exercitar os músculos para o basquetebol

Exercite os seus músculos para o basquetebol!

Pretende exercitar os músculos para progredir no basquetebol? Procura um aquecimento muscular antes da competição? Descubra os nossos exercícios de musculação.

Exercitar os músculos através do basquetebol é não só eficaz como também lúdico! E no sentido inverso, como funciona? Dedica-se à prática do basquetebol e deseja melhorar a sua condição física para progredir em campo? Propomos-lhe um programa de musculação semanal para os períodos de trabalho de fundo, bem como uma série de exercícios para trabalhar a sua condição física diretamente em campo!

Se as suas partidas e treinos já ocupam os seus desejos de paixão e lazer e disponibilidade de tempo, opte por exercícios MVP como complemento. O descanso proporciona-lhe mais resultados que o excesso de treino!

Como organiza a sua preparação para a época de basquetebol? Partilhe connosco a sua experiência!

Programa semanal

Caso pretenda trocar a bola por um conjunto de halteres 15 ou 30 minutos por dia, siga o nosso programa de musculação adaptado em função dos diferentes grupos musculares, bem como exercícios que facilitam os gestos de basquetebol.

Para cada exercício, pode adaptar o número de repetições ao seu nível.

Não obstante, recordamos que o basquetebol se baseia na tonicidade e explosividade, não fazendo sentido acumular 200 repetições dos exercícios, como se estivesse a preparar-se para uma maratona.

Reserve 30 segundos entre cada série e 2 minutos entre cada exercício para recuperar o fôlego, para lembrar-se dos objetivos do exercício, sonhar em afundar sem parar e prosseguir com a sua sessão de musculação.

Segunda-feira:

Começamos pela parte de cima do corpo, com os peitorais, os ombros e os tríceps. Como já terá percebido, trata-se de empurrar!

- Flexões
- Supino plano alternado
- "Dips"

O nosso MVP: o supino plano alternado melhora a estabilidade das costas e dos ombros durante os lançamentos. Com um haltere em cada mão, empurre um braço a seguir ao outro, de forma alternada.

Terça-feira: 

Começamos pelas pernas. Trabalhe a parte inferior do corpo para melhorar as suas deslocações em competição.

- Agachamentos
- Afundos laterais
- Afundos para a frente

O nosso MVP: os afundos laterais. Solicita as ancas e os adutores com um movimento que o irá fazer evoluir nos passos laterais durante o posicionamento defensivo.

Quarta-feira:

É na zona dos abdominais. Mesmo oculta sob a camisola, a faixa abdominal é permanentemente solicitada durante a prática do basquetebol, em corrida, nos lançamentos e nos saltos.

- Tabela
- Crunches
- Pontes

O nosso MVP: a ponte. Irá melhorar simultaneamente a sua tonificação, a zona lombar e os glúteos para progredir na prática nos saltos e nas deslocações.

Quinta-feira:

Depois de empurrar, poderá puxar. Cestos? De maneira nenhuma, sempre barras e halteres. É à volta das costas e dos bíceps que fará a preparação para os confrontos dentro do campo.

- Tração
- Remo
- Hammer curls

O nosso MVP: as trações exercitam todos os músculos das costas com um único movimento, para maior estabilidade durante os lançamentos em suspensão.

Sexta-feira:

Recomece com uma sessão dedicada às pernas e abdominais. Trabalhar estes dois grupos na mesma sessão irá permitir-lhe evoluir na tonificação e relaxamento.

- Lunge jumps
- Corda de saltar
- Wood-choppers

O exercício preferido: o salto à corda permite-lhe exercitar o relaxamento, a tonificação, os apoios e a resistência num único exercício. A satisfação! Não?

Sábado e domingo:

Não tem um jogo? Após a semana de preparação física, é altura de descansar ou de descontrair um pouco com lançamentos à tabela.

E se tiver um jogo ou competição, poderá realizar alguns exercícios de musculação que lhe agradem com cargas leves durante o aquecimento muscular!

Programa playground:

E se não tiver halteres à mão e só conseguir pensar no basquetebol, apresentamos 5 exercícios que poderá realizar com a bola.

  • Abdominais com a bola:

    Estique-se de costas com a bola presa entre as pernas. Eleve o tronco e suba as pernas em simultâneo para recuperar a bola com as mãos. Regresse à posição inicial e depois recoloque a bola entre as pernas. Pode repetir este exercício até se questionar por que aprecia o basquetebol. Entretanto, a coordenação entre as pernas e os abdominais irá melhorar a sua capacidade de salto.

  • Flexões com a bola:

    Adote a postura de flexões, com as pernas afastadas para maior equilíbrio. Em vez de colocar as mãos no solo, apoie-se na bola, a qual deverá estar localizada ao nível do esterno. Faça flexões lentamente. Além de exercitar os peitorais, os tríceps e os ombros, melhorará a tonificação e o equilíbrio.

  • Afundos com drible:

    Atravesse o campo realizando um afundo a cada passada. E para nunca perder a bola, drible em simultâneo. Pode até driblar entre as pernas a cada afundo. Desta forma, exercitará ao mesmo tempo a sua técnica de drible e os apoios.

  • Tonificação com a bola:

    Na mesma posição em que realizou as flexões sobre a bola, dobre agora a perna esquerda sobre a barriga, depois volte a esticar a perna e eleve o calcanhar para cima e para atrás, mantendo a perna esticada. Mantenha o equilíbrio com as duas mãos na bola e a ponta do outro pé no solo. Pouse a perna e recomece com a perna direita. O objetivo consiste em desenvolver o equilíbrio e a tonificação.

  • Ressaltos e relaxamento:

    Sempre com a bola laranja, vai agora trabalhar o relaxamento. Aponte à tabela do cesto para que a bola ressalte sempre na mesma direção. A cada lançamento, recupere o ressalto saltando o mais alto possível. O objetivo consiste em trabalhar ao mesmo tempo o relaxamento e a explosividade com este gesto curto e intenso. Afinal, para vencer a partida precisará de saltar ainda mais alto no último quarto da partida.

Se as suas partidas e treinos já ocupam os seus desejos de paixão e lazer e disponibilidade de tempo, opte por exercícios MVP como complemento. O descanso proporciona-lhe mais resultados que o excesso de treino!

Como organiza a sua preparação para a época de basquetebol? Partilhe connosco a sua experiência!

Descubra mais conselhos sobre basquetebol

basketball_bienfaits_dans_la_pratique

Quais são os benefícios do basquetebol?

Como progredir física e mentalmente com o basquetebol? Apresentamos-lhe as 5 vantagens principais da prática individual ou coletiva de basquetebol.

aquecimento correto no basquetebol

Como fazer um aquecimento correto?

Procura um aquecimento para o basquetebol? Antes de aquecer os aros, descubra como preparar-se física e mentalmente.