5. As regras de condução e de segurança de bicicleta em Portugal
Sem grande surpresa, de bicicleta é necessário respeitar o código da estrada.
As ciclovias são obrigatórias ou não?
Não! Porém, são recomendadas para tua segurança e para segurança daqueles que partilham contigo a via. As ciclovias e pistas clicáveis permitem-te beneficiar de uma distância de segurança relativamente aos outros utilizadores da estrada. Rapidamente irás constatar que, se existir e estiver bem mantida, rapidamente a queres utilizar.
E quanto aos semáforos? Posso passá-los suavemente mesmo quando estão vermelhos?
Não.
Onde me devo posicionar idealmente na estrada?
À direita. Exceto se a via parecer realmente estreita. Isto porque há sempre automobilistas um pouco apressados, com tendência em ultrapassar demasiado perto. Por isso, se receares pela tua segurança, pedala no meio da via. Sim, pode parecer óbvio, mas esses pequenos minutos que um perde (e em cidade é discutível) podem salvar-te a vida. Ou, pelo menos, evitar um acidente.
E o mesmo se passa para evitares as portas dos carros!
As portas, esses perigos temidos de qualquer ciclista em cidade. Afasta-te das portas, demasiado frequentemente abertas sem a mínima verificação. Verás, quanto mais pedalares em cidade, mais irás aperceber-te dos veículos "de risco".
Ah, mas não é para chatear os outros que um ciclista pedala no meio da via?
Pois bem, não! De facto, o ciclista é uma pessoa como qualquer outra, tenta fazer o melhor que podes.
Por fim, tem sempre cuidado com os ângulos mortos! Não ultrapasses pela direita (exceto se estiveres numa ciclovia) e assume sempre que não és visível, permanece sempre atento ao teu ambiente.