O que é o ski freeride?
Praticar ski em Freeride significa esquiar fora dos locais delimitados, quer seja ao lado das pistas ou mais afastado na montanha, em encostas virgens. O ski Freeride impôs-se como uma verdadeira disciplina em meados dos anos 90, nomeadamente com a chegada de competições internacionais e a divulgação de filmes dedicados às descidas na neve fresca e solta. O ski Freeride pratica-se em todo o lado onde a montanha o permite: na floresta entre 2 pistas, sob uma linha de telecadeiras acessível desde as pistas, ou mais afastado nos vales e em encostas virgens. Se o objetivo é esquiar a neve fresca e solta, as condições de neve são variáveis e não são sempre as melhores: pode estar ligeiramente dura à superfície e solta por baixo, por vezes traiçoeira, relativamente dura com muitas marcas. Deve-se escolher o bom momento para ter as melhores condições, o que nem sempre é fácil!
Resumindo, o ski Freeride pratica-se em terreno natural em neve não preparada. Qual a motivação dos Freeriders? Explorar novos terrenos de jogo com toda a liberdade. O Freerider está sempre à procura de sensações e do prazer, muitas vezes raro, de deixar a primeira marca numa encosta na neve solta e fresca. Esta prática necessita de um equipamento específico para segurança do esquiador.
Sabia que? O ski Freeride não é apenas sinónimo de descida. No Freeride, é frequente ter de efetuar uma caminhada de aproximação com os skis ou a pé que lhe permite chegar junto do ponto de partida, e pode implicar para os mais experientes escalada e descida em rappel.