As férias na montanha trazem à memória excelentes momentos entre amigos e são sinónimo de desporto intensivo!
Nada melhor do que se aventurar num park com os bons conselhos!
O material necessário para uma boa prática de freestyle deve respeitar algumas especificidades:
• Poder deslizar tanto para a frente como para trás, com skis de dupla espátula (skis levantados na parte da frente e atrás) ou um snow twin-tip (extremidades da prancha levantadas de forma simétrica)• Ser bastante flexível para permitir boas receções nos saltos.
Encadear figuras aéreas pode potencialmente provocar alguma quedas, de forma a minimizar os impactos, o capacete é um elemento primordial durante a aprendizagem desta disciplina.Também é recomendado a utilização de proteção dorsal, que permite amortecer eventuais quedas sobre as costas.
Opte por uma máscara em vez de óculos de sol: em caso de queda, estes podem partir-se e feri-lo, ao contrário da máscara que se mantém sobre a cara graças à fita elástica.
Fora de pista
Onde os praticantes de freestyle mais experientes podem encadear os tricks, servindo-se dos elementos naturais: neste caso, o nome que se dá a esta prática é backcountry.
Na maior parte das estâncias
Onde os snowparks são dedicados à prática do freestyle: esquiadores e snowboarders principiantes ou experientes andam lado a lado, cada um circula em zonas adaptadas aos seus níveis respetivamente. Big air, half-pipe, o terreno está preparado com estruturas em neve ou metal, que permitem aos riders lançarem-se no ar para realizar as figuras.
Antes de se iniciar no freestyle, é preciso ser um bom esquiador/snowboarder, capaz de descer as pistas pretas! Veja algumas etapas que marcam a aprendizagem do freestyle:
1. Descer em switch
Para começar, descer em switch permite ganhar confiança e habituar-se a deslizar ao contrário e a direito, indispensável para a prática do freestyle. A posição do corpo deve estar ligeiramente descentrada de forma a evitar que o corpo gire muito quando se olha por cima do ombro.
2. Aumentar a velocidade
Progressivamente, a velocidade tem de aumentar, e descer as pistas cada vez mais complicadas para dominar cada vez melhor o switch. Uma vez esta etapa ultrapassada, o aprendiz de freestyle pode tentar o famoso 180: sobre um terreno plano e a baixa velocidade.
3. Iniciar-se num snowpark
Uma vez o switch e o 180 dominados, esquiadores & snowboarders freestyle podem praticar no snowpark: constituído por módulos de diferentes dificuldades, cada um escolhe um módulo correspondente ao seu nível, recorrendo ao código de cores que identifica o terreno.
Os snowparks estão geralmente segmentados em várias zonas (3 a 6 consoante as estâncias).
Em primeiro lugar, é preciso dominar os saltos direitos, simples e sem figuras.
Depois da passagem obrigatória pelos saltos simples, os aprendizes de freestyle podem começar os tricks mais acessíveis: grabs, flips, rotações ...
Com o treino contínuo brevemente seguir-se-ão as rotações, flips, slides e outras acrobacias mais espetaculares!
Zona verde
Para iniciar os primeiros saltos básicos
Zona azul
Para efetuas os primeiros encadeamentos sobre os módulos de iniciação
Zona vermelha
Para os praticantes regulares de nível intermédio
Zona preta
Para os riders de nível experiente
Treino os saltos com a ajuda de trampolins ou na piscina!
Isto irá permitir familiarizar-se com os movimentos e as impulsões necessárias a dar ao corpo e facilitará os saltos quando tiver os skis ou o board nos pés!
Para assegurar que as sessões decorram nas melhores condições possíveis e em total segurança, deve manter-se vigilante, atento e respeitar as regras de base:
•Efetuar um aquecimento
• Respeitar as sinalizações do snowpark
• Antes de começar, verifique que a zona de receção está livre
• Desimpeça a zona de receção após realizar a sua figura
• Respeite a ordem de partida
• Proteja-se com o uso de um capacete e proteção dorsal
Tenha aulas!
A maioria das escolas de ski propõe aulas de aprendizagem de freestyle skis & snow. Isto permite-lhe estar bem enquadrado e aprender as boas bases, progredindo mais rapidamente do que sozinho.