Unselected
trotinete crianças

Iniciar a criança à trotinete: alguns exercícios práticos

O seu mais pequeno já não aguenta mais, também quer praticar trotinete como os adultos. 
Pronto a iniciar a criança a este desporto? Enquanto espera que ela comece a rolar por aí consigo, eis alguns conselhos para começar corretamente.

Unselected

Um bom material senão nada 

A primeira etapa, para qualquer um que deseje deslizar pelas ruas de trotinete, é ter um bom material. Tanto para a sua segurança como para o lazer, implique a criança na escolha do seu equipamento. Sentirá ainda mais motivação sabendo que participou na escolha do seu equipamento e que gosta dele. 

De acordo com a idade, o tamanho e a destreza da criança, é necessário adaptar as duas rodas. Opte pela qualidade com veículos manejáveis, leves e que mantêm a estabilidade e a fiabilidade. 

Escolha o tamanho e o modelo certo: é inútil forçar um principiante a subir para uma trotinete de duas rodas se ele preferir a de três rodas; pense no travão de mão para os mais pequenos (mais estável). No que respeita à segurança, não se esqueça dos capacetes, joelheiras e cotoveleiras

Explique-lhe a sua função: não devem representar uma limitação, mas sim uns aliados para se divertirem!

Unselected

Em equilíbrio sobre duas rodas

Para uma criança principiante a trotinete pode impressionar: Agora que a criança sabe andar bem, vai ter que aprender a rolar. 

Mesmo que a prática geralmente traga felicidade, não é algo natural! Trata-se então de executar alguns exercícios lúdicos com suavidade para prepará-lo ao prazer do deslize urbano. A criança não tem falta de equilíbrio, é algo que ela trabalha desde que nasceu (caminhar, escadas, etc.). Só precisa de o adaptar ao veículo. Para tal, não há nada como exemplificar as situações. Comece por explicar-lhe a parte gestual: como ficar em pé, onde pôr os pés para ficar estável, travar, descer sem cair. Ensine-lhe a trocar de perna para empurrar (e evitar as câimbras de sentido único). Mas cuidado com a ingerência! Logicamente, deseja que ela consiga logo da primeira vez, porém o melhor exercício é deixá-la fazer sozinha. A sua autonomia está na base de uma boa aprendizagem: a criança irá desenvolver sozinha os gestos e as posturas que o farão estar mais cómodo. Enquanto praticante, estará lá para dar bons conselhos mas só para lhe dar apoio. Deixe a criança apreender a sua máquina. Outro pormenor que tem a sua importância: a trotinete pratica-se nos passeios. É, por isso, fundamental familiarizar a criança com as regras de trânsito na cidade (sinais, passadeiras, peões, etc.).

Unselected
equilíbrio criança trotinete
Unselected

Lentamente mas de forma segura

Para dar os primeiros passos – ou melhor: para dar as primeiras voltas!

Privilegie os lugares menos frequentados (parques de estacionamento, zonas residenciais, praças grandes): é inútil stressar a criança (ou a si mesmo) por nada. 
Já deve ter feito a experiência por si, para andar de trotinete não há nada como o conforto de um piso liso. 
Encontre um lugar adequado sem muita inclinação. 
Por fim, um bom conselho: tome o tempo necessário. 
A aprendizagem é algo progressivo, feito de repetições e de sessões cada vez mais longas. Não sonhe ir de passeio logo da primeira vez.

Unselected

UMA VEZ EM CONFIANÇA NA MAIS LINDA DAS TROTINETES DO MUNDO, NÃO RESTARÃO DÚVIDAS: A CRIANÇA PRINCIPIANTE NÃO O SERÁ MAIS POR MUITO MAIS TEMPO. 
POR ISSO, AVANTE COM A INICIAÇÃO! EIS UM BOM PROJETO PARA REALIZAREM JUNTOS... COM BELOS PASSEIOS QUE SE AVIZINHAM.

Unselected

Estas dicas podem ser do seu interesse

criança a andar de trotinete

Como escolher uma trotinete para criança?

Vê os nossos conselhos para te ajudar a escolher uma trotinete para criança.

criança a andar de trotinete com capacete decathlon

Proteção total: como proteger corretamente a cabeça?

A proteção é essencial para quem anda de skate, patins ou trotinete! Descobre os nossos conselhos para garantir a máxima proteção da cabeça.

andar de trotinete em família

COMO PREPARAR UM PASSEIO DE TROTINETE EM FAMÍLIA?

De férias ou entre dois aguaceiros, depois de um almoço domingueiro ou apenas para espairecer, o passeio de trotinete tem todos os argumentos para seduzir.