Descubra o plogging, a corrida contra o lixo!

Fazer bem a si próprio preservando o planeta? Isso é possível! Descubra o plogging, uma nova prática desportiva e ecorresponsável!

plogging apanhar lixo

Quando tomar conta do seu corpo rima com tomar conta do ambiente, isso traduz-se numa prática inovadora, simultaneamente desportiva e ecorresponsável. 
Vontade de saber mais? Venha connosco!

Convencido(a) pelo plogging e com vontade de reduzir a sua pegada ecológica? Não hesite em fazer disso um jogo em família ou entre amigos. Ganha quem apanhar mais lixo em 20 min? 3,2,1 partida!

AS ORIGENS DO PLOGGING

“Um corpo são num... ambiente são.” Eis a divisa dos ploggers.

Dos quê? Dos ploggers, as pessoas que praticam plogging! O quê? Não conhece? Fique tranquilo, é normal, porque é muito recente. O plogging data de 2016 mas viu a sua página Instagram Plogging France nascer apenas no início de 2018.

O plogging é um desporto que vem diretamente dos nossos amigos nórdicos, os suecos.

Um pouco de semântica… O plogging é uma bela mistura do termo jogging que conhece bem, com o verbo sueco plocka upp (apanhar). Em resumo, é o que poderíamos chamar corrida ecológica. Penso que começa a perceber!

É portanto uma prática desportiva que consiste em munir-se de um saco (mochila ou saco do lixo) para“apanhar” lixo fazendo pequenas passadas como para o jogging.  E ploggers, verá imensos nas ruas de Estocolmo. Eles encontraram maneira de fazer bem ao seu corpo, colocando-o em movimento, preservando os espaços urbanos. Nada mal, não é?! São espertos, os suecos.

plogging corrida apanhar lixo
plogging corrida apanhar lixo

UMA ATIVIDADE ACESSÍVEL A TODOS!

Como começar a praticar?

Talvez o mais difícil seja aceitar o olhar exterior. Não é necessariamente fácil fazer face a olhares interrogativos quando se começa a apanhar lixo na rua. Mas apetece-me dizer, como todas as coisas novas! De início podemos sentir-nos um pouco incomodados, mas coragem e pense no que o levou a essa prática!

O equipamento necessário

Nada mais simples! Tem vestuário de desporto, um saco e um par de ténis? Então está pronto para praticar plogging! Ah, é verdade, não se esqueça de um par de luvas. Não se sabe o que se pode encontrar...

Quem é que pode praticar e onde?

Apetece-me dizer “qualquer pessoa com capacidade para se mexer e agir para preservar o ambiente”. Poderá adaptar a intensidade e a frequência dos seus treinos de plogging às suas capacidades físicas. Não entre em pânico! Quer esteja na cidade ou no campo, tenho a certeza que encontrará como praticar plogging. Um parque urbano, a beira-mar, um caminho de montanha, as ruas do seu bairro etc. Em resumo, em qualquer lado onde esteja em segurança para correr e onde haja lixo para apanhar.

O NOSSO TRUQUE

Comece a praticar em pequenos grupos. É sempre mais simples e mais simpático fazer isso entre amigos

E, acredite, depressa passará a gostar. Porque, sim, vai inspirar e despertar as consciências de algumas pessoas que o vão ver. E que repetirão o seu gesto! É assim que se mudam as coisas!

O PLOGGING, UM DESPORTO COM MIL VIRTUDES!!

Benefícios para o nosso ambiente

Como qualquer nova tendência, o plogging chama a atenção e cada vez mais pessoas começam a tomar consciência do lixo que invade as suas ruas. São essas mesmas pessoas que deitarão cada vez menos lixo para o chão e que começarão a praticar plogging. Está a iniciar-se um círculo "virtuoso"! Há cada vez mais ploggers que partilham as suas experiências de plogging nas redes sociais. Criam-se desafios e adeptos!

 

Benefícios para a nossa saúde

Sim, sim! Antes de mais, o plogging é um desporto! Corre-se ou anda-se, fazem-se agachamentos para apanhar lixo (preservando as costas!), muda-se de ritmo constantemente quando se para para apanhar um papelito no chão… Em resumo, já percebeu, o plogging é uma prática desportiva que alia um trabalho cardiovascular com o reforço muscular. Tudo fazendo treino intervalar. 

Os movimentos são precisos, porque é necessário preservar as costas. Na Suécia existe mesmo um professor de plogging que forma e acompanha os desportistas a adoptar gestos corretos para apanhar o lixo. Então, convencido(a)?

AS OUTRAS ATIVIDADES ECORRESPONSÁVEIS 

A CAMINHADA ECOLÓGICA

A corrida não é para mim… Como fazer então se não gostarmos de correr ou tivermos problemas de mobilidade? Se tiver realmente vontade de participar nesta iniciativa, não se preocupe, vamos encontrar o desporto adequado para si! Eis alguns exemplos cujos termos lhe serão talvez mais familiares do que o de plogging...

Tem vontade de descobrir belas paisagens, de apanhar ar beneficiando o nosso planeta? Parta em caminhada em pequena, média ou alta montanha com o seu equipamento e um saco de lixo para andar e apanhar o lixo que encontrar no caminho.

A NATAÇÃO ECOLÓGICA

Gosta mais de água do que de terra. Também não é problema! Foi o que fez Manu Laurin, um cidadão ecologista que percorreu Marselha-Toulon apanhando o lixo que encontrou ao longo da costa. Uma bela iniciativa que pode aliás descobrir através do documentário “Le Grand Saphyr”.

Em resumo, para além das terminologias, basta mexer o seu corpo apanhando o que encontrar no caminho para participar num mundo mais limpo.

DESLOCAR-SE DE UM PONTO "A" A UM PONTO "B"

Ir de bicicleta ou optar pela caminhada em vez de usar o carro para ir de um ponto A a um ponto B, também é uma boa forma de se deslocar reduzindo o impacto ambiental.

ploggin apanhar lixo
Alexandra Portal Assinatura

Alexandra 

Naturopata - Conselhos em Higiene Alimentar & Desportiva

Naturopata, apaixonada por Yoga e Pole Dance, mas também e sobretudo uma pessoa em busca de bem-estar. Escrevo sobre assuntos de saúde e proponho os meus serviços personalizados porque aspiro a tornar a vida das pessoas mais saudável.~O meu lema: “Espírito são em corpo são!”~Para mais informações, consultar o sítio Internet: 

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO