Para te sentires confortável na tua própria pele, aqui está a nossa lista de 5 desportos que as grávidas podem praticar durante toda a sua gravidez.
Estás a perguntar-te se o desporto e a gravidez são compatíveis? Fica descansada, é inteiramente possível e até recomendado continuar a fazer exercício durante a gravidez, desde que a atividade seja adequada e segura para a mãe e o bebé. O corpo de uma mulher passa por muitas mudanças durante os 9 meses de gravidez. Para que te sentires confortável na tua própria pele, aqui está a nossa lista de 5 desportos que as grávidas podem praticar durante toda a sua gravidez. Estas atividades físicas vão-te ajudar a preparares o corpo para o parto e contribuirão para o teu bem-estar e para o bem-estar do bebé.
Se costumavas fazer exercício regularmente antes de engravidar, podes manter a mesma rotina durante os dois primeiros meses. No terceiro mês, deves ter cuidado extra para evitar impactos e quedas, que nesta fase aumentam o risco de aborto espontâneo. Em vez disso, aproveita este período para praticar exercício suave e dá um pouco de descanso ao exercício de alta intensidade. Existem duas regras de ouro a ter em conta ao longo de todo o processo: ouve o teu corpo e fala com o teu médico.
Uma vez passado o primeiro trimestre, é possível praticar um desporto de baixo impacto numa base regular. E no último mês antes da chegada do bebé: descansa!
Em qualquer caso, não te esforces demasiado e ouve sempre o teu corpo. Embora não tenhas de parar completamente de praticar exercício, deves ainda assim escolher desportos que sejam seguros para ti e para o teu bebé. É também uma boa maneira de preparar o corpo para o parto.
É altamente recomendado que as futuras mamãs pratiquem uma forma de exercício aeróbico, uma vez que isto é benéfico para a respiração e a oxigenação do sangue.
Também podes trabalhar a flexibilidade fazendo uma forma de exercício suave e adaptada às diferentes fases da gravidez, o que irá contribuir para o teu bem-estar.
No entanto, verifica sempre com o teu médico ou parteira se é aconselhável ou não praticar desporto ou exercício durante a gravidez; em alguns casos, pode não ser aconselhável fazer exercício durante a gravidez, especialmente em gravidezes de alto risco.
Descobre os 5 principais desportos que podes praticar durante a gravidez para te preparares para a chegada do teu filho.
Caminhar é o desporto ideal para as grávidas! Não é necessário ser um atleta experiente para desfrutar deste desporto; podes praticá-lo em qualquer lugar e não é necessário equipamento especial (um bom par de ténis é tudo o que precisas). Caminhar durante pelo menos 30 minutos estimula a circulação sanguínea em todo o corpo, particularmente nas pernas.
Até podes passear com a família para uma mudança de cenário! Escolher sempre terreno relativamente plano e aberto para evitar quedas.
Porque sim, pode-se caminhar enquanto se está grávida!
A cada semana, o peso do bebé torna-se cada vez mais percetível. O exercício na água alivia um pouco este peso e permite realizar certos movimentos mais facilmente.
A natação visa o coração e a respiração, o que é excelente para a preparação para o parto.
Uma curta sessão de aquafitness após umas braçadas na piscina é um bom treino para os músculos das costas e articulações, que estão sob muita tensão durante a gravidez. Em breve sentirás os benefícios desta atividade física. Se queres saber mais sobre natação durante a gravidez, espreita aqui!
Tal como caminhar e nadar, o ciclismo ajuda a fortalecer a respiração e ajuda a construir músculo nas pernas enquanto faz desaparecer essa sensação desagradável de pernas pesadas. Não há necessidade de te preparares para o Tour de France: opta por terrenos planos e estáveis para evitar quedas. Ter uma bicicleta estática em casa pode ser muito útil, especialmente no Inverno e em dias de chuva.
Se quiseres mais informações sobre ciclismo durante a gravidez, consulta este guia!
Para além de ser calmante e relaxante, o yoga é uma excelente forma de te preparares para o parto ajudando-te a trabalhar a respiração e flexibilidade. Há até poses pré-natais que se podem realizar, especialmente concebidas para mulheres grávidas.
Pede conselhos e orientação ao teu fisioterapeuta ou à tua parteira para as tuas sessões. Também podes descobrir o yoga pré-natal com a Bernadette de Gasquet.
Para uma mãe expectante, o reforço do pavimento pélvico é essencial para reduzir o risco de este se rasgar durante o parto. O treino dos músculos do pavimento pélvico antes do parto ajuda o períneo a voltar ao normal mais rapidamente após o nascimento de um bebé.
Agora que leste os nossos 5 melhores desportos para fazer durante a gravidez, tudo o que te resta fazer é preparares um plano para 9 meses. Se já frequentas habitualmente o de ginásio antes da gravidez, podes continuar a fazer exercício todas as semanas com uma regra de ouro: ouve sempre o teu corpo! Não te esforces demasiado e se não praticavas muito desporto antes da gravidez, podes fazer exercícios de baixa intensidade para te preparares melhor para a chegada do bebé e sentires-te bem com o teu corpo. Para todas as tuas necessidades de equipamento, consulta o nosso vestuário desportivo de para yoga, natação e caminhadas para grávidas.