Saltar ao pé coxinho, com um pé, para a frente, para trás, mais longe, mais alto... Haverá melhor maneira de apreender as distâncias e de desenvolver reflexos do que treinar a saltar? E, além disso, se se pode fazer em casa com a familia… É o máximo! A criança desenvolverá novas habilidades psicomotoras ao mesmo tempo que se diverte.
Atenção à segurança, estabelece em conjunto as regras e o âmbito do terreno de jogo.
A regra mais importante diz respeito à segurança. Sejam quais forem os exercícios de Ginástica, liberta o espaço envolvente da zona de prática, afastando os móveis ou objetos de risco. Em seguida, explica-lhe o que vai fazer, como e onde, para que ele permaneça na zona de treino, evitando que se ponha a saltar nas escadas por exemplo... Há a possibilidade de fazer exercícios variados.
Propõe objetivos concretos porque, além de desenvolver reflexos e de aprender a gerir as distâncias, esta atividade fará trabalhar o sistema cardiovascular e muscular da criança. O batimento cardiaco acelera ligeiramente e os músculos reforçam-se.
Não se trata, portanto, de esgotares o teu filho, mas de prever uma sessão específica com um ou dois tipos de saltos, por exemplo. Dá-lhe tempo e respeita o ritmo, a vontade e o cansaço da criança. Isso contribuirá, também, para o um desenvolvimento saudável.
Para os mais pequenos: Saltar já é um ótimo desempenho!
Exercício 1: A rã
Agachado, as mãos no chão, pronto para o grande salto… de rã! Propõe que utilize os braços para dar impulso para cima.
Exercício 2: Salto em comprimento com as cores
Dispõe os arcos de cores diferentes no chão formando uma figura, como um quadrado. A criança deve saltar para o arco da cor que tiver anunciado: “Salta para o arco vermelho, depois azul, a seguir verde, etc.” Tens um papel fundamental ao decidires se o salto será para a direita, para a esquerda ou para a frente.
Vamos! Sê ousado ao tornar o exercicio mais complicado com uma aceleração do ritmo a que as cores são anunciadas.
É possível reproduzir estes exercícios com blocos de espuma coloridos. Os blocos são mais estáveis.
Inspira-te nos exercícios dos mais pequenos e propõe ao seu filho que salte com mais intensidade.
No quadrado formado pelos arcos, o teu filho poderá praticar:
- o salto em comprimento passando por cima de um arco.
- os saltos para trás, pedindo-lhe para recuar para o arco que escolher.
Com o exercício da rã, saltamos ainda mais alto, sempre mais alto! “Fazemos muita força nas pernas e esticamos os braços o mais possível“