetos atraentes, a praia não deixa de ser um meio hostil... para o material! O sal e a areia não perderão uma oportunidade para mostrar a sua hostilidade, pelo que importa seguir alguns conselhos:

=> Não equipe o seu cavalo com ligaduras de polo: molhadas, terão um menor suporte.

=> Não use proteções, nem cloches: a penetração de areia entre a proteção e a pele provocarão ferimentos!

=> Se o seu cavalo tiver os olhos sensíveis, leve uma máscara antimoscas: as pequenas projeções com areia misturada deixarão de o incomodar

=> E para os pequenos ferimentos, previna-se e leve um pequeno estojo de primeiros socorros (desinfetante, creme reparador, soro fisiológico...)

=> Se puder, leve material sintético, que suportará melhor o ar do mar. O material sintético aplica-se à sela, à cabeçada, à cilha... mas também às botas!

Se levar material em couro, não se esqueça de o engraxar antes do passeio.

 

=> E nunca se esqueça do toque! Não há dúvida que cavalgar com o cabelo ao vento dá sempre uma bela fotografia. Mas não vale a pena comprometer a sua segurança. Não deixará de ficar bem na fotografia :)

praia para3

3. Cuide bem... de si

Antes de iniciar a sua longa cavalgada, com a crina ao vento, importa prever alguns aspetos importantes.

=> Leve o telemóvel consigo. Se tiver algum problema, poderá assim contactar um amigo ou familiar, ou ligar para as emergências.

=> Mantenha-se na parte "dura" da areia molhada. A areia demasiado mole é prejudicial para os tendões do cavalo.

=> Perca algum tempo para mostrar o mar ao seu cavalo. Essa vasta extensão de água com ondulação poderá ser uma novidade para ele!

praia para4

4. Cuide bem... dos outros

Para não incomodar as pessoas com quem se irá cruzar, é importante respeitar algumas regras de saber viver. Não deixe más recordações com a sua passagem, sob pena de contribuir para que o acesso à praia seja proibido no futuro.

 

=> Não será provavelmente o(a) único(a) a passear na praia: quando passar por pessoas a pé, ande a ritmo de passo e/ou desvie a sua trajetória para manter uma maior distância dos peões. Tenha cuidado com os cães, papagaios, bolas, crianças... a sua presença poderá assustar o seu cavalo!

 

=> Apanhe os excrementos deixados pelo seu cavalo nas imediações do atrelado ou camião de transporte. Na praia, os excrementos poderão ser levados pelo mar (se a maré lá chegar). Se não for o caso, não serão o presente mais simpático com que as outras pessoas serão brindadas após a sua passagem. Apanhe-os e leve-os consigo.

 

=> Nas imediações da praia, mantenha-se nos trilhos e caminhos sinalizados.

Não passe pelas dunas. As dunas são um habitat frágil que exigem muito cuidado. Se gosta da natureza, contribua para a sua preservação. (refira-se que as dunas são um local a evitar a todo o custo para preservar os tendões do cavalo, pelo que mais vale não sair dos trilhos)

praia para6

5. A grande aventura!

A aproximação à água, ou até mesmo a sua ligeira passagem na água, deve ser feita com total confiança para o cavalo. Isso pode levar algum tempo. Importa, sobretudo, não forçar o cavalo. Não se esqueça de que esse passeio na praia deve ficar recordado por todos como um bom momento!

=> Se puder, vá acompanhado(a) por outra pessoa com um cavalo experiente. Este transmitirá assim mais confiança ao seu.

=> Se for sozinho(a), vá acompanhado(a) por, pelo menos, uma pessoa a pé. Ficará, assim, mais descansado(a) e poderá contar a sua ajuda em caso de necessidade. Além disso, terá oportunidade de registar esse momento único: confie-lhe a sua máquina fotográfica! Para mais tarde recordar!

=> Não se dirija de frente para o mar, se o seu cavalo não estiver habituado. Dê-lhe algum tempo para descobrir as ondas, andando paralelamente à orla. Percorra a praia ao longo da orla a uma certa distância e vá se aproximando progressivamente. Tenha cuidado com as primeiras ondas que passarão pelos cascos do cavalo...

Dica: se conhece bem a forma como o seu cavalo reage perante as ondas e o mar, passe-lhe um loro à volta do pescoço. Saberá assim onde se agarrar em caso de reação... imprevista!

=> Proceda por etapas: caminhe ao lado do cavalo durante algum tempo, para que este se habitue a este novo ambiente. Passe para o trote quando sentir que o seu cavalo já está "pronto". Antes de passar para o galope, certifique-se de que poderá controlá-lo. O mar é um ambiente intimidador para o cavalo. Nunca ultrapasse os limites do seu cavalo, nem os seus.

=> O galope e a atração pelos grandes espaços acabarão por lhe fazer perder a noção do tempo e da distância. Toda a gente acaba por entrar nesse jogo. Cuide do seu cavalo tentando não perder a noção da distância percorrida. Preveja um momento de recuperação, andando a trote ou a passo ativo, a fim de retomar o fôlego após um bom galope :)

 

=> Leve água. Após o passeio, é muito provável que o seu cavalo manifeste vontade de beber. Sobretudo se tiver tentado provar a água do mar...

6. E já agora, esteja atento e prepare-se se o cavalo...

... raspar os cascos na água: é provável que venha a rolar a seguir!

… saltar nas ondas, não esqueça de passar o loro à volta do seu pescoço ;D

 

Os cavalos também gostam de praia :p

7. O regresso a casa!

regresso à casa de partida, toda a gente para o duche!

Um bom duche (+ champô) removerá o sal e a areia do seu material e do seu cavalo também. Aproveite a ocasião para verificar a presença de pequenos ferimentos e trate deles.

Trate imediatamente do seu material, sobretudo se for em couro: aplique o sabão de glicerina e a pomada!

Só falta agora planear o próximo passeio! Em floresta, talvez?

A

Angélique

A minha paixão pelos cavalos começou logo a partir dos 4 anos. E sou muito gulosa (mesmo a sério). Há 2 anos, consegui realizar o meu sonho com a aquisição de "Cantad", um puro sangue árabe com 6 anos. Gosto de escrever, não gosto de erros ortográficos (avisem-me se detetarem algum para que possa corrigi-lo imediatamente!) e é com prazer que vos acompanho nestes conselhos da Fouganza.

equitação fouganza passeio cavalo conselhos decathlon

SAIR NUM PASSEIO A CAVALO À aventura!!!

Quem disse que o passeio era uma atividade tranquila? Sair em passeio é realmente uma verdadeira aventura! Precisará de circular no mundo civilizado e no mundo selvagem... Entre automóveis, peões, tratores, ramos baixos e animais selvagens, planifique a sua rota com estas dicas simples!