Descobre o mergulho com garrafa

Calma, plenitude e liberdade...assim se poderia descrever o Mergulho com Garrafa. As profundezas já chamam por ti? Parte à descoberta deste incrível desporto subaquático.

descobrir o mergulho submarino subea decathlon

Bem longe da agitação de um desporto coletivo, pouco restritivo fisicamente, o mergulho é um desporto suave e que permite mudar de ares. E tem uma pequena vantagem que não te deves esquecer: descobres a grande riqueza do fundo dos oceanos. O que pedir mais? A sua história? O equipamento que precisas para começar? Ou as regras que deves seguir? Vamos a isso, mergulha na continuação deste artigo!

O que é o mergulho? 

Apesar de milhões de anos de evolução, ainda não estamos dotados de barbatanas e muito menos de guelras. É por isso que o desejo de homens e mulheres de respirar debaixo de água vem de tempos longínquos.

Tudo começou no ano 332 AC. Alexandre, o Grande, foi debaixo de água e respirou com a ajuda do primeiro sino de mergulho da história. Jules Vernes pode estar sossegado! O engenho rudimentar assemelhava-se a um barril em vidro, aberto por baixo, criando uma bolha de ar no interior quando estava submergido. Era preciso uma grande dose de coragem na altura. Mas como a sorte sorri aos audazes, Alexandre o Grande pode explorar o fundo do mar mediterrâneo a alguns metros de profundidade. Felizmente, alguns séculos de evoluções técnicas separam-nos desta época.
Hoje em dia, a respiração debaixo de água é permitida graças a um equipamento específico e muito sofisticado que inclui uma garrafa de ar comprimido com um regulador para colocar na boca. O mergulho em apneia (ou mergulho livre) é bem diferente do mergulho clássico. Aí, não é necessário material para respirar, o mergulhador apenas conta com a sua capacidade de reter a respiração durante o maior tempo possível. Mais arriscado, o mergulho em apneia oferece a contrapartida de uma total liberdade de movimentos. Pode também realizar mergulho à superfície (ou snorkeling) equipando-se com uma máscara e um tubo para respirar o ar acima da superfície.

Em todos os casos, o objetivo do mergulho de recreio é o mesmo: explorar o fundo do mar e contemplar as maravilhas da fauna e flora marinhas.

histórico mergulho submarino subea decathlon

Que regras deves respeitar?

O mergulho é um desporto de lazer que deve rimar com prazer! Mas para desfrutares sem riscos, deves respeitar algumas regras de segurança.

Se desejas aventurar-se nesta prática, é imperativo que tenhas uma formação. Existem muitos clubes e estruturas em Portugal que te permitem iniciar tranquilamente. De uma maneira geral, nunca mergulhes sozinho e utiliza sempre material em bom estado. A tua vida depende deles! Para evitar efeitos negativos sobre o teu corpo, os monitores ensinam-te a respeitar as profundidades máximas recomendadas em função do teu nível e, sobretudo, do respeito pelos diferentes patamares de descompressão.

Sabias que, nas horas seguintes a um mergulho, é fortemente desaconselhado viajar de avião ou de subir em altitude? Lembra-te disso quando organizares uma viagem para mergulhar.

benefícios mergulho sub-marino subea decathlon

O mergulho: que benefícios? 

Enquanto desporto de descoberta, os benefícios do mergulho são primeiramente psicológicos. Paisagens marinhas, fauna e flora subaquáticas maravilhosas, exploração de destroços em total liberdade: a mudança total de cenário! O ambiente particular do fundo envolve-te e transporta-te integralmente para longe da agitação da sua vida quotidiana. Ficarás totalmente relaxado.
O mergulho não é um desporto muito físico. Mas a sua prática proporciona-te na mesma benefícios, tanto a nível de desenvolvimento muscular, como de resistência. Mergulhar regularmente ajuda a controlar melhor a respiração e gerir melhor o teu stress.

Praticar mergulho exige uma boa condição física de base. Não hesites em preparar o teu corpo com natação, running ou BTT, que são benéficos para as funções cardiovasculares e pulmonares.

O mergulho é para ti?

Tens vontade de fazer descobertas e desejas encontrar um desporto mais calmo? Então sim, o mergulho é indicado para ti! É um desporto suave que pode ser praticado por qualquer pessoa em boa forma física.

Pelo facto de algumas partes do corpo não estarem totalmente desenvolvidas antes de uma certa idade, o mergulho não está autorizado a crianças com menos de 8 anos. Acima dessa idade, a indicação é que não devem descer abaixo dos 6 metros de profundidade, e devem ser sempre acompanhados por um monitor credenciado.

Qual o material necessário para mergulhar?

- A máscara: abrir os olhos dentro de água não é muito agradável, por isso a máscara é absolutamente indispensável para ver debaixo de água.

- As barbatanas: permitem-te evoluir debaixo de água.

- O fato: o teu corpo arrefece 25x mais depressa dentro de água do que ao ar. Um fato em neoprene é por isso recomendado para lutares contra o frio no mergulho. A sua espessura e o tipo de fato varia em função da temperatura da água na qual vais mergulhar.

- O colete estabilizador: gerir a tua flutuabilidade, transportar os teus objetos e manter a sua garrafa no lugar durante o mergulho são benefícios do colete estabilizador, que o tornam um equipamento imprescindível para o mergulhador.

- O regulador: A não ser que sejas um praticante de apneia experiente, é um acessório indispensável que está ligado à tua garrafa de mergulho.

- Os equipamentos de segurança: boia de segurança, computador de mergulho, lanterna, faca, entre outros.

equipamento mergulho submarino subea decathlon

A última palavra

Se tens sede de descobertas e sentes-te atraído pelo meio aquático, o mergulho pode bem ser o teu novo desporto favorito. Com inúmeros clubes e estruturas em Portugal e em todo o mundo, é fácil lançares-te em boas condições.

maud dialogue leader subea decathlon

Maud

Dialogue leader subea - padi rescue 

 

Sou a Dialogue Leader da marca Subea. O meu pai, mergulhador nível PADI Divemaster, transmitiu-me o "bichinho" quando tinha 8 anos e desde então, o mergulho submarino é uma verdadeira paixão. Hoje em dia tenho o meu nível PADI Rescue.  

Veja também outros conselhos de mergulho