O triatlo é um desporto que combina natação, ciclismo e corrida, e que tem a particularidade de encadear as três modalidades de seguida. O triatlo é muitas vezes associado a um esforço sobre-humano, mas saiba que pode ter distâncias assaz praticáveis que podem proporcionar um rápido prazer. É, ainda, uma boa forma de diversificar a sua prática ou simplesmente de se lançar num novo desafio.

Saiba como nasceu este desporto, como é praticado atualmente e quais os seus benefícios!

O QUE É O TRIATLO?

A associação das três disciplinas que constituem o triatlo surgiu nos anos 70, na Califórnia, quando os desportistas encadeavam natação, ciclismo e corrida ao treinarem para o atletismo.

Foram, então, organizadas provas de curta distância (800 m de natação, 8 km de ciclismo e 8 km de corrida), até que, em 1977, no Havai, surgiu o triatlo de longa distância, conhecido pelo nome triatlo Ironman®.

Felizmente, este triplo esforço não se resume às longas distâncias. Existem diferentes formatos de triatlo , permitindo que cada um encontre o indicado para si: do formato XS (400 m de natação, 10 km de ciclismo, 2,5 km de corrida) para os principiantes desfrutarem, ao formato XXL (3800 m de natação, 180 km de ciclismo, 42,195 km de corrida) para os amantes dos desportos de resistência. Pode-se mesmo começar no triatlo a partir dos 6 anos!

No dia da competição, nada-se em águas abertas: lago, lagoa, mar ou rio, por vezes em piscina. Depois vem o segmento de ciclismo em estrada, seguido da corrida em estrada ou todo-o-terreno.  

Uma das principais características do triatlo é o encadeamento das três disciplinas , existindo uma primeira transição entre a natação e o ciclismo, e uma segunda transição entre o ciclismo e a corrida. A duração destas transições integra o tempo global da prova, pelo que se impõe uma boa gestão do tempo, a fim de ser bem sucedido no triatlo!

O triatlo pratica-se individualmente ou em equipa, o que permite que cada atleta desfrute da disciplina que domina melhor.

AS REGRAS DO TRIATLO 

O triatlo é composto por três disciplinas: a natação, o ciclismo e a corrida, que se sucedem intercaladas por transições. Cada concorrente, sem ajuda exterior, deve seguir um percurso definido pelo organizador da prova. O primeiro a chegar ganha.

Todos os artigos do atleta necessários para o triatlo são deixados na zona de transição ou no parque de bicicletas.

A partida da natação faz-se de pé, de mergulho ou dentro de água. O uso de um fato de neopreno é obrigatório sempre que a temperatura da água é inferior a 16°, é facultativo quando a temperatura da água está entre 16 e 24° e é interdito quando a temperatura da água é superior a 24°.

O ciclismo pode ser executado com bicicleta de estrada, de cidade ou BTT.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TRIATLO?

O triatlo traz múltiplos benefícios, devido à variedade das disciplinas que o compõem e aos diferentes locais onde pode ser praticado.

Os três desportos complementam-se e dois deles, a natação e o ciclismo, são desportos em que o peso do corpo não é totalmente suportado pelo atleta, pelo que são menos traumatizantes para as articulações. Além disso, não nos fartamos dos treinos, pois estamos sempre a passar de um desporto a outro!

Por fim, a prática em ambiente natural e a quantidade de triatlos organizados anualmente em França e no mundo permitem descobrir novas paisagens, desfrutar da natureza e lançar-se em novos desafios todos os anos.

O TRIATLO É UM DESPORTO PARA SI?

O triatlo é indicado para todas as pessoas que desejam praticar uma atividade física.

Como qualquer desporto de resistência, o triatlo requer um mínimo de treino, de forma a alcançar uma forma física que permita praticar os três desporto de seguida.

Bom para a saúde, o triatlo combina três desportos complementares, dos quais dois não sobrecarregam o atleta com o peso do seu próprio corpo: a natação e o ciclismo, o que permite preservar as articulações.

Ainda assim, recomendamos-lhe que consulte o seu médico antes de iniciar a prática de triatlo, a fim de se certificar que não existe nenhuma contraindicação para o exercício dos três desportos.

O TESTEMUNHO DE MARINE, embaixadora DECATHLON e fanática 
de triatlo

« MY FIRST TRIATHLON »

De onde vem a sua paixão pelo triatlo?

Tanto apoiei o Julien, o meu companheiro, nos seus triatlos, que acabei por cair na tentação. Ele é o meu maior fã. Sem ele, não teria chegado aonde cheguei. Partilhamos momentos de tal forma intensos nas nossas provas que nos sentimos cada vez mais próximos.

Os homens e as mulheres competem juntos, o que não é comum no desporto. O que é que isto implica durante a prova?

As mulheres são sempre um pouco subestimadas. O positivo é que acabamos por nos superar tanto quanto os homens. No triatlo, sempre que ultrapasso um homem, ele acelera um pouco. Deve sentir-se atingido quando é ultrapassado por uma mulher. E aí, eu acabo por ter de dar o dobro.

marine padeira triatlo

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO  PARA PRATICAR TRIATLO

Para praticar triatlo, vai precisar de um equipamento mínimo para cada disciplina:

Agora já sabe mais sobre este desporto encadeado que é o triatlo, desde as suas origens à prática atual. 
O triatlo oferece numerosas possibilidades quanto aos treinos, formatos das provas, locais de prática, sensações, etc, tantas quantos os elementos que o farão adorar este desporto. Já se convenceu? Não hesite e comece já!

charlotte aptonia

CHARLOTTE

Redatora da equipa DECATHLON (Equipa de comunicação Aptonia)

Sendo apaixonada por desporto, pratiquei por muito tempo dança, até descobrir o triatlo, que se tornou uma verdadeira dependência desde a minha primeira prova! Adepta das distâncias Sprint e Olímpica, adoro a variedade que este desporto oferece tanto ao nível da prática como do ambiente no qual posso evoluir. O triatlo é sempre um bom desafio associado a um enorme prazer!