CONSELHO VÉLOTAF TRAJETO CASA TRABALHO HOPRIDER DECATHLON

Guia de boas práticas para as deslocações diárias de bicicleta

Refazer os trajetos diários , fazer cálculos de distâncias, (re)organizar os itinerários... de que estás à espera? A bicicleta pode ajudar a aligeirar o teu dia a dia. Descobre como usar a bicicleta diariamente!

1. O que é um "Commuter"?

"Commuter" é um termo inglês que é muito utilizado para descrever aqueles que viajam com regularidade entre a sua casa e o local de trabalho ou local de estudo. O objetivo do "commuter" é chegar ao destino o mais rápido possível. E por isso mesmo tem sido muito associado o termo a todos os que deixaram o carro de lado e começaram a utilizar a bicicleta como meio de transporte principal.
Aproveita os trajetos entre a tua casa e o teu local de trabalho para admirar as belezas da cidade.

2. Qual a bicicleta ideal para ir para o trabalho?

Quantos quilómetros a percorrer? Qual o tipo de percurso? E se a bicicleta com assistência elétrica fosse uma opção? Temos algumas dicas para ti!
No mercado existem vários estilos de bicicletas disponíveis e por isso, por vezes, a escolha pode não ser fácil. O tipo de terreno, a distância do percurso são alguns dos fatores a ter em conta. Mas então, quais as melhores opções para este efeito?
A escolha da melhor bicicleta para as deslocações diárias depende das necessidades individuais de cada um. Opções não faltam e as que apresentamos podem ser um excelente ponto de partida para quem está a começar a procurar pela bicicleta ideal. É importante garantir que fazes a manutenção adequada para as deslocações serem sempre seguras e confortáveis.

BICICLETAS DE CIDADE

Estas bicicletas são desenhadas especificamente para este efeito. Quer queiras as tradicionais clássicas ou "pasteleiras" temos uma vasta gama de bicicletas que vais gostar e vão-se adaptar às tuas necessidades.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

Bicicletas de cidade

Desde bicicletas cláassicas, speed até cargo bikes.

BICICLETAS DE TREKKING

Desenhadas para serem confortáveis e versáteis, as bicicletas de trekking destacam-se por permitir sair um pouco da rotina das ciclovias/ estradas e seguires por um atalho até ao parque da tua cidade.
Com os pneus mais largos e com um rasto polivalente, aventura-te fora de estrada enquanto vais para o trabalho e aproveita o que a natureza tem para te mostrar.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

Bicicletas de trekking

Trekking ou viagem? A escolha é tua.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

BICICLETAS DOBRÁVEIS

Ideais para as pessoas que gostam de combinar a utilização da bicicleta com outros meios de transporte como o autocarro ou metro.
Para além de leves e compactas, podem ser facilmente guardadas num canto da casa ou por baixo da mesa do trabalho.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

Bicicletas dobráveis 

Pronta em menos de 10 segundos? Sim, é possível!

BICICLETAS ELÉTRICAS

São a melhor opção para todos os que precisam de percorrer longas distâncias ou ultrapassar subidas íngremes durante o percurso para o trabalho.
O motor elétrico no eixo pedaleiro ou na roda traseira tornam a viagem mais fácil e rápida.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

Bicicletas elétricas

Quer seja de trekking, cidade ou dobráveis encontras na Decathlon.

Guia de deslocações diárias de bicicleta

3: Já tens uma bicicleta e queres levá-la a reparar?

Tens na tua garagem uma bicicleta de estrada, uma fixie, uma BTT ou talvez uma bicicleta de trekking que está a ganhar pó? Não hesites em dar-lhe um novo visual e em mimá-la! 
Não queres fazê-lo sozinho? Não te preocupes, dirige-te a um dos serviços pós-venda da Decathlon, onde os técnicos especialistas e com formação terão todo o prazer em ajudar-te na manutenção ou reparação de qualquer material desportivo.

4. Os equipamentos de base para as deslocações de bicicleta

Se alguns equipamentos são obrigatórios (refletores - aquelas coisas laranja nos raios da roda), outros servem sobretudo para te facilitar muito o teu dia a dia de bicicleta.
É sempre aconselhado a utilização do capacete, colete refletor, luzes à frente e atrás e campainha.

5. As regras de condução e de segurança de bicicleta em Portugal

Sem grande surpresa, de bicicleta é necessário respeitar o código da estrada.

As ciclovias são obrigatórias ou não?
Não! Porém, são recomendadas para tua segurança e para segurança daqueles que partilham contigo a via. As ciclovias e pistas clicáveis permitem-te beneficiar de uma distância de segurança relativamente aos outros utilizadores da estrada. Rapidamente irás constatar que, se existir e estiver bem mantida, rapidamente a queres utilizar.
E quanto aos semáforos? Posso passá-los suavemente mesmo quando estão vermelhos?
Não.

Onde me devo posicionar idealmente na estrada?
À direita. Exceto se a via parecer realmente estreita. Isto porque há sempre automobilistas um pouco apressados, com tendência em ultrapassar demasiado perto. Por isso, se receares pela tua segurança, pedala no meio da via. Sim, pode parecer óbvio, mas esses pequenos minutos que um perde (e em cidade é discutível) podem salvar-te a vida. Ou, pelo menos, evitar um acidente.

E o mesmo se passa para evitares as portas dos carros!
As portas, esses perigos temidos de qualquer ciclista em cidade. Afasta-te das portas, demasiado frequentemente abertas sem a mínima verificação. Verás, quanto mais pedalares em cidade, mais irás aperceber-te dos veículos "de risco".

Ah, mas não é para chatear os outros que um ciclista pedala no meio da via?
Pois bem, não! De facto, o ciclista é uma pessoa como qualquer outra, tenta fazer o melhor que podes.

Por fim, tem sempre cuidado com os ângulos mortos! Não ultrapasses pela direita (exceto se estiveres numa ciclovia) e assume sempre que não és visível, permanece sempre atento ao teu ambiente.

6. Como preparar o itinerário de bicicleta?

Não, de bicicleta o melhor percurso nem sempre é o mais curto! Gasta o tempo necessário para confirmar o itinerário antes de te lançares. Há APPs e sítios Internet especializados que te podem ajudar: Google Maps (lembra-te de ativar a opção "bicicleta) ou o Strava, para calcular itinerários seguros de bicicleta.

7. A quem se destina o Fundo Ambiental?

Uma política do estado Português, com a finalidade de contribuir com ações climáticas para o cumprimento dos objetivos ambientais em diversas áreas de atuação. Desde a mitigação a alterações climáticas à conservação da natureza e biodiversidade, a sua atividade centra-se na atribuição de financiamento a várias entidades, atividades e projetos que se enquadrem nos objetivos.
Agora deves estar a perguntar-te... "Como esse fundo pode ajudar-me?"

Pois bem, pode ajudar e muito. Nos últimos anos, o estado tem apoiado e incentivado a compra de bicicletas e cada um de nós pode receber esse apoio na compra de uma bicicleta.
Queres saber mais? Tens toda a informação no site do Fundo Ambiental.

8. Questões frequentes relativas à bicicleta

Ir de bicicleta para o trabalho: ISTO TENTA-TE?

"Posso andar de bicicleta se estiver grávida?"

Como já adivinhaste, a resposta está cheia de "depende", e é o que tentaremos esclarecer.

Quer se trate de ciclismo de estrada ou de ciclismo em cidade, o ciclismo tem uma vantagem: Trata-se de um desporto sustentado, o que significa que não se está sujeito aos impactos que uma corrida, por exemplo, implica. Esta ausência de impacto apresenta uma grande vantagem durante uma gravidez.

"O que fazer se a minha bicicleta for roubada?"

Ser vítima de furto da nossa bicicleta não é uma fatalidade, mas infelizmente, pode acontecer. Um cadeado se nível 5 ou superior, não garante que a bicicleta não seja roubada mas dificulta a tentativa de quem for com essa intenção.

"Como prender corretamente a bicicleta em cidade?"

A escolha do teu cadeado é crucial. Pelo menos tanto como a forma como irás prender a bicicleta. Podes sempre utilizar um cadeado em "U" para prender a bicicleta e um cadeado de cabo para prender as rodas e os acessórios.

"O que é o ciclismo intermodal?"

Quanto a ciclismo, é claro que não voltamos explicar. Mas «intermodal», devemos explicar este termo atroz. A intermodalidade é a «utilização de várias formas de transporte ao longo de um mesmo trajeto». Muito simplesmente, o ciclismo intermodal consiste em combinar um trajeto de bicicleta com outros meios de transporte como o automóvel, o autocarro ou o metro.

"Como otimizar a bateria da bicicleta elétrica?"

A bateria é o "coração" da tua bicicleta elétrica. Sem ela, o precioso auxílio à pedalada não existe! Isso diz tudo sobre a sua importância. Não deixar a bateria descarregar na totalidade , é uma forma de aumentar a vida útil da mesma.

luz bicicleta decathlon

PARA ENFRENTAR A NOITE EM TOTAL SEGURANÇA

No inverno, com os dias mais curtos, os nossos trajetos de bicicleta são muitas das vezes percorridos de noite, exigindo algumas precauções simples mas indispensáveis para circular em total segurança.

Apesar da maioria das estradas ter iluminação, deverás no entanto assegurar-te de que estás perfeitamente visível para os outros utentes da estrada. A tua bicicleta está equipada com luzes à frente e atrás, a que poderás acrescentar refletores laterais nas rodas e no quadro, de modo a que os veículos te possam ver, incluindo os que vêm de lado.  

Equipa-te ainda com vestuário com bandas refletoras. Existem também fixações de calças, que são úteis para proteger a tua roupa, capas de mochila ou, ainda, braçadeiras refletoras rápidas de colocar e que te permitem ficar visível à distância dos pés à cabeça!

vélotaff

FUNCIONALIDADE, PRAZER E DESPORTO NO DIA-A-DIA

Entre as tuas obrigações profissionais e a tua vida familiar, é difícil encontrar tempo para praticar desporto!

Qual é a solução? Ir de bicicleta para o trabalho! Pedalar no percurso entre a casa e o local de trabalho é uma excelente forma de teres um pouco de tempo para ti apesar de uma agenda bem carregada.

O nosso conselho: para manter o teu capital de saúde de forma duradoura, a OMS recomenda praticar 30 minutos de atividade física moderada 5 vezes por semana. A boa notícia? O ciclismo está na lista das atividades recomendadas! Eis algo que te deveria encorajar a deixar o carro na garagem de vez em quando…

capacete de ciclismo em cidade

O CAPACETE

O capacete (conforme às normas CE) apenas é obrigatório para as crianças até aos 12 anos. Após esta idade, trata-se de uma escolha individual. No entanto, numa queda, a cabeça pode bater no chão, e nessa circunstância ficarás feliz por o teres usado.

Quando escolhes um capacete de ciclismo, deves assegurar-te sempre de que escolhes um tamanho adequado ao teu tamanho. Para isto, deves medir o teu perímetro de cabeça antes da compra. Quando escolhes um produto destes, esta informação está sempre indicada. Adicionalmente, se te for possível recomendamos sempre que experimentes um capacete de ciclismo antes de o comprar. Assim, asseguras-te não só que tem o tamanho adequado mas também que é confortável.

E então? Ainda restam dúvidas? Já experimentaste a mobilidade urbana ou queres saber mais?
Partilha connosco a tua história e identifica-nos nas redes sociais para acompanharmos as tuas aventuras de bicicleta no dia a dia!

Estes artigos também te interessam

WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8385333]cc cesto ou alforges bicicleta de cidade

Como escolher um alforge e um cesto de bicicleta?

Esqueça a imagem do ciclista profissional que leva apenas um pequeno cantil de água! Sempre que for pedalar, o seu lema deve ser: "nunca sem os meus objetos pessoais"! Qual é então a melhor opção: o cesto, a bolsa ou o topcase? Não é fácil encontrar o acessório mais adaptado às suas necessidades. Para escolher mais facilmente a solução adequada, siga o nosso guia!
Transportar crianças em bicicleta. Que soluções existem?

Transportar crianças em bicicleta. Que soluções existem?

Existem muitas soluções para andar de bicicleta com crianças! Desde a cadeira de bebé para bicicleta até ao atrelado e à barra de aprendizagem, existem muitas soluções para transportar os nossos progenitores durante os passeios de bicicleta!
rapariga a andar de bicicleta na cidade

Mobilidade Urbana Sustentável

Os patins, as trotinetes e os skates estão a ser cada vez mais procurados como meios de mobilidade urbana. Descobre mais sobre novos meios de deslocação na cidade!
WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8405261]conselho otimizar bateria bae

Como otimizar a bateria da bicicleta elétrica (BAE)?

A bateria é o "coração" da sua bicicleta com assistência elétrica. Sem ela, não há o precioso auxílio à pedalada! Isso diz tudo sobre a sua importância. Quais são os truques para melhorar a sua autonomia e prolongar a sua vida útil? Vejamos aqui os 10 conselhos que farão toda a diferença.