Por que razão algumas pessoas perdem mais massa muscular que outras?
Envelhecer significa diminuir a capacidade de fabrico de hormonas anabolizantes (as hormonas que favorecem a (boa) constituição dos tecido orgânicos). É triste, mas é assim. Importa, no entanto, ter em conta que existem duas causas para esta capacidade diminuída.
E duas causas em que podemos intervir:
- o sedentarismo. Não há aqui qualquer mistério, a falta de atividade física leva à perda de músculos. Neste caso, existe uma solução. Entre os desportos recomendados, incluem-se nomeadamente a musculação (que não é reservada aos culturistas de 20 anos). Evidentemente, a atividade deve ser adaptada... Mas isto é válido para todas as pessoas, independentemente da idade. Para combater o sedentarismo, também podemos modificar alguns hábitos (usamos por exemplo demasiado o carro, quando a bicicleta seria uma opção perfeitamente indicada para nos deslocarmos em determinados trajetos). Também a jardinagem, brincar com os netos/sobrinhos/sobrinhas... ou mesmo a petanca, tudo vale!
- a carência proteica: o músculo é constituído por 20% de proteínas. E armazena metade das proteínas presentes no organismo! Seja qual for a origem das proteínas (animais ou vegetais), só há um princípio a reter: não devemos seguir dietas hipocalóricas quando se é sénior. A falta de vitamina D pode também desempenhar um papel na perda muscular (as células musculares têm recetores de vitamina D).