DESCUBRA A GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO!

Gostaria de, após algumas sessões, conseguir tocar nos pés sem se esforçar, com as pernas bem esticadas? Então é possível que a ginástica de manutenção seja a solução!

Descobrir a ginástica de manutenção

APRECIADA PELOS MAIS VELHOS, A GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO É CONTUDO ACESSÍVEL A TODOS, SEM LIMITE ETÁRIO, E REVELA SER UMA EXCELENTE ALIADA PARA MANTER A FORMA FÍSICA.

Já conhece as bases desta disciplina e os múltiplos benefícios que poderá retirar da mesma. Num canto da sua sala ou no ginásio, coloque o tapete no chão e pode começar! E quanto a si? O que pensa da prática desta disciplina? Que benefícios lhe trouxe? Aguardamos as suas respostas!

  Esta prática contribui de forma geral para o bem-estar físico e previne certas doenças ligadas ao envelhecimento. A sua prática ultrapassa a faixa dos 7 aos 77 anos e, como o nome indica, trabalha os diversos grupos musculares com suavidade. Qualquer pessoa, sem exceção, pode praticá-la! E, além disso, é boa para a mente… Descubra então esta prática, que poderá acabar por seduzi-lo!

Ginástica de Manutenção

1º O QUE É A GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO?

Esta prática, que engloba muitas modalidades, como o yoga, o Tai-Chi-Chuan, o método Pilates, o stretching postural, o QI Gong, o Feldenkrais, o Kinomichi, o método Alexander, a Ginástica Holística, a ginástica suave na água (aquacycling) ou ainda o Wutao, entre outras, tem vindo a atrair cada vez mais adeptos de todas as idades. Na verdade, parece difícil não encontrar nela aquilo que pretende, tendo em conta as suas variadíssimas declinações! A ginástica de manutenção faz trabalhar as diferentes zonas do corpo, solicitando os músculos sem contudo lhes exigir esforços violentos. Esta prática não pressiona nem força. Em vez disso, convida os seus adeptos a dedicarem o tempo necessário à boa realização dos movimentos, no solo, em pé ou sentados. As posturas são variadas mas acessíveis a todos. Graças à repetição de gestos suaves, de alongamentos, de exercícios de trabalho da flexibilidade, de auto-massagens e a todo o leque de movimentos que o corpo é capaz de realizar com toda a descontração, a ginástica de manutenção permite aos praticantes retomar contacto com os diversos grupos musculares, sentindo-os e voltando a trabalhá-los. Resumindo, trabalha-se o corpo mas com suavidade! Esta prática, ao apostar na execução de movimentos lentos, pede também ao praticante calma e concentração. Nas aulas deve desliga-se do tempo, dando lugar à meditação e à reconstituição do capital zen.

2º QUAIS AS REGRAS DA GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO? 

A procura do bem-estar físico e mental!
A regra da ginástica de manutenção consiste em fazer bem ao corpo no momento, desfazendo-se de tensões e tonificando os músculos. Sessão após sessão, a ginástica de manutenção oferece igualmente a possibilidade de melhorar a saúde de modo a manter-se em forma durante mais tempo. Para a realização dos diversos movimentos no âmbito desta prática, as bolas de pilates, os arcos e os tapetes serão alguns dos seus acessórios aliados. A ginástica de manutenção é geralmente praticada no âmbito de sessões coletivas, por vezes mais motivadoras, que favorecem o contacto entre praticantes. Depois de dominar os seus diferentes e numerosos movimentos, esta prática pode ser também praticada em casa e a qualquer hora do dia. Pode começar o dia da melhor forma possível, ou fazer uma pausa a determinada hora do dia, ou ainda terminar o dia cuidando de si antes de se deitar...

Descobrir a ginástica de manutenção

3º GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO, QUAIS OS BENEFÍCIOS? 

A ginástica de manutenção fortalece os músculos em profundidade, nomeadamente os músculos lombares, a cintura abdominal, os glúteos ou as coxas. Melhora a postura dos praticantes, trabalhando igualmente a sua flexibilidade. Se sentir uma tensão muscular, a ginástica permitir-lhe-á relaxar a zona afetada. Os movimentos solicitados contribuem para a densificação óssea, uma forma de prevenir doenças como a osteoporose, e trabalha as articulações. Esta prática favorece igualmente uma boa circulação sanguínea e faz trabalhar o cárdio, limitando assim os riscos de doenças cardiovasculares. Tem igualmente a vantagem de reduzir o stress e a ansiedade e melhorar o sono. Resumindo, a ginástica de manutenção é um concentrado de benefícios físicos e mentais!

4º A GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO É PARA SI? 

Grávidas, desportistas após um período de convalescença, qualquer desportista, séniores, pessoas com incapacidades cognitivas ou físicas… A ginástica de manutenção é para todos, sem limitações de condição física ou de idade. Como atividade principal, para cuidar de si, ou como complemento de outro desporto, para tirar maior partido dos seus benefícios e para obter momentos de descontração, este tipo de ginástica apenas lhe trará benefícios e não tem qualquer contraindicação. É só isso!

5º O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DE GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO ?

Uma camisola de alças ou uma t-shirt e umas leggings serão mais do que suficientes. Opte também por meias respiráveis e leves, para maior conforto e suporte. Ficará assim preparado(a) para cuidar de si!


Já conhece as bases desta disciplina e os múltiplos benefícios que poderá retirar da mesma. Num canto da sua sala ou no ginásio, coloque o tapete no chão e pode começar! E quanto a si? O que pensa da prática desta disciplina? Que benefícios lhe trouxe? Aguardamos as suas respostas!

ESTES CONSELHOS PODEM IGUALMENTE INTERESSAR-LHE