O QUE É O HORSEBALL?

O Horseball é um desporto coletivo equestre adaptado do «Pato» argentino jogado com uma bola envolta com seis correias de couro.

O seu objetivo consiste em marcar golos no campo adversário (nas balizas com 3,50 m de altura colocadas nas extremidades do campo), através de um jogo de passes, ataques e defesas, sem nunca desmontar.

O horseball pode ser jogado montado a cavalo ou em pónei ou Shetland.

COMO DECORRE UM JOGO DE HORSEBALL

Regra geral, o horseball é jogado num terreno arenoso de grandes dimensões delimitado por mangas insufláveis. Atrás dessas mangas estão colocados os treinadores, os substitutos e a equipa técnica. Estas delimitam, de alguma forma, as linhas laterais.

O horseball é jogado por duas equipas de seis jogadores: quatro cavaleiros em campo e dois substitutos. O jogo tem a duração de dois períodos de 10 minutos, separados por um intervalo de 3 minutos. Em caso de empate, decorrerá um prolongamento. As substituições ocorrem durante as paragens de jogo e são em número ilimitado.

O objetivo é, obviamente, marcar o máximo de golos. Com a tónica no jogo coletivo, cada equipa deve fazer um mínimo de três passes (com 3 jogadores diferentes) antes de marcar um golo. Um jogador não pode manter a bola em sua posse por mais de 10 segundos. A bola deve ser agarrada obrigatoriamente a cavalo.

 

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO