DICAS PARA DESFRUTAR DO PRAZER DA CORRIDA

Independentemente das diferenças de níveis, os praticantes da corrida devem esforçar-se por cultivar o prazer de praticar o seu desporto. Além disso, devem esforçar-se para evitar que uma certa monotonia acabe por comprometer o desejo de evoluir. Temos algumas dicas nesta matéria...

course_bienfaits

VARIAR OS RITMOS

Cada praticante de corrida tem uma série de cadências que convém exercitar durante o treino. Desde o passo lento que não faz perder o fôlego ao sprint curto que não se consegue manter por mais de vinte segundos, é essencial mudar de ritmo regularmente para evitar uma certa monotonia.

É por isso importante equilibrar o seu ciclo de treino semanal com sessões de programas diferentes. Respeitando os seguintes conselhos fundamentais:

- Uma sessão longa a realizar à cadência de endurance (deverá conseguir falar sem dificuldade), cuja duração aumenta gradualmente até uma hora se estiver a preparar uma competição de 10 km, ou até 2h30, se estiver a preparar-se para uma maratona.

- Uma sessão de exercício fracionado, seja na natureza ou numa pista de atletismo.

- Uma ou duas sessões de corrida privilegiando as sensações, incluindo se possível as chamadas sequências de limiar, ou ao ritmo que tenciona adotar na sua próxima competição (se já estiver programada).

desfrutar do prazer da corrida

MUDAR REGULARMENTE DE ITINERÁRIO

O mundo é enorme. Conhecê-lo enquanto corre é um dos privilégios da prática da corrida. Demasiadas vezes, o prazer de correr diminui em virtude da prática sistemática da corrida nas mesmas pistas. É por isso necessário saber contrariar uma rotina que pode prolongar-se por semanas, meses ou anos. Partir à aventura e paciência, ou melhor ainda, se a aventura se resumir a virar à direita em da esquerda ao sair de casa ou escolher o caminho arborizado em vez da estrada alcatroada nos arredores da sua cidade ou aldeia.

Eis alguns critérios a ter em conta:

- Ocasionalmente, usar os transportes públicos ou a sua bicicleta para se afastar da zona de residência e treinar num ambiente completamente novo.

- Ouvir os conselhos de outros praticantes de corrida que destaquem as vantagens ou virtudes dos seus percursos favoritos.

- Não recear a prática numa pista de atletismo, caso exista uma perto de si, para aprender a etiqueta do treino fracionado.

CUIDADO COM OS objetos equipados com ligação online

Quer demos preferência a uma prática de corrida 100% baseada no prazer de correr ou aspiremos a evoluir com treinos cada vez mais vigorosos, é importante não se tornar escravo de dispositivos através de ligação Bluetooth/ANT+. Ouvir música durante as corridas ou sessões longas é um prazer garantido. Mas tal não se deve tornar uma rotina. Em todo o caso, nunca ao ponto de a perspetiva de treinar sem música lhe faça perder o interesse pela prática da corrida!

Relativamente aos relógios GPS e a todas as ferramentas que permitam calcular determinados parâmetros (distância percorrida, velocidade média, etc.), aprenda a libertar-se dos mesmos e a escutar os seus instintos (em vez de um ecrã ligado ao seu pulso). Será a melhor forma de evitar o desinteresse pela corrida em estrada. Não se esqueça de que não é um atleta de alto nível!

ARRISQUE PARTICIPAR EM COMPETIÇÕES

Ninguém se torna maratonista de um dia para o outro, mas qualquer pessoa pode e deve sonhar em envergar um dorsal desde o seu primeiro ano de prática regular da corrida. 10 km, trails curtos e até as já populares "corridas pela diversão" (como a Color Run, Glow Run...), a corrida de competição representa, em primeiro lugar e acima de tudo, uma oportunidade para aderir à enorme comunidade de mulheres e homens que praticam a corrida. Adotar os seus ritos, ritmos e etiqueta de convivência durante o esforço. Prefira as provas que decorram perto de sua casa para desfrutar da experiência da competição num ambiente que lhe é familiar.


Desenvolver uma verdadeira amizade com outros praticantes de corrida é uma ótima forma de alimentar constantemente o prazer da corrida. Quem optar por fechar-se numa prática exclusivamente solitária da corrida estará a prescindir da vertente humanista intimamente ligada à prática da corrida.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS