DESCOBRIR O SKI FREERIDE

Tens vontade de praticar ski na neve solta e fresca e de deixar a tua própria marca? Questionas-te como começar? Este conselho é para ti!

descubra o ski freeride com a Decathlon

O ski Freeride é uma prática que faz sonhar numerosos apaixonados pelos ski e pela montanha: os grandes espaços, a neve fresca e solta, sensações de liberdade, deixar a tua primeira marca....Desporto lúdico e ao mesmo tempo técnico, o ski Freeride necessita de ter o material adequado e de conhecer as regras essenciais de segurança associadas a um terreno de jogo sem limites.

O QUE É O SKI FREERIDE?

Praticar ski em Freeride significa esquiar fora dos locais delimitados, quer seja ao lado das pistas ou mais afastado na montanha, em encostas virgens.   O ski Freeride impôs-se como uma verdadeira disciplina em meados dos anos 90, nomeadamente com a chegada de competições internacionais e a divulgação de filmes dedicados às descidas na neve fresca e solta. O ski Freeride pratica-se em todo o lado onde a montanha o permite: na floresta entre 2 pistas, sob uma linha de telecadeiras acessível desde as pistas, ou mais afastado nos vales e em encostas virgens. Se o objetivo é esquiar a neve fresca e solta, as condições de neve são variáveis e não são sempre as melhores: pode estar ligeiramente dura à superfície e solta por baixo, por vezes traiçoeira, relativamente dura com muitas marcas. Deve-se escolher o bom momento para ter as melhores condições, o que nem sempre é fácil!

Resumindo, o ski Freeride pratica-se em terreno natural em neve não preparada. Qual a motivação dos Freeriders? Explorar novos terrenos de jogo com toda a liberdade. O Freerider está sempre à procura de sensações e do prazer, muitas vezes raro, de deixar a primeira marca numa encosta na neve solta e fresca. Esta prática necessita de um equipamento específico para segurança do esquiador.

Sabia que?  O ski Freeride não é apenas sinónimo de descida. No Freeride, é frequente ter de efetuar uma caminhada de aproximação com os skis ou a pé que lhe permite chegar junto do ponto de partida, e pode implicar para os mais experientes escalada e descida em rappel.

Descobrir o ski freeride

COMO PREPARAR A tUA SAÍDA DE SKI FREERIDE?

A regra fundamental no Freeride é praticar com toda a segurança para poder aproveitar ao máximo e de desfrutar verdadeiramente!

Organiza um grupo para a tua saída: É a regra essencial na montanha, nunca estar sozinho(a). Organiza um grupo de 2 a 6 pessoas no máximo. Para descobrir o ski fora das pistas, aconselhamos que te faças acompanhar por um guia ou um profissional da montanha, que saberá aconselhar-te sobre os itinerários e segurança.  

Leva todo o equipamento adaptado Em qualquer caso, leva sempre todo o equipamento de segurança indispensável para o ski Freeride: capacete, máscara, DVA ( Detetor de Vitimas de Avalanche) e mochila contendo uma pá e uma sonda de procura, assim como uma bolsa de primeiros-socorros.  

Informa-te sobre as condições de neve e meteorológicas: Indispensável na preparação da tua saída para a escolha do dia em que as condições são ótimas: risco de avalanche no mínimo, bom tempo, pouco ou nenhum vento. À mínima dúvida, adia a tua saída para outro dia, ou para a sua próxima estadia, mesmo que para isso tenhas de ser paciente. Questionas-te como te informares sobre a meteorologia local? Nada mais simples que contactar os profissionais "locais": responsáveis de pista, responsáveis de estâncias de ski,....está também atento aos anúncios nas estâncias de ski, aos boletins de avaliação do risco de avalanche disponíveis online e à simbologia que agora substitui as bandeiras.
  
Escolhe um itinerário adaptado ao teu nível e às tuas capacidades: Não te sobre-estimes! Começar o Freeride exige um nível muito bom de ski em pista assim que em ski All Mountain.  Começa com itinerários para o teu nível e acompanhado por um profissional ou um esquiador Freeride de nível experiente que poderá aconselhar-te tecnicamente. Existem igualmente cada vez mais estâncias de ski que propõem itinerários de marcados e seguros. Informa-te junto das suas estâncias de ski preferidas.

O SKI FREERIDE, QUE BENEFÍCIOS?

O ski Freeride é um desporto onde a liberdade e as sensações fortes se combinam para a maior alegria dos esquiadores.   Do ponto de vista técnico, o ski Freeride permite-te melhorar o teu nível de ski, para esquiar em todas as condições de neve e de encosta.  

Do ponto de vista físico, vai reforçar os teus quadríceps (coxas) e toda a zona abdominal. Vais ver que as suas coxas vão aquecer, e muito rapidamente! As abordagens trabalham igualmente a parte superior do corpo.  

Do ponto de vista mental, o ski Freeride reforça a concentração, indispensável para analisar corretamente o terreno e evitar os erros.  

Finalmente, o ski Freeride pratica-se em grupo por isso são bons momentos de convívio, partilha e sorrisos, isto tudo para ficar com ótimas recordações. Isto também é desporto!

O SKI FREERIDE, É PARA TI?

Esta disciplina é indicada para os apaixonados pela natureza e pelas sensações fortes que desejam descobri o ski de montanha sob outra perspetiva. Tens um bom nível de ski, és desportista, tens vontade de te superares e de descobrires novas sensações? És um apaixonado pela montanha, já praticaste ski em pistas sem marcas (ski All Moutain) e sonhas em deixar a tua própria marca numa encosta virgem? Então sim, o ski Freeride é perfeito para ti! Mas não te esqueças, é um desporto exigente fisicamente e mentalmente. O ideal para começar, é uma saída acompanhada por um profissional.

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICAR O SKI FREERIDE

Para praticar o ski Freeride, dois equipamentos são totalmente necessários e indissociáveis: os skis Freeride e o equipamento de segurança.

descubra o ski freeride com a Decathlon

AS BOTAS DE SKI

Evidentemente, não poderás esquiar sem as tuas botas de ski. Como as caminhadas de aproximação são bastante frequentes no Freeride, é aconselhável escolher um calçado ao mesmo tempo confortável para caminhar e com bom desempenho para uma transmissão exata e eficaz dos apoios na descida.

Existe hoje em dia calçado com uma posição para caminhar, muito confortável e com bom desempenho. O outro elemento importante é a sola do calçado, que pode estar equipada com crampons, muitas vezes úteis quando tens de passar a pé em locais onde é necessário uma boa aderência do pé.

OS SKIS

Os skis de Freeride são bastante largos no patim, entre 85 e 115mm, para assegurar uma boa sustentação na neve solta, e alguns estão equipados com um rocker na parte dianteira, por vezes também na parte traseira, para uma melhor flutuabilidade na neve solta.

Alguns skis de Freeride podem estar equipados com fixações desengatáveis que, associadas às peles de foca, permitem alcançar os itinerários de Freeride em caminhada com skis. É o que se chama de “Freerando.”

descubra o ski freeride com a Decathlon
descubra o ski freeride com a Decathlon

OS BASTÕES

Para te adaptares melhor a esta prática que por vezes necessita de uma caminhada de aproximação, os bastões podem ser telescópicos, para ajustar da melhor forma a altura durante a subida e a descida. É importante que tenham uma anilha larga para não se enterrarem na neve.

descubra o ski freeride com a Decathlon

O CAPACETE

Indispensável para te proteger e para te sentires confiante sob todas as condições, o capacete acompanha-te tanto nas pistas como no freeride.

A MÁSCARA

A máscara é um elemento essencial de segurança no ski, e ainda mais no Freeride: não só porque protege os teus olhos do sol e do reflexo da neve, mas também porque te permite ler os movimentos do terreno.

descubra o ski freeride com a Decathlon
descubra o ski freeride com a Decathlon

O DVA

O DVA é um aparelho de deteção de vítima de avalanche, que possui um modo receção e um modo emissão de ondas. Quando saires coloca o aparelho em modo emissão, e se alguém ficar preso numa avalanche, passa para o modo receção para permitir a localização da pessoa e retirá-la da neve. Este aparelho garante a tua segurança e a das pessoas que te acompanham. Atenção, é necessário que saibas utilizar corretamente o aparelho antes de sair. Existem nas estâncias diversos "DVA parcs" que lhe permitem treinar! Informa-te junto dos responsáveis de pista.

O MATERIAL DE SEGURANÇA: MOCHILA, PÁ, SONDA

É o mínimo que deves transportar em qualquer caso. A mochila permite-te transportar o teu material de segurança, mas também água, alimentos, bolsa de primeiros-socorros, eventualmente outro par de luvas....a pá e a sonda podem salvar a vida de uma vítima de avalanche. Mais uma vez recomendamos que tenhas uma pequena formação sobre a utilização do material de segurança junto de organizações especializadas.

descubra o ski freeride com a Decathlon
descubra o ski freeride com a Decathlon

UM CASACO E UMAS CALÇAS DE SKI FREERIDE

É importante escolher uma roupa de ski adequada à prática de ski fora das pistas:  corte mais amplo para uma boa liberdade de movimentos, impermeabilidade e hermeticidade para te manteres seco apesar da neve, resistência dos tecidos e termorregulação para não teres muito calor durante o esforço. A roupa Wedze proporciona uma segurança suplementar: O sistema RECCO ®.RECCO® é um sistema de socorro em avalanches utilizado no mundo inteiro para localizar rapidamente as pessoas enterradas. Não substitui um ARVA mas aumenta as hipóteses de ser encontrado a tempo.

Este artigo deu-te vontade de descobrir o ski Freeride? Então aventura-te acompanhado de profissionais e conta-nos a tua experiência!

Descobrir o ski freeride

Pauline

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO WED'ZE, APAIXONADA DO SKI E DA MONTANHA