O Stand up paddle, é uma prancha na qual se rema em pé com a ajuda de uma pagaia. A prática de stand up paddle multiplicou-se uma vez que a aprendizagem é muito rápida, não é necessário uma grande condição física e pode ser praticado em qualquer plano de água. Não há desculpa para não começar!
Não existe nenhuma razão para não partir à aventura o mais rapidamente possível numa prancha de stand up paddle! Então, encontramo-nos na água?
O Stand up paddle (literalmente "remar em pé") é um desporto ancestral com origem no Hawai que viu renovada a sua prática há alguns anos com cada vez mais praticantes devido à facilidade de aprendizagem. Também chamado de "Paddle" ou "Sup", este novo desporto de deslize pode ser dominado em alguns minutos em águas paradas e permite passear em cima da água ao seu ritmo no mar, num lago ou em qualquer outro plano de água interior.
A prática pode ser dividida em 3 categorias :
- o passeio com pranchas largas e muito estáveis
- a race com pranchas mais compridas e mais estreitas para um máximo de velocidade
- o surf com pranchas curtas e largas para maior manobrabilidade nas ondas
Existem 2 tipos de construção :
- as pranchas insufláveis (ideais para os principiantes), sólidas, enchem-se em poucos minutos, cabem num saco/ mochila e podem ser transportadas na mala do carro
- as pranchas rígidas (mais aconselhadas para os praticantes experientes em surf ou race), obtém-se mais performance, mais frágeis e que necessitam de umas barras de tejadilho para serem transportadas num veículo
Para se iniciar em stand up paddle, é preciso uma prancha larga para uma boa estabilidade (de preferência insuflável mais prática de transportar), uma pagaia e um plano de água parado sem vento e sem corrente.
Para segurança, praticar com leash, que liga a prancha de paddle à perna. Em caso de queda, a prancha não nunca se afastará de si. Para ainda mais segurança, pode usar um colete de flutuação. Se levar consigo uma criança na prancha equipe-a sempre com um colete de segurança salva vidas.
Quando entrar na água pela primeira vez, comece de joelhos para sentir o equilíbrio da prancha e depois ponha-se de pé mas mantendo as pernas fletidas para maior estabilidade. Comece a remar de um dos lados com a pagaia. Depois, quando a prancha começar a girar sob o efeito da remada (row), reme do outro lado trocando a pagaia de mão.
Já está, já sabe fazer Sup !
Com o Stand up paddle, estamos a realizar atividade física sem ter consciência disso. Contudo, remar em pé em cima da prancha, mesmo que lentamente, solicita o sistema cardiovascular mas também imensos músculos:
- as pernas que asseguram a estabilidade (propriocepção),
- a cintura abdominal que transmite esforço da remada à prancha
- a parte superior do corpo (ombros, braços, dorsais) que se ativam no movimento de remada.
Se utiliza uma prancha de paddle insuflável, a utilização de uma bomba durante alguns minutos para atingir a pressão de enchimento correta é também um bom meio de aquecimento antes de iniciar a prática.
E isto tudo ao ar livre, aproveitando a paisagem e o passeio sobre a água na tranquilidade da natureza!
Todos podem praticar SUP com toda a segurança num plano de águas paradas, sem vento e sem corrente. As crianças podem começar sentados na parte da frente da prancha e com a ajuda de um adulto, poderão levantar-se. Não se esqueça de regular a pagaia para a sua altura (braço esticado por cima da cabeça, a pega deve chegar ao nível do punho).
O único risco é de ficar totalmente viciado nesta prática, ter vontade de realizar saídas cada vez mais longas ou de experimentar mais velocidade, progredir na técnica da remada, até mesmo divertir-se a surfar pequenas ondas.
Se praticar sozinho(a), leve sempre consigo um colete de flutuação (alguns possuem um bolso para colocar água para se hidratar facilmente), uma bolsa estanque para levar o seu telefone em caso de necessidade e, consulte sempre a meteorologia antes de entrar dentro de água. O vento de frente, a maré ou uma corrente podem perturbar dificultar a sua saída.
Para facilitar o transporte e arrumação, recomendamos uma prancha de sup insuflável assim como uma pagaia regulável (ajustada para várias pessoas) e desmontável (para ser transportada no saco/ mochila da prancha). Acrescente um colete para a sua segurança e um saco estanque para levar os seus objetos para a água e já está equipado para a aventura!
AS PRANCHAS INSUFLÁVEIS
Existem pranchas insufláveis muito sólidas graças à uma tecnologia alta pressão - DROPSTITCH. As pranchas de paddle insufláveis cabem numa grande mochila quando estão vazias e enchem-se em poucos minutos com uma bomba de alta pressão.
AS PAGAIAS
Ajustada a todos as estaturas, opte por uma pagaia regulável em altura pois servir para toda a família. O peso da pagaia pode ter uma enorme importância, sobretudo para saídas longas. Os modelos em alumínio são sólidos mas pesados (1kg), os de carbono são muito mais leves (até 500g). Se quiser ter a possibilidade de arrumar a pagaia dentro da mochila de sup insuflável, escolha um modelo desmontável em 2 partes.
AS BOMBAS
Para encher a prancha de paddle em poucos minutos, pode escolher uma bomba manual de alta pressão dupla ação (o ar é introduzido na prancha fazendo subir e descer a pega) ou tripla ação (maior e mais rápida do que a de dupla ação). Se esta fase de enchimento é muito difícil, opte por uma bomba elétrica que se liga ao isqueiro do carro. Enquanto troca de roupa, a prancha enche-se automaticamente com a pressão correta, super fácil!