8 gestos eco-responsáveis para proteger os nossos oceanos

8 Gestos eco-responsáveis para proteger os nossos oceanos

Poluição, diminuição das populações de peixes, destruição dos recifes de coral… Temos de agir para preservar os nossos oceanos! Descobre 8 gestos eco-responsáveis que podes adotar no quotidiano para contribuir para a preservação do ambiente marinho.

Apanha todo o lixo

Apanhar o lixo que encontras durante as tuas atividades subaquáticas não é um problema! É uma questão de hábito. Leva sempre contigo um saco de rede quando praticares snorkeling ou mergulho, ou um saco para o lixo quando fores para a praia. Avistaste algum resíduo? Em vez de olhares para ele com um ar indignado, passa à ação: apanha-o! Este pequeno gesto eco-responsável é o melhor meio para não tornares a encontrar este resíduo no ambiente marinho.

Toque apenas com os olhos!

Toca apenas com os olhos!

Respeita o ambiente que te envolve. Aprendeste, provavelmente durante a tua formação de mergulho, que respeitar a vida marinha segue uma regra simples: nunca perturbar os animais marinhos. Não os persigas para tirar uma foto, não os obrigues a sair dos seus esconderijos, não os maltrates. Observa com atenção o coral debaixo de água, mas não tragas nenhum bocado como recordação das tuas férias! Atenção igualmente à degradação do fundo do mar: evita chocar com os animais fixos em rochas ou no coral e tem atenção ao movimento das tuas barbatanas. No mergulho, a tua visita deve ser tão discreta como as tuas bolhas!

Limita o consumo de plástico

Os especialistas estimam que a quantidade de plástico presente nos oceanos esteja perto dos 300 000 milhões de toneladas. Porquê não mudar os teus hábitos de consumo desde já, reduzindo o plástico na origem e substituindo-o por elementos recicláveis ou mais duradouros? Este gesto simples permite a cada um contribuir para a preservação dos oceanos. Vê algumas soluções ecológicas fáceis de pores em prática:
- utiliza um saco de pano quando vais às compras,
- limita a compra de produtos com embalagem de plástico,
- opta por alimentos a granel,
- evita a compra de garrafas de plástico não reutilizáveis e de produtos embalados em porções individuais.

Observa o que tens no teu prato!

Consomes regularmente produtos do mar? Sê vigilante no teu consumo de produtos com origem no oceano! Verifica que têm origem em fontes fiáveis e de pesca sustentável. O excesso de pesca, a pesca irresponsável e acidental contribuem fortemente à diminuição da população de peixes. 
Evita também o consumo de algumas espécies como o atum vermelho que, embora muito procurado, encontra-se em vias de extinção. Da mesma forma, evita a sopa de barbatana de tubarão, que se estima ser responsável pela morte de 100 milhões de tubarões por ano.

Contribua à preservação do ambiente marinho!

Participa e envolve-te pelo ambiente

Existem diversas maneiras de ser ativo para preservar o ambiente. A primeira é um envolvimento pessoal que passa por modificar os teus hábitos quotidianos. Mas porque não passar para outra etapa e atuar como voluntário para uma limpeza coletiva das praias, por exemplo? Assinar petições e fazer donativos para fundações reconhecidas de proteção dos ecossistemas marinhos é também uma outra forma de te envolveres na preservação do mundo aquático.

Passa a mensagem aos seus amigos e familiares

A tua atitude vale ouro. Porque não dar o exemplo em vez de proferires grandes discursos sobre ecologia e sobre a proteção dos oceanos? É a melhor maneira de convencer os teus familiares, amigos e colegas. As crianças só vão querer ajudar-te! Nada melhor do que incutir valores de respeito pelo mar às gerações futuras. Aproveita o impacto das fotografias e vídeos nas redes sociais e incentiva as pessoas a agir para a preservação do ambiente.

Reduz a tua pegada de carbono

Uma pegada de carbono 0 é impossível hoje em dia. No entanto, reduzi-la cada um ao seu nível é incontestavelmente a melhor solução para diminuir os efeitos das alterações climáticas sobre os oceanos. Porque, efetivamente, a subida do nível do mar e a acidificação dos oceanos estão intimamente ligadas às emissões de gases de estufa. Já pensaste em reduzir o teu consumo de energia? E em deslocares-te a pé, de bicicleta ou num veículo ecológico? E em privilegiar produtos locais que não percorrem milhares de quilómetros de camião? Tantos pequenos gestos do quotidiano que terão repercussões nos oceanos a longo prazo!

Verifica o que compras!

Finalmente, mantém-te alerta sobre os produtos que compras, nomeadamente os produtos de luxo. Alguns são fabricados a partir de espécies marinhas em vias de extinção, tal como o coral, as escamas de tartarugas ou as conchas Nautilus, por exemplo.

JUNTOS VAMOS CONTRIBUIR PARA QUE O OCEANO NOS CONTINUE A MARAVILHAR! 

Recomendamos-lhe igualmente outros conselhos de mergulho

descobrir o mergulho submarino subea decathlon

Descobre o mergulho com garrafa

Mudança de cenário, calma, plenitude e liberdade...assim se poderia descrever o mergulho com garrafa. As profundezas já chamam por ti? Parte à descoberta deste incrível desporto.