Atacar o cesto a driblar
No nosso primeiro exercício, propomos-lhe uma dose dupla, trabalhando simultaneamente a fixação de apoios, o arranque em drible e o lançamento após um drible. Partimos logo de pontos duplos. Ou triplos. (Está a compreender?)
Para começar, coloque dois cones na linha de três pontos, no prolongamento da linha de lances livres, um de cada lado. Neste exercício, comece por um auto-passe, vamos usar um tempo morto de 20 segundos para explicar-lhe:
Para fazer um auto-passe, lance a bola ao chão para a frente, acentuando a rotação da bola para trás (ou seja, na sua direção). A bola volta para si após o ressalto. Isto permite-lhe simular um passe picado quando não tiver um parceiro de jogo com motivação suficiente para receber os seus ressaltos e fazer o passe após 200 arremessos seguidos.
Com as costas viradas para a tabela, comece o exercício com um auto-passe para recuperar a bola atrás do cone. Primeiro passo: trabalha assim a rotação no momento de receção da bola, o que evita ouvir o apito por falta, antes mesmo do primeiro drible.
Portanto, na receção da bola faça uma rotação empenhada se utilizar o pé mais próximo da tabela para rodar ou uma rotação apagada se utilizar o pé mais distante da tabela para rodar. O melhor? É variar!